domingo, 17 de novembro de 2013

200: La marque du tueur - Chris Carter


Titulo: La marque du tueur

Titulo original : The crucifix killer

Autor/a: Chris Carter

Editora: Pocket

Páginas: 510

Género: Thriller

Site autor/a: http://www.chriscarterbooks.com/home.htm

Sinopse original: When the body of a young woman is discovered in a derelict cottage in the middle of Los Angeles National Forest, Homicide Detective Robert Hunter finds himself entering a horrific and recurring nightmare. Naked, strung from two parallel wooden posts, the victim was sadistically tortured before meeting an excruciatingly painful death. All the skin has been ripped from her face - while she was still alive. On the nape of her neck has been carved a strange double-cross: the signature of a psychopath known as the Crucifix Killer. But that's impossible. Because two years ago, the Crucifix Killer was caught and executed. Could this therefore be a copycat killer? Or could the unthinkable be true? Is the real killer still out there, ready to embark once again on a vicious and violent killing spree, selecting his victims seemingly at random, taunting Robert Hunter with his inability to catch him? Hunter and his rookie partner are about to enter a nightmare beyond imagining

Opinião: 1° livro da série Rob Hunter. Devorei este livro, simplesmente fantastico. O estilo é simples, e os capitulos curtos e directos o que faz com o ritmo seja ràpido. Os cenarios fizeram-me lembrar um filme. A intriga é surpreendente, e pouco previsivel. Os personagens principais e secundarios são complexos, o que os torna mais humanos e interessantes. O autor dá protagonismo a vários personagens o que nos deixa “ver” a sua versão dos acontecimentos. Temos uma entrada de choque no livro: o protagonista recebe uma chamada de um assassino, tem 1 hora para salvar o seu colega. E quando chega ao local encontra mais instruções, para salva-lo da morte deve escolher entre 4 botões, e a contagem decrescente activa-se. A acção volta então ao passado, umas semanas antes, quando a 1° vitima é descoberta. Uma jovem mulher morrer devido ao sofrimento extremo, o assassino retirou-lhe a pele do rosto, arrancou-lhe os dentes, tudo mantendo-a viva, e com um espelho diante dela de forma a poder ver o seu rosto desfigurado. Mas o que chama a atenção dos policias é a tatuagem feita na nuca, 2 cruzes invertidas. Esta tatuagem causa um choque, porque pertence a um serial killer, que supostamente foi apanhado e condenado à morte, morte essa que foi executada. Mas o protagonista sempre teve duvidas e com esta morte tudo volta a ser questionado. As duvidas confirmam-se quando o assassino volta a entrar em contacto com ele, como fazia anteriormente, e a jogar com a vida das vitimas. Ambiente sufocante, enervante, o assassino sabe quais são os pontos fracos, e não comete falhas. O interessante desta intriga é que nem tudo parece o que é, e nem sempre as conclusões são as boas. Este livro acaba por ter uma intriga secundaria, que acaba por mostrar um lado mais, não direi amoral, mas mais desiludido do protagonista. Algumas personagens:

Rob Hunter: policia, investigador de um departamento de elite especializado em serial killer. É um génio, aos 23 já tinha um doutoramento, especializado em psicologia e criminologia, decide afastar-se dos “livros” e inscrever-se na policia, quando o pai é assassinado e os criminosos não são apanhados. Personagem complexa, solitária, organizado na desorganização, um pouco desleixado, cínico, um pouco farto de tudo. Esta a passar uma péssima fase devido à morte do seu antigo colega de trabalho. O aparecimento do assassino da cruz, faz com que lembranças e culpas surjam de novo.

Carlos Garcia: colega de Rob. É a antítese, casado, idealista, no fundo ainda acredita em finais felizes. Organizado, perfeccionista. Esta personagem é de origem brasileira, acredito que foi uma forma que o autor teve de honrar e falar das suas raízes, nasceu no Brasil, existem varias referencias ao pais, quando esta enervado o personagem fala em português.

Bolter: capitão de policia. Personagem forte e com um lado paternal em relação ao policias que comanda.

Winston: médico legista, um pouco sarcástico. Amigo do protagonista

D. King: o D é de dealer, personagem secundaria, que aos poucos ganha protagonismo. Acredita-se que a 1° vitima é uma “funcionaria” dele.

Em relação ao romance, o Rob vai começar uma relação com uma mulher chamada Rebecca que ele encontra numa das suas bebedeiras ( para esquecer a morte do antigo colega, o protagonista bebe bastante, algo que vai diminuindo ao longo do livro). Mas como aquilo que desejam é diferente, digamos que se separam...

Nota: 5/5

1 comentário: