terça-feira, 19 de janeiro de 2016

1: O lago dos sonhos - Juliet Mariller


Titulo:  O lago dos sonhos

Titulo Original: Dreamer’s pool

Autor/a: Juliet Mariller

Editora: Planeta

Género: Fantasia

Páginas: 443


Sinopse: Em troca de ajuda para escapar a um longo e injusto encarceramento, a amarga curandeira mágica Blackthorn jurou pôr de lado o seu desejo de vingança contra o homem que destruiu tudo o que lhe era querido. Seguida por um companheiro de clausura, um homem grande e silencioso chamado Grim, ela viaja para o norte, rumo a Dalriada. Aqui, viverá na orla de uma misteriosa floresta e terá de cumprir, durante sete anos, a promessa que fez ao seu libertador: aceder a todos os pedidos de socorro que lhe forem dirigidos.

Oran, príncipe herdeiro do trono de Dalriada, esperou com ansiedade a chegada da sua noiva, Lady Flidais. Conhece-a apenas por via de um retrato e da poética correspondência que trocaram entre si e que um dia o convenceu de que Flidais era o seu verdadeiro amor. Oran descobre, porém, que as cartas também mentem, pois, embora igual em aparência à imagem no retrato, a sua noiva vem a revelar-se uma mulher muito diferente da criatura sensível e sonhadora que escreveu aquelas cartas.

Nas vésperas do seu casamento, o príncipe não vê saída para a o seu dilema. Mas corre o rumor de que Blackthorn possui um dom extraordinário para a resolução de problemas espinhosos, e ele pede a sua ajuda. Para salvar Oran das suas insidiosas núpcias, Blackthorn e Grim vão precisar de todos os seus recursos: coragem, engenho, astúcia e talvez até um pouco de magia.
Comentário: 1° livro da série: Blackthorn & Grim. Esta é a historia de uma curandeira amaldiçoada: Blackthorn. Mulher amargurada, fria, bruta, resultado de um passado de dor, injustiça e violência. É a sede de vingança que a move e a leva a terminar numa prisão. Tem uma oportunidade para se salvar. Um ser encantado promete-lhe a liberdade, a condição deve ir para um local designado por ele, e oferecer o seu dom sempre que necessário, sem praticar o mal, ou vinganças durante 7 anos. Esta é uma personagem intrigante, cujo feitio de megera lhe assenta bem e o qual assume sem complexos. Tem ideias definidas, e este acordo é um suplicio. É uma personagem que no fundo é boa. Tem como companhia o Grim, um prisioneiro que decide protege-la e ajuda-la, como forma de ele próprio manter a sua lucidez. Ajuda que ela rejeita a todo o momento, mas vai ficando com ele. A química entre os personagens é muito boa, um ajuda o outro a ser melhor, e sobretudo a manterem-se na realidade, a controlarem-se, a sentirem-se humanos. Adorei o casal, apesar de nunca se assumir como tal em termos românticos. Existem um equilíbrio fundamental entre eles, que enriquece a intriga. O que se segue é uma espécie de conto com muita magia. Um conto sobre um príncipe diferente, que se apaixona por um olhar de um retrato, e pela correspondência que se segue, mas cujo primeiro encontro é um choque.  Fisicamente é a jovem por cujo retrato suspirou, mas a personalidade não tem nada a haver. A solução é a ajuda de Blackthorn, e uma estranha lenda sobre o lago.  O final pode considerar-se feliz, mas é para mim injusto, houve troca, mas uma das personagens não teve culpa, achei extremo, mas acredito que exista solução num dos próximos livros.
Nota Geral: 4/5
Escrita: 4
Cenário: 4
Originalidade: 5
Personagens: 5
Suspense: 3
Humor: 3
Romance: 3
Capa: 4
Aditivo: 5
Previsibilidade: 3

Sem comentários:

Enviar um comentário