quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Livro n.°4

Titulo:  Os pilares do mundo
Titulo original:  The pillars of the world
Autor/a: Anne Bishop
Editora:  Saida de Emergência
Paginas: 369
Genero: Fantasia
Site autor/a: http://www.annebishop.com/

Sinopse: AS ÁRVORES AVISAM-NOS QUE ESTÃO EM PERIGO... Ari, a última descendente de uma longa linhagem de bruxas, pressente que o mundo está a mudar... e está a mudar para pior. Há várias gerações que ela e outras como ela zelam pelos Lugares Antigos, assegurando-se de que o território se mantém seguro e os solos férteis. No entanto, com a chegada da primeira Lua Cheia do Verão, as relações com os seus vizinhos azedam-se. Ari já não está segura. Há muito que o povo Fae ignora o que se passa no mundo dos mortais. Só o visitam, através das suas estradas misteriosas, quando desejam recrear-se. Agora esses caminhos desaparecem a pouco e pouco, deixando os clãs Fae isolados e desamparados. Onde sempre reinara a harmonia entre o universo espiritual e a natureza, soam agora avisos dissonantes nos ouvidos dos Fae e dos mortais. Quando se espalham nas povoações boatos sobre o começo de uma caça às bruxas, há quem se interrogue se os diversos presságios não serão notas diferentes de uma mesma cantiga. A única informação que têm para os nortear é uma alusão passageira aos chamados Pilares do Mundo...

Comentario:
1° livro de uma nova trilogia de uma autora de que gosto bastante. O estilo dela mantêm-se nesta historia: trama original, personagens proximos e interessantes, e o seu cunho atrvés de uma sexualidade latente seja em dialogos ou caracteristicas dos personagens. Facil leitura, achei o texto menos complicado e dificil de ler do que o 1° da outra série da autora “joias negras”, que confesso tive problemas para ler. O enredo é simples, mas sem deixar de despertar o interesse e ter ritmo. Se tivesse que escolher uma palavra para defenir a historia seria arrogância, ja que é devido a ela, que parte do mundo criado se encontra a morrer. A intriga: o equilibrio entre o mundo Faë e humano esta em perigo. Por alguma razão, os caminhos de luz que ligam os dois mundos estão a desaparecer e com eles os clãs de Faë que habitam perto dela. A unica indicação encontrada são canções e rumores que falam sobre algo misterioso: Os pilares do mundo, e sobre uma caça ao Mal encarnado por bruxas. A acção gira à volta de alguns senhores Faë que tenatm descobrir o que esta a acontecer, e uma bruxa, que habita num local considerado sagrado e chamado Lugar Antigo, e que de certa forma serve de “porta” às estradas que ligam os 2 mundos. Ao longo da historia acompanhamos, os medos, duvidas, muita raiva, arrogância, ao nascer de amizades e de amor, mas também à maldade na imagem de um Inquisidor que caça bruxas, e na propria estupidez dos Faë que se comportam como crianças mimadas a quem todos tem que dizer sim.
Alguma personagens:
Ari: descendente de bruxas, possui o poder de terra e de fogo. Desde a morte da mãe e da avo que vive sozinha, é desprezada pelos habitantes da aldeia aonde mora. A unica ajuda é a de um vizinho, dos seres do Pequeno Mundo que habitam a floresta e a de Neall, sobrinho do Barão local, e por quem sente algo estranho. Vitima de uma brincadeira, acaba por ficar ligada a um sortilégio, e que ela inocentemente acredita ter escapado ao ficar ligada a um cavalo, sem saber que este é o Senhor Faë do Sol. Ao descobrir aceita estarem ligados durante um periodo, o que a faz descobrir um outro lado dela. É motivo de interesse de vàrios Faës por diversas razões.

Neall: sobrinho pobre do Barão local, é desprezado por este e a sua familia. Apaixonado pela Ari, mas com medo de se declarar. Sofre com a ligação desta ao senhor do Sol, mas é bastante paciente. Esconde um segredo ja que não é completamente humano.
Lucian: senhor Faë do Sol. A Ari vai despertar o interesse dele como nehuma humana ou Faë o fez. Não sabe como viver com isso e como se comportar com a Ari. É um pouco obssessivo, e na minha opinião pessoal està deprimido. Não sei se gosto ou não da personagem, a atitude deste varia ao longo da intriga. O facto de descobrir que a Ari é bruxa e pode estar a destruir o mundo dele ainda o deixa mais perdido.

Diana: senhora Faë da Lua, a Caçadora. Aproxima-se da Ari por diferentes motivos. Irmã de Lucian. Esta disposta a tudo para proteger os seus desde que a sua vida continue como ela quer, e descobrir o que são os Pilares do mundo, a relação deles com as bruxas. Prepotente e arrogante, so vê o que lhe interessa.
Ahern: vizinho da Ari, e que esconde um segredo relacionado comas suas raizes e com a Ari.

Morag: a Ceifeira ou senhora Faë da Morte. A minha personagem preferida. Bastante solitaria, normalmente evitam-na, ja que quando ela aparece geralmente é por ou estas morto ou vas morrer. Recolhe a acompanha as almas ao seu ultimo destino. Tem uma capacidade que terrifica os Faë, pode matar tudo sem medo tocar a vitima. Pode dizer-se que é a mais humana dos Faë, devido à solidão e à dor que resulta o seu trabalho. É a unica a quem a verdade realmente interessa, e que se preocupa com o facto de estarem a morrer cada vez mais bruxas. A escolha final dela vai exclui-la ainda mais dos clãs, mas ao mesmo tempo, ganhar uma verdadeira familia.
Adolfo: inquisidor-mor. Personagem odiosa. Odeia as mulheres e em especial as bruxas, e decidiu vingar-se. Tem um dom de persuasão, que aproveita para transformar a cobiça dos Barões em dinheiro para ele e a desculpa perfeita para livrar o mundo do Mal: as bruxas, e toda mulher. Treina outros hibridos de humanos e Faë para percorrerem as vilas e destruirem os Lugares Antigos, e atraves da tortura matarem bruxas e submeterem as mulheres. O pior machista que se pode imaginar.

Existem outras personagens com relevância: o Bardo, a Musa, Falco, a familia do Neall.

Nota: 9.25/10

Sem comentários:

Enviar um comentário