segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

19: Middlemarch - George Eliot

 
Titulo: Middlemarch
Titulo original: Middlemarch
Autor/a: George Eliot
Editora: Folio
Páginas: 1152
Género: Romance histórico
Site autor/a: --------
Desafio 2014 : classicos  ; new author
Sinopse original: Middlemarch is a complex tale of idealism, disillusion, profligacy, loyalty and frustrated love. This penetrating analysis of the life of an English provincial town during the time of social unrest prior to the Reform Bill of 1832 is told through the lives of Dorothea Brooke and Dr Tertius Lydgate and includes a host of other paradigm characters who illuminate the condition of English life in the mid-nineteenth century.
Opinião: Eu li este livro para o Challenge de Classicos, em janeiro era vitoriano. George Eliot é o pseudónimo de Mary Evans. Este livro contém um prefacio da Virgínia Wolf, nele sobretudo ficamos a saber o que esta autora pensa e como era “olhada” pelas pessoas da sua época e com as quais convivia. Na parte final existem notas, que eu teria preferido em rodapé, uma analise à intriga, e um resumo da vida da autora que foi no mínimo movimentada, além da péssima relação com a família devido à religião, esta autora provocou uns escândalos ao viver com um homem casado durante 24 anos, e 1 ano após a morte deste se ter casado com um homem muito mais novo, casamento que apenas durou poucos meses, a autora entretanto faleceu. O estilo é descritivo, e bastante pessoal, os diálogos são poucos. As primeiras 170 páginas são bastante “pesadas”, cheguei a pensar que estava a ler algum ensaio sobre a vida no campo, e as relações entre os habitantes de uma pequena vila. A intriga é narrada pela autora que aproveita para dar bastante informação, alguma desnecessária, e a sua opinião sobre vários temas: religião, política, vida social e matrimonial, e sobre a importância da mulher. Após entrarmos no estilo de escrita,a intriga cativa e a acção consegue tornar-se mais rápida. A autora consegue fazer viver a vila de Middlemarch através de 5 casais, um deles com pouco peso é certo, e segredos no armário que ressurgem do passado para colocar em polvorosa a vila e os implicados, o que dá mais suspense a toda a historia. Os casais:
- Dorothea / Casaubon / Will. Dorothea é uma órfã que vive com a irmã mais nova em casa de um tio. Considerada um exemplo por todos e por ela própria, bastante inocente e um pouco prepotente, arranja sempre as coisas de forma a ficarem como ela pensa. Cortejada por um jovem herdeiro choca todas ao aceitar o pedido de casamento de um homem mais velho Casaubon. Aceitou porque acha que ele é um homem inteligente e vai ter conversas inteligentes, e o melhor de tudo, como esposa vai poder ter “classes” com ele e evoluir. A lua de mel é um choque de realidades. O casamento é infeliz, e heis que surge Will primo afastado do marido. Entre ele e Dorothea começa a estabelecer-se uma ligação, mas nunca ultrapassam os limites. Relação que o marido desconfia e vai tentar travar mesmo após a morte dele, o que vai implicar uma decisão de Dorothea e talvez um novo mini-escândalo.
- Lydgate / Rosamund. Ele é o novo médico, pobre, idealista, quer ser um grande cientifico, esta aberto às novas técnicas o que choca a população. Ela é filha do presidente da câmara, fútil, superficial, estabeleceu um papel que vive em pleno, tudo tem que ser como idealizou, mesmo que não tenha meios para isso. Interessasse pelo Lidgate e faz de tudo para que ele mude de ideias sobre o casamento. A historia destes dois tem muito que se lhe diga, com altos e baixos. Num desses momentos mais em baixo, vai idealizar um cenário em que o Will esta apaixonado por ela, e o interesse dele pela Dorothea é apenas para lhe fazer ciumes...
- Fred / Mary. Ele é irmão da Rosamund, não quer seguir o sacerdócio e fazer a vontade do pai e anda à “deriva”, esta à espera de herdar de um tio a quem ele dá graxa. Ela é parente desse tal tio, mas não são família, de origem humilde e de uma família trabalhadora e honrada, trabalha como enfermeira para esse tio. A morte deste vai trazer surpresas. A cena da morte deste e da leitura do testamento é do melhor deste livro. Mas a vida vai dar voltas incríveis.
- James / Célia. Ele é o herdeiro que estava apaixonado pela Dorothea, paixão que no fundo nunca ultrapassou. Ela é a irmã mais nova da Dorothea, considerada “inferior” à irmã apesar de mais bonita, é na minha opinião a mais terra a terra, menos idealista, ultrapassando mesmo a Mary.
Este livro tem bastantes personagens secundarios que vale a pena descobrir.

Book Trailer: este livro foi adaptado 2 vezes para tv, fica um video da mais recente, e que eu entretanto descobri que já tinha visto
 
Nota: 4/5

2 comentários:

  1. Tenho de ganhar coragem para o ler, para enfrentar essas páginas iniciais:D Beijos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o inicio achei um pouco seca, mas depois melhorou bastante. bjs

      Eliminar