terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

30: O olhar do Açor - Sandra Carvalho

 
Titulo: Sombras da noite branca
Titulo original: Sombras da noite branca
Autor/a: Sandra Carvalho
Editora: Presença
Páginas: 557
Género: Fantasia
Site autor/a: ----

Sinopse: A descoberta dos Açores, e todo o mistério e aventura que a envolveu, foi o mote para esta obra em dois volumes de Sandra Carvalho. É uma narrativa que entretece com mestria verdade histórica e ficção, a realidade da sociedade portuguesa do século XV e a fantasia das personagens e dos cenários imaginados pela autora. Neste primeiro volume, que se centra nas histórias de vida dos fidalgos, ganham principal relevância as figuras de Constance, uma nobre inglesa enviada para Portugal para se casar com Gonçalves Vaz, senhor da valiosa herdade de Águas Santas; Nuno Garcia, um corsário implacável; Leonor, fruto ilegítimo da paixão de Constance e de Diogo, o jovem corajoso, protegido de Nuno Garcia e que Constance conhece durante a viagem, Guida, a escrava negra que cresceu com Leonor, e Tomás Rebelo, o fidalgo malévolo que deseja assenhorear-se de Águas Santas. Intriga, ganância, amor, paixão, e uma aura de misticismo, num romance extraordinário
Opinião: 1° livro de uma distopia: Cronicas da terra e do mar. apesar de começar como um livro histórico este é um livro de fantasia e dirigido ao publico jovem adulto. Preferia que a intriga tivesse sido narrada e que a autora se esquecesse da existência da palavra aleivoso/a ( até tenho pesadelos....), ao ser narrada perdeu dinâmica. Confesso que não gostei mesmo nada de grande parte do livro. Em relação às protagonistas não tive grande empatia, achei umas pirralhas. Comecei a achar piada a partir da chegada do vilão, é também a partir desta parte que a componente fantasia entra em força. A parte final adorei, e é o que me vai levar a ler o segundo. Existem duas intrigas dentro de uma só:
1°: diz respeito à mãe da protagonista: Constante é uma britânica que fica noiva de um aristocrata português. Na sua viagem para Portugal é raptada por piratas, e quando é salva apaixona-se pelo protegido do capitão de quem fica gravida. Mas apesar de o amar continua com o casamento. Conserva um amuleto celta com poderes. Esta intriga é secundaria e serve de introdução ao que vai seguir.
2° intriga: conta a historia de Leonor, filha de Constance e de Gonçalves Vaz um dos homens do rei (pensa ela). Adora o pai e é adorada por ele, o que faz com que aceda a esperar uns anos até lhe encontrar marido. Quando faz 16 anos o pai surge com um pretendente. Este vai ser o ponto de reviravolta, é que o pai dela é administra a vida umas terras conhecidas pelo poder curativo das Águas, algo que é cobiçado, sobretudo pelo vilão. A outra protagonista é a Guida, escrava, filha de escravos da família de Leonor, cresceu como um membro da família, Leonor considera-a uma irmã. Guida herdou da mãe a sensibilidade com plantas curativas e poderes.
O vilão: um irmão bastardo do rei e que é feiticeiro, disposto a tudo, desde matar, envenenar, enfeitiçar de forma a obter o controlo das terras e da água supostamente poderosa. Este vilão tem tudo para me agradar no futuro.
Na parte final as protagonistas vão conseguir escapar à prisão, e Leonor faz-se passar por rapaz de forma a procurar ajuda com o capitão que salvou a mãe e descobrir o paradeiro do pai um corsário temido por uns e respeitado por outros, o que a vai levar a embarcar como marinheiro num barco de piratas.
Nota: 3 /5

Sem comentários:

Enviar um comentário