quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

27: A virgem cigana - Santa Montefiore

Titulo: A virgem cigana
Titulo original: The gypsy madonna
Autor/a: Santa Montefiore
Editora: Bertrand editora ( livro de bolso)
Páginas: 455
Género: Contemporâneo



Site autor/a: http://www.santamontefiore.co.uk/
Sinopse: Mischa conhece bem a sensação de abandono. O seu pai alemão desapareceu no final da guerra, deixando-o a ele e sua à mãe entregues ao ódio e ao desprezo dos outros habitantes da vila francesa.

Um dia o vento traz-lhe Coyote, um americano, e a sua vida muda radicalmente. Deixando a França para trás, Mischa reencontra a felicidade ao lado da mãe e de Coyote numa pequena cidade americana. No entanto, e tal como aconteceu com o seu pai, o padrasto também desaparece de repente sem uma palavra.
Já adulto, Mischa vive atormentado por estas cicatrizes. Quando a sua mãe, ao morrer, entrega a um museu A Virgem Cigana, um célebre quadro de Ticiano cuja existência Mischa desconhecia por completo, este decide então regressar a França para fazer as pazes com o seu passado e descobrir a verdade sobre a origem do quadro, por mais dolorosa que esta possa ser


Opinião: Adorei este livro sobretudo a 1° parte. Livro narrado na 1° pessoa, escrita simples, o estilo é bastante poético e com momentos de alguma magia. Romance existe pouco, mas não me incomodou nada. O protagonista é Mischa, um francês que foi viver para os EUA quando era criança, cujo inicio de vida pode-se classificar de dramático. Esta personagem é bastante complexa, a autora soube transmitir na perfeição a mistura de violência, inocência, de vazio, solidão. Este livro começa com Mischa perdido depois de perder a mãe, uma pessoa fechada, considerada fria, e com um mistério para resolver. Pouco antes de morrer a mãe ofereceu a um museu um quadro valioso, cuja existência ele desconhecia, tal como o mundo da arte. É impulsionado pelo afastamento da companheira a tentar descobrir o que se esconde por detras deste misterioso quadro. Esta viagem” vai permitir ao protagonista enfrentar-se com o seu passado, enfrentar a dor, e descobrir afinal quem é, quem foram os pais, o que aconteceu ao segundo companheiro da mãe que à mais de 30 anos estava desaparecido, e que voltou à aparecer por momentos para voltar a desaparecer. A autora conta a historia entre o passado e o presente. Gostei da parte do presente e das surpresas que a autora reservou, mas foi a parte que se desenrola a seguir à 2° guerra que eu adorei. Esta parte conta a historia de Mischa, uma criança de 6 anos que vive com a mãe, e que tem uma particularidade: não fala. A vida destes dois é tudo menos um mar de rosas. A mãe apaixonou-se por um alemão, casando-se com ele e dando à luz Mischa, algo que as pessoas não vão perdoar. São os parias da vila, odiados por quase todos, o único que lhes estende a mão, é um colega de trabalho dela, que a ama. Proibido de ir à escola, Mischa cria o seu próprio mundo, um amigo imaginário com quem partilhar alegrias e tristezas. É um menino triste. Mas tudo se modifica quando chega um novo hospede ao hotel em que a mãe trabalha, um americano chamado Coiote. Para ele este americano é um mago, com a sua guitarra, e voz consegue aos poucos transformar as pessoas, que se tornam mais simpáticas com ele, as crianças convidam-no para brincar, melhor ainda, faz uma amiga a Claudine. Com ela sente-se finalmente uma criança. Mas a magia final acontece quando recupera a voz. Ao longo do livro acompanhamos a transformação de Mischa, os altos e baixos da sua vida, a relação complicada com a mãe, a sua incapacidade para se comprometer. A sua chegada à vila que sempre o atormentou vai abrir uma caixa de Pandora, mas também permitir-lhe descobrir uma nova faceta dos pais, o segredo do quadro, a verdade sobre o desaparecimento de Coiote, e descobrir que podem existir segundas oportunidades nos amor. Uma das coisas que se podem concluir deste livro é que não existem coincidências.

Nota: 4/5

4 comentários:

  1. Olá!

    Não conhecia este livro, mas parece sr uma boa leitura.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi uma compra de impulso, felizmente adorei :). obrigada pelo comentario. bjs

      Eliminar
  2. Olá,
    Não conhecia o livro e nunca li nada da autora mas fiquei curiosa para saber mais.
    Ainda bem que adoras o livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola :) , obrigada pelo comentario. foi o primeiro livro da autora que li, e não vai ser o ultimo
      bjs

      Eliminar