domingo, 23 de fevereiro de 2014

33: La isla prometida - Amanda Helsing

 
Titulo: La isla prometida
Titulo original: Chiloé
Autor/a: Amanda Helsing
Editora: Ediciones B
Páginas: 439
Género: Landscape
Site autor/a: --------
Desafio 2014 :   mount tbr reading ; new author
Sinopse: Amsterdam, 1870. Solo una exótica y remota isla chilena llamada Chiloé, cuyos habitantes conocen los secretos de la sanación de las almas, puede salvar a la joven Anna de la terrible tristeza en que se ha sumido tras la muerte de su marido, Peer, en un extraño accidente de tren. Desesperada, Anna abandonará la comodidad de su Holanda natal y partirá hacia el Pacífico en busca de la ancestral sabiduría de los hechiceros chilotes. En ese largo y peligroso viaje no solo hallará su propia identidad, sino también la respuesta al misterio de la muerte de Peer, rodeada por el maravilloso paisaje y la atávica cultura de los indígenas huilliches, quienes la ayudarán a encontrar definitivamente una nueva vida y la senda hacia un camino que Anna creía perdido.
Opinião: Escrita simples e fluída. Gostava de um pouco mais de documentação. Este livro esta dividido em 3 partes mais o epilogo. O meu problema com este livro esta sobretudo na 1° parte. Sinceramente, a autora poderia ter resumido tudo num capitulo, a maioria da informação dispensava, achei desnecessário. A intriga tem como ponto de partida algo inusitado: a depressão, uma doença que em 1870 era algo desconhecido. Anna é holandesa, vive feliz com o marido Peer. No dia que descobre que se encontra gravida recebe um telegrama da empresa de comboios, o marido é maquinista, para a informar da morte deste. O seu mundo fica destruído, os seus sonhos, perdida e sem vontade de viver e lutar, até ao dia em que se ia suicidar e sente o filho. Descobre que quer viver mas não sabe como. O marido era filho de um espanhol com uma holandesa, e tinha o habito de lhe falar do avo paterno, conhecido na sua povoação como o druida. Este visita-a na Holanda e fala-lhe de uma ilha Chiloé, no Chile, segundo informação de amigos ali ela poderia encontrar ajuda, o que ela tem é uma doença nova, a depressão. Sozinha Anna decide partir numa viagem que irá alterar a sua vida de diferentes formas. A segunda parte do livro é a viagem de barco e a chegada ao Chile. Esta parte é importante, porque aqui Anna conhece pessoas que terão influência nos acontecimentos seguintes:
- Patrick Cheever, inglês, comerciante de madeira, ambicioso, mesquinho, decidiu que Anna seria sua, e que ninguém se iria meter no seu caminho
- Cayumàn: índio huilliche, trabalho como camareiro no barco. Ao descobrir a “perseguição” de Cheever, decide proteger Anna. Aqui a autora faz um piscar de olhos ao livro as Mil e uma noites, porque ele conta cada noite um pedaço de uma lenda. Esta personagem vai se tornar um amigo, a quem Anna vai pedir mais tarde ajuda.
Na terceira parte é em Chiloé. Anna é roubada e é Cayumàn que a ajuda. Nesta parte a protagonista vai ficar mais forte, vai finalmente entender o que Cayumàn queria dizer quando a informou que ela tinha a marca do Homem que era uma caçadora. Vai descobrir verdades, mentiras, vai lutar para ajudar outros e a si mesma, e conhece Ayekan. Este é filho de Cuyamàn, e graças a ele Anna descobre que é possível amar duas vezes, mas as dificuldades são enormes e Cheever não desiste. Gostei muito da parte do romance e da forma como foi contado pela autora.
Nota: 3,5/5

1 comentário:

  1. Bem.. tu lês com uma rapidez :) há sempre opiniões a sair :)
    maryredhair.blogspot.com

    ResponderEliminar