quarta-feira, 9 de abril de 2014

59: Le braconnier du lac perdu - Peter May

 
 
Titulo: Le braconnier du lac perdu
Titulo original: The chessmen
Autor/a: Peter May
Editora: Babel Noir
Páginas: 362
Género: Suspense
Desafio 2014 : new author
Sinopse original: Fin Macleod, now head of security on a privately owned Lewis estate, is charged with investigating a spate of illegal game-hunting taking place on the island. This mission reunites him with Whistler Macaskill - a local poacher, Fin's teenage intimate, and possessor of a long-buried secret. But when this reunion takes a violent, sinister turn and Fin puts together the fractured pieces of the past, he realizes that revealing the truth could destroy the future.
Opinião: 3° e ultimo livro da trilogia Lewis. A estrutura deste livro é parecida com o anterior. Apesar do final ser previsível, no caso do crime, surpreendeu-me, apesar de ter uma certa lógica, o final dado a alguns personagens. Fin esta de regresso à ilha, tenta salvar, direi mesmo “ressuscitar” aquilo que existia entre ele e Marsilis, mas aquilo que ambos desconhecem da vida de ambos, cava um buraco enorme entre eles, e ambos tem dificuldades em ultrapassa-lo. Finn tem um novo emprego, chefe da segurança de uma quinta especializada em caça e pesca. O seu trabalho vai coloca-lo frente a frente com 2 antigos amigos: Kenny que é o gerente da quinta, e Whistler que arrenda terras ao dono da quinta. Entre estes dois a amizade passou para segundo plano, desde que a esposa de Whistler o trocou por Kenny, e para complicar a situação, esta morre deixando a tutela legal da filha de Whistler com Kenny, o que origina uma guerra judicial. Adorei a complexidade do Whistler, muito inteligente, abandona um futuro promissor ao recusar ir para a universidade. É uma personagem que adora esculpir, estar no seu mundo, conviver com a natureza. A infância dele foi cheia de necessidades, o que condiciona um pouco a sua forma de ser, e tudo aponta para que seja um pouco autista. Vive em conflito com o dono da quinta, porque não paga a renda e rouba peixes e veados, que ele utiliza para consumo próprio. E Fin tem que o parar, algo que não consegue e não quer. As memorias de Fin, fazem com que o leitor viaje ao período em que frequentou o liceu e depois os primeiros anos de universidade. São memorias do tempo em que foi o rodie de uma grupo de jovens, um grupo de musica céltica. Amizades, conflitos, ciumes, traições, lealdades, que ajudam a compor um grupo de personagens interessantes e a entender melhor o Fin. Estas “viagens “também servem para entender melhor o crime que se resolve na actualidade. Num acontecimento raro um lago fica sem água, e descobre-se dentro um avião desaparecido à cerca de 18 anos e que pertencia ao líder de um grupo de musica céltica, o mesmo grupo ao qual pertenceu de certa forma Fin. Esta descoberta vai colocar a descoberto segredos. E apesar de não ser policia, Fin vai “infernizar” a vida a Gunn e tentar descobrir a verdade. Em paralelo temos o audiência episcopal de Donald. Em relação a este aspecto, achei a atitude da Catriona estúpida, mesquinha e egoísta, para mais com aquele final idiota... Neste livro é resolvido o mistério da morte de Robbie, filho de Fin, morte que “assombra” toda a trilogia. Achei curioso, que o autor tivesse deixado nas ultimas palavras aquela sensação de vazio, e um pouco de desnorte. Em conclusão. Adorei a trilogia, a escrita melhorou de livro para livro, é uma autor ao qual vou ficar atenta.
Nota: 4/5

2 comentários:

  1. Olá,

    Parece uma trilogia interessante e nem sei se está publicada por cá, mas mais importante que isso é que tenhas gostado ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o primeiro livro vai ser publicado este mês em Portugal: "A casa negra" pela Marcador,vi no clube nora roberts.
      bjs

      Eliminar