quarta-feira, 27 de novembro de 2013

210: Mystic River - Dennis Lehane


Titulo: Mystic River
Titulo original: Mystic River
Autor/a: Dennis Lehane
Editora: Rivages/Noir
Páginas: 584
Género: Thriller
Sinopse original: When they were children, Sean Devine, Jimmy Marcus, and Dave Boyle were friends. But then a strange car pulled up to their street. One boy got into the car, two did not, and something terrible happened -- something that ended their friendship and changed all three boys forever. Twenty-five years later, Sean is a homicide detective. Jimmy is an ex-con who owns a corner store. And Dave is trying to hold his marriage together and keep his demons at bay -- demons that urge him to do terrible things. When Jimmy's daughter is found murdered, Sean is assigned to the case. His investigation brings him into conflict with Jimmy, who finds his old criminal impulses tempt him to solve the crime with brutal justice. And then there is Dave, who came home the night Jimmy's daughter died covered in someone else's blood.
Opinião: Adorei este livro. A construção dos personagens é genial, são complexos, densos, dos quais no fundo não sabemos o que pensar, que num momento odiamos e noutro adoramos ou temos pena, adorei esta particularidade. Ler este livro é viver num ciclo de emoções, sem saber bem o que pensar. É um livro sobre a personalidade humana e da influência do meio, da sociedade em que esta inserido. É um livro que levanta algumas questões. O suspense mantém-se ao longo de todo o livro. O ambiente é pesado, sufocante, desesperante. Esta é a historia de como 3 meninos que não tinham nada que os ligasse, devido às circunstancias se tornam colegas, até a um dia fatídico, que irá alterar a vida de todos. O livro esta dividido em 3 partes:
1°: 1975, Sean, Jimmy e Dave apenas se conhecem porque o pai dos dois primeiros trabalham juntos e o terceiro é vizinho do Jimmy. São todos diferentes, Dave é o solitário, o carente de emoções, vive com a mãe que é um pouco aleanada e 3 tios, “cola-se” aos outros; Jimmy a vida familiar é tudo menos perfeita, irrequieto, gosta de chocar, tanto se porta bem como mal, é um líder; Seann, o pai deste é o mais rico, vivem noutro bairro longe da pobreza do local aonde habitam os outros dois, é o mais ponderado, gosta de Jimmy apesar de muitas vezes não o entender. Num dia um carro para, um deles entra e aparece 4 dias depois. A partir desse dia e desse regresso a infância terminou, e a ligação também.
2° parte: 25 anos depois. A vida seguiu. Os 3 seguiram vidas diferentes, vão voltar a estar em contacto quando alguém assassina barbaramente a filha mais velha de Jimmy. Seann é um dos policias responsáveis pela investigação, esta separado da esposa, situação que acompanhamos ao longo da intriga. Dave casou e tem um filho, continua o mesmo solitário, é o mais marcado pelos acontecimentos anteriores, nunca esqueceu ou esquecera, para ser honesta, na maioria das vezes parece mais um morto-vivo. Esta personagem é a que mais pena me deu, é a mais incompreendida. Jimmy, depois de passar 2 anos na cadeia, mudou de vida. Quando saiu tinha à espera a filha de 7 anos que mal conhecia, a esposa tinha falecido. De criminoso passa a individuo respeitável, torna a casar. Este é outro personagem complexo, tem muito que se lhe diga, detestei-o, gostei dele, e voltei a detestar, apesar de entender uma atitude, uma escolha. Nesta parte dá-se inicio à investigação. O leque de personagens secundarias é interessante: a esposa de Dave que no fundo viu nele uma forma de escapar à sua vida, Brendan bom rapaz estava apaixonado pela filha de Jimmy, Ray irmão de Brendan ouve mas não fala, bastante frio, os Savage, família de criminosos e cunhados de Jimmy, Whitey outro inspector que quer resposta a todo o custo, Annabeth a esposa de Jimmy controlado, esta personagem surpreendeu-me
3° o epilogo, a conclusão um pouco amoral, uma outra reviravolta, ou se quisermos o regresso às origens de um personagem.
Este é um livro que leva ao debate sobre alguns temas que normalmente nos deixam incomodos. Este é um livro sobre lealdade, familia, o que somos capazes para a defender. Recoemndo para quem gosta de thrillers um pouco diferentes. Existe um filme, que é bastante fiel.
Book trailer: é do filme
 
Nota: 5/5

2 comentários:

  1. Nunca li o livro mas já vi o filme que é bastante bom:) Beijos

    ResponderEliminar
  2. Tal como a Catarina, nunca li o livro mas já vi o filme e é realmente muito bom. Beijinhos*

    ResponderEliminar