domingo, 1 de dezembro de 2013

212: Meurtres à gramercy Park - Carol O'Connell


Titulo: Meurtres à Gramercy park
Titulo original: Mallory oracle
Autor/a: Carol O'Connell
Editora: Pocket
Páginas: 306
Género: Thriller
Sinopse original: It is all of that, and more: a stunning debut novel about a web of unsolved murders in New York's Gramercy Park and the singular woman who makes them her obsession. At its center is Kathleen Mallory, an extraordinary wild child turned New York City policewoman. Adopted off the streets as a little girl by a police inspector and his wife, she is still not altogether civilized now that she is a sergeant in the Special Crimes section. With her ferocious intelligence and green gunslinger eyes, Mallory (never Kathleen, never Kathy) operates by her own inner compass of right and wrong, a sense of justice that drives her in unpredictable ways. She is a thing apart. And today, she is a thing possessed. Although more at home in the company of computers than in the company of men, Mallory is propelled onto the street when the body of her adoptive father, Louis Markowitz, is found stabbed in a tenement next to the body of a wealthy Gramercy Park woman. The murders are clearly linked to two other Gramercy Park homicides Markowitz had been investigating, and now his cases become Mallory's, his death her cause. Prowling the streets, sifting through his clues, drawing on his circle of friends and colleagues, she plunges into a netherworld of light and shadow, where people are not what they seem and truth shifts without warning. And a murderer waits who is every bit as wild and unpredictable as she....
Opinião: 1° Livro da série Kathleen Mallory. Esta semana não tenho tido muita vontade de escrever, por isso jà li mais alguns livros desta série, vai ser dificil falar dos personagens, porque jà li mais informação sobre eles. Este livro foi uma grande e agradável surpresa. Encontrei uma protagonista atípica, em comparação a personagem Eve Dallas é um anjo, algo que sempre acreditei ser difícil. O estilo da autora agradou-me bastante, frases curtas e directas, sem muitos floreados, e aquilo que eu chamo “palha”. Existem duas intrigas: o crime que é investigado e a historia da própria protagonista, que vai sendo descoberta livro a livro. A intriga policial diz respeito à morte de idosas que habitam num lugar chique, por um serial killier chamado de o assassino invisível, porque mata em lugares públicos e movimentados. Mas o assassino vai cometer um erro, vai matar o inspector encarregue do caso, o que vai fazer com que filha adoptiva decida se encarregar de descobrir a verdade. Filha que é policia, um policia no mínimo especial. A intriga tem a sua piada, a investigação dá lugar a vários suspeitos e é divertido tentar descobrir quem é. Adorei as personagens, são complexas, diferentes, por vezes um pouco caricatura, mas que se enquadram na perfeição:
Kathy Mallory, mais conhecida por Mallory, ela faz questão. É fria, manipuladora, calculista, segundo muitos sem coração e alma e uma grande sociopata; todo o mundo tem pavor dela, um olhar dela pode “matar”. Maníaca da organização e limpeza, adora tecnologia ou ela não fosse uma hacker. O seu passado é um segredo. Foi criada por um policia que a encontrou a tentar roubar um jaguar quando tinha 11 anos, este para evitar a papelada e porque era o aniversario da esposa, leva-a para casa. Nunca mais saiu, a esposa adoptou-a. Helen é aparentemente o único ser que Mallory amou na vida, e tenta fazer tudo para a agradar. A única coisa que disse foi Mallory e é por isso que se chama assim. Génio da informática , não sabe distinguir o bem do mal, por isso para evitar problemas o pai Markowitz levava-a para os escritórios de policia, o que ela adorava, porque podia piratear à vontade sem ser apanhada. Esta é uma personagem bastante complexa, para ir descobrindo aos poucos, em cada livro é deixada mais informação e conhecemos-la melhor.
Charles: génio, amigo do Markowitz. Esta apaixonado pela Mallory, algo que ela se aproveita, mas sabe que é unilateral, ele é mais velho e feio. Desorganizado, odeia tecnologia, adora coisas antigas. Pertence a uma família de magos. Esta personagem nasceu no século errado. Simples, adorável, um cavalheiro. Neste livro vai formar um duo com a Mallory, quando esta é colocada de baixa na policia, e decide criar um negocio de detectives com ele. Devia se impor um pouco mais. É o tipo de personagem que todos adoram, no livro e fora do livro.
Riker: amigo do Markowitz e colega. Caricatura do policia antiquado, que gosta de um copo a mais, e aprecia os métodos antigos. Vai fazer parceria com a Mallory.
Markowitz: inspector de policia, e pai adoptivo da Mallory, apesar de não terem podido adoptar legalmente. É um das vitimas, mas a sua presença é constante, seja através de lembranças, ou como uma espécie de fantasma.
Coffey: ficou com o lugar de Markowitz. Acha atraente a Mallory, mas ao mesmo tempo ela aterroriza-o, estão sempre a disputar-se, ela ganha sempre, porque a Mallory segue o seu próprio plano e interesses.
Slope: médico legista, amigo de Markowitz, gosta de Mallory apesar de se sentir por vezes aterrorizado por ela.
Senhora Ortega: empregada de limpezas do Charles, admira a Mallory por ser maniaca das limpezas. Acho piada a esta personagem, pertence à 3° geração de imigrantes, mas quando lhe interessa, finge que não sabe falar inglês.
Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário