sábado, 2 de março de 2013

Livro n.° 36


Titulo: La princesse du bal de minuit
Titulo original: Princess of the midnight ball

Autor/a: Jessica Day George
Editora: ADA

Paginas: 320
Género: Fantasia


Sinopse original:
Returning home from the war, young Galen finds work with his mother’s family in the royal gardens. There he learns that the king’s twelve daughters have a secret: every night they dance their shoes to tatters, but no one knows how or why. When prince after prince tries and fails to find the answer, and the family is haunted by accusations of witchcraft, Galen decides to help. Armed with a pair of silver knitting needles and an invisibility cloak given to him by a strange old woman, he follows the princesses and unlocks the secret of their curse.
Opinião:
1° livro da trilogia “the princess of Westfalin”. O cenário é uma região semelhante à Alemanha. Este é um conto de fadas, com toda a magia dos mesmos, e que recomendo a quem quiser ler independentemente da idade que se tiver. A autora revisita um conto sobre uma maldição que leva um grupo de irmãs a dançar sem parar no mundo Faë. Eu poderia começar por: era uma vez uma rainha que não tendo filhos e estando o seu reino em guerra, decide fazer um pacto com o rei do submundo, em troca promete fazer aquilo que ele quer, dançar de 3 em 3 dias no seu palácio. Mas o rei tem os seus interesses, aceita, mas sem ela saber faz com que não seja um herdeiro , mas 12 raparigas que ele quer casar mais tarde com os seus 12 filhos. E quando a mãe morre, esta passa para as filhas, todas elas com o nome de uma flor ( alguns são traumáticos a meu ver). E claro todo conto que se preze, tem os seu príncipe, neste caso principes e um jardineiro, e uma série de desafios de forma a resolver o mistério dos sapatos gastos e do cansaço das princesas. A historia é simples, a escrita fluida, o único ponto que não me agradou, foi o excesso de detalhes em algumas cenas inicias, cortam um pouco o ritmo à acção. Gostei dos personagens e dos cenários descritos pela autora. Consigo ver-me a ler este livro à minha sobrinha. Tem mistério e romance. O casal deste livro:
Rose: filha mais velha, sente-se responsável pelas irmãs, pelo pai e pelo reino. Sofre com a escolha que a mãe fez e com a maldição a que foram sujeitas. Ao ficar doente vai complicar a situação. Mesmo doente tem que dançar, o que a faz ficar ainda mais fraca. Sente-se culpada, quando para descobrir o mistério o seu pai promete uma filha em casamento e o reino, e mais tarde algo acontece com os principes que leva à Interdição do reino

Galen: filho de um soldado, com uma mulher que acompanhava os soldados para lavar a roupa. Nasceu, cresceu, e viveu parte da vida em guerra. Quando esta termina sente-se perdido. Procura a tia única familiar que possui, no trajecto faz um acto de caridade e é recompensado com um manto de invisibilidade, e dois novelos de lã, um negro e outro branco. A caracterizara mais interessante deste personagem é que ele faz tricot, segundo uma nota da autora, parece que era algo comum entre soldados, e que era considerado um trabalho de homem já que seria muito “complicado “ para as mulheres.... acaba como jardineiro do castelo, apaixonado pela Rose, e resolvido a descobrir a verdade.
Adoro as capas da trilogia. Outra nota, a autora colocou no final do livro as indicações para alguns trabalhos de tricot que fez o Galen, por isso quem gostar de tricot pode fazer as mesmas coisas.
 
Book trailer: não é da autora, mas achei piada
 

Nota: 7.5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário