terça-feira, 19 de janeiro de 2016

2: De amor e sangue - Lesley Pearse


Titulo: De amor e sangue

Titulo Original: Hope

Autor/a: Lesley Pearse

Editora: ASA

Género: Romance histórico

Páginas: 664


Sinopse: A recém-nascida Hope é a prova viva do adultério da mãe, a aristocrata Lady Harvey. A sua chegada a este mundo não é festejada e as lágrimas em seu redor não são de alegria. Imediatamente arrancada àquele meio privilegiado e entregue nas mãos dos Renton, uma família pobre, mas acolhedora, Hope cresce sem saber a verdade sobre as suas origens. E quando chega o dia em que também ela tem de começar a contribuir para o sustento da família, é precisamente para os Harvey que trabalha. Deslumbrada perante a mansão luxuosa, a elegância dos seus patrões e a beleza que os rodeia, Hope enfrenta com brio e gratidão a extenuante rotina de trabalho.

Mas a descoberta de uma ligação proibida vai lançá-la sozinha para as ruas, para uma vida de miséria e solidão. É na adversidade, porém, que descobre uma força interior que desconhecia, bem como um talento para ajudar os mais fracos. Trata-se de um dom que não passa despercebido ao Dr. Bennett, que a leva consigo para a Crimeia, para ajudar a tratar dos feridos vindos dos sangrentos campos de batalha. Mas os segredos do passado teimam em vir ao de cima, e Hope tem ainda um longo caminho a percorrer na tentativa de enfrentar o legado do seu nascimento
Comentário: Prenda de natal da minha irmã. Este livro é uma saga familiar que se desenvolve no séc. 19, e conta a vida desde o nascimento até a idade adulta de Hope. Uma vida complicada, difícil, com escolhas impossíveis que a fazem abandonar tudo por amor, para mais tarde o encontrar de novo sob diferentes formas: amizade, lealdade, o amor de um homem por uma mulher. Apesar de tudo aquilo que passa existe algo que nunca muda, o amor da família que conhece como tal e sobretudo da irmã mais velha a Nell, a minha personagem favorita. As personagens principais:
Hope: filha bastarda de uma lady. Quando nasce acreditam que esta morta, mas uma jovem criada que esta no segredo da gravidez, descobre que esta vida e decide leva-la para casa, para ser criada pela família. Uma família numerosa, por isso mais um bebe não causar espanto. Cresce dividida entre dois mundos, a sua família que é pobre, e o mundo dos aristocratas, devido à amizade que faz com o herdeiro da principal família da região e para os quais trabalha a irmã mais velha. Esta amizade permite-lhe acesso a uma educação que de outra forma seria difícil. Acaba a trabalhar na casa, que mais tarde abandona para proteger um segredo, e salvar a irmã, e o seu melhor amigo do sofrimento. Desemparada e sem nada termina numa grande vila sozinha. Pesar da miséria e dificuldades encontra amigos. E mais tarde o amor.
Nell: personagem complexa. É ela que salva Hope. Para ela Hope é mais do que uma irmã é uma filha. Vive para a família e para a sua senhora. O sonho de ter ma família faz com que se case e faça o maior erro da sua vida. Erro que esconde de todos. Casamento que a leva a enfrentar-se com a família e mais tarde com ela própria. Mas é o desaparecimento de Hope que leva a que o seu mundo se quebre de varias formas, sobretudo quando se apercebe que afinal para a sua senhora, ela não é ninguém.
Do campo inglês, para os subúrbios de uma vila, e mais tarde para a guerra da Crimeia, a autora inspira-se na debilidade, medos, lealdade, segredos escuros para criar uma intriga que apesar de simples parece complicada. Teria gostado de outro final para a Nell, depois de tanto capitulo, discurso, sobre igualdade, teria gostado que a autora ousasse coma Nell e outro personagem, soube a inacabado.
Nota Geral: 4/5
Escrita: 4
Cenário: 4
Originalidade: 4
Personagens: 4
Suspense: 3
Humor: 2
Romance: 3
Capa: 5
Aditivo: 3
Previsibilidade: 3

Sem comentários:

Enviar um comentário