sábado, 22 de fevereiro de 2014

32: Huella blanca - Ana B. Nieto

 
 
Titulo: La huella blanca
Titulo original: La huella blanca
Autor/a: Ana B. Nieto
Editora: Editiones B
Páginas: 506
Género: Romance historico – idade média
Desafio 2014 : mount tbr reading ; new author
Sinopse original: Irlanda celta, siglo V d. C.
Cuando Bróenán decide llevarse a Ciarán, el último niño de una tribu enemiga, quebranta con ello todas las normas humanas y divinas de su pueblo.
Este «niño robado» alcanzará la adolescencia ignorando sus oríge­nes y esperando el momento de casarse con Olwen, su amor desde la infancia. Cuando el secreto por fin se revela, marchará al exilio como pirata y capturará al muchacho que un día será San Patricio.
En su empeño por estar juntos, sin embargo, Ciarán y Olwen desafiarán a sus tribus, sus dioses y sus desti­nos, en una aventura que los llevará hasta las islas de Arán, en los confines del mundo.
Una novela sobre el canto del cisne de un mundo an­tiguo, dominado por las diosas madres, y su difícil en­cuentro con el cristianismo y el Medievo.
Opinião: 1° livro da trilogia “el niño robado”. Irlanda celta ano 5 d.c. . “Todo sacrifício é um acto de criação”. Esta é a historia de um bebé que foi salvo quando deveria ter sido eliminado, foi salvo por amor, mas cujo destino com quem conviver vai alterar e nem sempre de forma positiva. Escrita simples, e sem ser descritiva, a autora consegue transmitir e criar cenários de forma realista, e dar uma ideia concreta de como viviam as pessoas, rituais, sacrifícios, a gestão social e política. A intriga é narrada como se de um conto se trata-se. Este é um livro de aventuras, lendas, lealdade, sacrifício e de amor. A parte romance acaba por ficar um pouco secundaria, a autora acaba por dar mais importância à vida do protagonista a forma como reage ao seu passado e como se re cria. O senão deste livro, por vezes as personagens são “planas”, passivas, falta alguma emoção, alguma complexidade que as torna mais reais e próximas. Este livro começa com a eliminação de um povo por um outro inimigo. A luta entre a tribo Barr e Necht sempre foi violenta e constante. Desta vez e para vingar o pai o chefe do clã Necht, Broenàn consegue o impensável eliminar toda a tribo, ou quase toda. Num momento de fraqueza e por amor decide criar como seu o filho do rival. Esta decisão tem consequências, nem todos aceitam. Os anos passam o bebé foi batizado como Cyaràn. Este sempre se sentiu colocado de parte, ouve sussurros sobre si, sem no fundo entender o que se passa. As suas paixões são os cavalos, e Olwen. Mas a descoberta das suas raízes, por um rival vai fazer com que tudo se destrua como um castelo de cartas. Procura refugio em Caisel, a capital, e junta-se ao exercito do rei tornando-se amigo do herdeiro do trono, um pirata e caçadores de homens algo que detesta. A sua “fuga” vai alterar de forma drástica a chefia do clã, e a promessa de regressar e casar com Olwen começa a tornar-se uma miragem, que ele lutara para realizar, mesmo que tenha que enfrentar os deuses, e quebre todas as regras dos homens. Tarefa cada vez mais difícil, sobretudo quando começa a navegar para Alba. Esta parte em Casiel é essencial para que o protagonista perceba quem é, e se transforme num homem. O livro é dividido em 3 partes, a autora deu maior relevância a Cyaràn, apenas na parte final é que a Olwen ganha mais importância. Outro aspecto interessante, apesar de se notar que é o inicio de algo, é a forma como o cristianismo se “instalou” em Eiru.
Book trailer:
 
Nota: 4/5

2 comentários:

  1. Quando vi a capa do livroloaqui no blogue fiquei curiosa. Pela tua opinião sou capaz de gostar. Vou procurá-lo aqui por espanha :) vai saber bem voltar a ler em espanhol.
    maryredhair.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gostei muito do livro, não dei mais, porque estava à espera que certa situação fosse resolvida de forma diferente. bjs

      Eliminar