sexta-feira, 8 de novembro de 2013

186: Sous l'emprise du destin - Susan Wiggs


Titulo: Sous l'emprise du destin
Titulo original: At the queen's summons
Autor/a: susan Wiggs
Editora: Harlequin
Páginas: 440
Género: Romance de época

Sinopse original: Feisty orphan Pippa de Lacey lives by wit and skill as a London street performer. But when her sharp tongue gets her into serious trouble, she throws herself upon the mercy of Irish chieftain Aidan O'Donoghue. Pippa provides a welcome diversion for Aidan as he awaits an audience with the queen, who holds his people's fate in her hands. Amused at first, he becomes obsessed with the audacious waif who claims his patronage. Rash and impetuous, their unlikely alliance reverberates with desire and the tantalizing promise of a life each has always wanted—but never dreamed of attaining
Opinião: 3° livro da trilogia a rosa de Tudor. Quando comecei a ler este livro apercebi-me que jà o tinha lido, mas com outro titulo e publicado por outra editora... felizmente que tinha gostado do livro e continuei a gostar depois de ler pela 2° vez. Defenitivamente o elo de ligação entre os 3 livros é a falta de higiéne e o estado lamentavel (não são eles que querem são as condições), de um dos protagonistas quando conhece o outro. O estilo é simples, existe acção o que faz com que o ritmo em grande parte da intriga seja ràpido. É um livro de emoções fortes, de algum drama, muito romance, algum humor, e muita solidão. A acção decorre alguns anos depois da intriga do 2° livro. O romance é daqueles em que uma pessoa torce, suspira , e finalmente respira de alivio. O casal tinha tudo para os separar:
- ela é protestante, desconhece as suas origens a única coisa que tem é um antigo alfinete e memorias que não sabe se são sonhos, teve que lutar para sobreviver o que inclui o roubo, sabe o que é a fome e a miséria, no fundo não acredita que merece as coisas, solitária, o sonho é encontrar a família, alguém que a ame por aquilo que é;
- ele é católico, um senhor irlandês, apesar das dificuldades sabe qual é o seu objectivo, esta disposto a sacrificar a sua liberdade e orgulho se isso significar a liberdade do seu povo.
Pippa foi encontrada numa praia, apenas sabe o seu nome, durante anos sobreviveu graças às pérolas que a senhora que tomou conta dela vendia. Depois da sua morte viveu nas ruas, roubando, fazendo pequenos espetáculos. Num desses espetáculos, e devido a um incidente acaba presa, e vê num estrangeiro que olhava para ela a possibilidade de escapar ao dizer que é a sua protegida. Aidan é um senhor irlandês, enocntra-se em Inglaterra à espera de uma audição com a rainha, quer salvar o seu povo. Num passeio fica fascinado pelos malabarismos de uma rapariga, e quando esta diz que é sua protegida, confirma e leva-a com ele. Apesar da atracção nenhum dos 2 quer algo, por motivos diferentes, mas a convivência faz com que se aproximem, mais ela do que ele já que esconde uma segredo a Pippa. Entre conspirações, cenas de lealdade e amizade, Aidan passa de convidado, a preso, e a foragido. A única solução é voltar para a Irlanda, mas leva Pippa com ele, o que vai trazer mais problemas, que ambos vão acabar por ultrapassar. A forma como ambos se tratam no inicio é hilariante. Adorei os restantes irlandeses do grupo, o primo dele, e um amigo que causa sensação por ser negro. Existe uma intriga secundaria, e é sobre a família da Pippa. Esta intriga é previsível, mas não deixa de ser muito interessante. O fundo histórico também é sobre o reinado de Elizabeth e os problemas com católicos em especial com os rebeldes irlandeses.
Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário