terça-feira, 22 de abril de 2014

66: Destination faerie - Justina Robson


Titulo: Destination faerie
Titulo original: Going under
Autor/a: Justina Robson
Editora: Milady
Páginas: 478
Género: Arcanepunk
Desafio 2014 : mount tbr reading ;

Sinopse original: Lila Black is off with the faeries . . .
Ever since the Quantum Bomb of 2015 things have been different; the dimensions have fused and suddenly our world is accessible to elves, demons, ghosts and elementals—and their worlds are open to us. Things have been different for Special Agent Lila Black too: tortured and magic-scarred by elves, rebuilt by humans into a half-robot, part-AI, nuclear-fueled walking arsenal, and carrying the essence of a dead elfin necromancer in her chest, sometimes she has trouble figuring out who she is.
And a mission to the world of the fae may not help her work it out.
The fae are beautiful, glamorous, exotic, and talented, ruled by their king and queen’s summer and winter courts. Their inventions make food taste better, make beer divine, and bring sparkle and mischief to the world–but that’s only the surface. And Lila is being sent in at the deep end, to the deepest, darkest levels of Faerie: on the primal level, nothing about the fae is glamorous at all.
In a winter-locked, raw, and primitive world, Lila has to deal with the fae at their most basic levels, as tricksters and dealmakers–and the only deals worth making are bloody ones. If Lila’s quest is to succeed, and if she is ever to escape Faerie, the right question must be asked, the right sacrifice must be made, and the right quarry must be hunted down on the winter solstice. All of which is difficult, when the only aides Lila brought to Faerie are her friends .
Opinião: 3° livro da série Quantum gravity, e em principio o ultimo que leio, porque a série foi anulada em França. Para quem não conhece o género Arcanepunk este defini-se num universo em que a magia e a tecnologia coexistem, ou seja, no fundo é uma mistura de ficção cientifica com fantasia. É um género bastante ligado ao mundo de jogos de vídeo. Lila é um cyborg, meia humana, meia maquina, é um agente de uma agência governamental de Otopia um dos 6 reinos, corresponde à Terra. No seu corpo habita a essência de um elfo, que ao morrer não quis partir e “possuiu” a Lila, partilham o corpo, mas ele é mais como uma consciência, a parte final é interessante para esta “relação”. Na 1° parte do livro não se passa grande coisa. Encontramos Lila em Demonia, casada por conveniência com Teazle (demónio) e Zal (meio elfo, meio demónio, um musico que é uma celebridade em Otopia e por quem ela esta apaixonada). O único que se destaca nestes capítulos é a morte de um personagem. Apesar de conseguir informações sobre a sua transformação, esta quase nada acrescenta. Apenas temos a certeza que o rumor é provavelmente verdade existe um 7° reino, e que de alguma forma estão implicados em tudo o que aconteceu. A segunda parte do livro é mais interessante com a ida a Faerie da Lila e companhia, para encontrar uma solução à invasão de Phalénes. Faerie é um reino em que tudo o que parece nem sempre é, o que provoca cenas interessantes. A parte final é uma surpresa, em relação a determinados personagens, mas sobretudo às consequências de algo, que vão dar um rumo totalmente diferente à série e que provoca o desaparecimento de muitas personagens, e de grandes alterações na protagonista. Em conclusão um livro simpatico.
Nota: 3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário