sábado, 9 de janeiro de 2016

188: Absolution par le meurte & Le suaire de l'archevêque - Peter Tremayne

Titulo: Absolution par le meurte & Le suaire de l'archevêque
Titulo original: Absolution by murder & Shroud for the archbishop
Autor/a: Peter Tremayne
Género: policial Historico
Páginas: 603
Site: sisterfidelma

Sinopse: Absolution par le meurtre En l'an 664, dans une Irlande où les Églises romaine et celtique se déchirent, l'abbaye de Streoneshalh subit une série de meurtres. Mais Sœur Fidelma n'est pas tout à fait une religieuse comme les autres... D'une obstination redoutable, elle est armée d'une rare intuition. Et quand une de ses amies est assassinée, ses talents d'enquêtrice éclatent au grand jour ! Le suaire de l'archevêque En mission à Rome, Sœur Fidelma et son ami, le moine Eadulf, sont à peine remis du voyage que l'archevêque de Cantorbéry s'effondre, assassiné. Un meurtre que l'intrépide duo est tenu de tirer au clair au plus vite. Car dans un contexte politique déjà tendu entre les Églises romaine et irlandaise, cette sombre affaire promet de mettre le feu aux poudres...

Comentário: 1° e 2° livro dedicado à freira Fidelma. A acção deste livro decorre na época medieval. A documentação religiosa é excelente, desconhecia muitas coisas. ambos crimes ocorrem em meios religiosos em alturas fundamentais relacionadas com o futuro da igreja e regras a adoptar. Fidela vai ter um companheiro nas investigações, e que acaba por ser o par romântico algo que vai evoluir e construindo ao longo, imagino, da série, até ao momento são 25 livros publicados. A dupla:
Fidelma: freira irlandesa, conceituada jurista na Irlanda. respeitada no seu pais, filha de nobres é convidada para assistir a um simpósio cuja finalidade é saber que regras se seguem: as de Roma, mais estritas, que quer o celibato, ou a de Colomba aberta ao casamento. Defensora da igualdade. Personagem calma e ponderada.
Eadulf: monge saxão. Sedento por saber mais, renuncia ao lugar de juiz, cargo hereditário na sua vila. Estudioso, apaixonado por tudo relacionado com medicina. acompanha um bispo que defende o celibato. Inteligente, um pouco impulsivo.
Apesar de defenderem campos que se opõem, ambos defendem a justiça e vão ser encarregados de resolver os mistérios. a intriga é "calma", simples, faltou alguma genica, um pouco mais drama seria melhor. A 1° intriga é sobre a morte de uma abadessa, conhecida pelos dotes oratórios e que defendia o casamento. Estava preparada para abdicar depois do simpósio por amor. no segundo livro a acção desloca-se a Roma. um dos defensores de Roma é morto, neste livro existe uma corrida ao tempo, de forma a que as partes que se opõem não entrem em "guerra".

Nota: 3/5


Sem comentários:

Enviar um comentário