quinta-feira, 7 de março de 2013

Livro n.° 38

Titulo: Sanditon

Titulo original: Sanditon
Autor/a: Jane Austen and another Lady

Editora: Le livre de poche
Paginas: 403

Género: Romance de época
Site autor/a: http://www.janeausten.co.uk/

Sinopse original:
Charlotte the Heywood, captivating heroine of Sanditon, is smart, beautiful, and in search of a husband. As in all of Austen's novels, however, the road to matrimony is littered with obstacles: Charlotte must escape the clutches of an insufferable suitor, deal with the fortune-hunting schemes of the reigning local dowager, and outsmart a bevy of ambitious beauties who have set their sights on the charming Sidney Parker -- and convince the fickle young man that he really loves her

Opinião:
Desconhecia a existencia deste livro, foi por casualidade que “tropecei” nele. Fiquei curiosa, principalmente por saber que a autora nunca o terminou, e que era o livro que escrevia quando faleceu aos 42 anos. Este livro foi terminado por uma autora anónima, e entende-se o anonimato, é difícil tentar “ser” a Jane Austen. Nota-se a diferença? Nota-se, mas a autora que finalizou o livro cumpriu com o prometido: escrever um bom romance, porque por mais que se escreva, e existem estudos, na minha opinião a Jane Austen escreveu com um único propósito: escrever um bom romance sentimental. É verdade que existe uma certa caricatura da sociedade, mas acredito que sejam resultado de reflexões pessoais, que talvez não tivesse liberdade de expressar a “voz alta”. Esta nova autora não é tão “contida”, sim o núcleo da Jane Austen esta la, o conceito, a ironia, apesar de achar que esta ultima não tenha o cariz “mordaz” da 1°.Esta autora utilizou notas da Jane e tudo o que se escreveu sobre a mesma, mas mesmo sem querer acabar por dar o cunho pessoal, o que é normal. Outro ponto esta relacionado com o protagonista, não sei até que ponto, a Jane Austen acharia um bom marido, existem características que diferem do habitual. Mas esta é a minha opinião que vale o que vale, e talvez outra/o fã da Jane Austen pense de forma diferente. A intriga: Sanditon é uma zona balnear, e que esta a ser desenvolvida por 2 famílias, ambas com interesses comuns e diferentes. É à volta desta família e do circulo que os rodeia que a intriga principal e secundaria se desenvolve. Charlotte é a protagonista, por um mero acaso termina como convidada da família Parker, um dos donos da nova Sanditon, e pilar da vila. Charlotte é a protagonista austeneana típica, observadora, racional, mas com um lado sonhador. É essencialmente através das suas observações que conhecemos os restantes personagens, as suas historias, amores e desamores. E claro a sua própria historia com Sidney, que como protagonista é um pouco atípico, manipulador, dandy, seguro de si mesmo, o que o leva a ser um pouco arrogante, mas com um bom coração, quando lhe interessa. Alguns personagens:
Lady Denham: a dona da outra metade da nova Sanditon, forreta, gosta de ter sempre a ultima palavra, é uma personagem interessante, à sua volta giram uma série de personagens, parte delas interessadas no seu dinheiro.
Família Parker: é graças ao convite de Tom que Charlotte vai viver para Sanditon como convidada. Bom pai, marido e irmão, um pouco fanático com o sucesso de Sanditon como zona balnear. Tem 2 irmãs que passam o tempo a dizer que estão doentes, e que conseguiram transformar o irmão mais novo, de quem tomam conta em hipocondríaco (porque no fundo lhe interessa ser apaparicado). E depois há o Sidney, que no fundo faz o que quer deles.
Clara: dama de companhia de lady Denham, pobre, mas como é possível que herde sofre as atenções do outro herdeiro de Lady denham.
Henry Brudenall e Reginal: ambos amigos de Sidney, o primeiro sofre de um desgosto de amor.
Senhoritas Beaufort: interesseiras, querem casar com um bom partido

Sir Edward e irmã: possivel herdeiro de Lady Denham, tenta seduzir Clara com a ajuda da irmã, outra em busca de um bom partido.


Nota: 7,75/10

Sem comentários:

Enviar um comentário