quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Livro n.° 15

Titulo:  Dias de ouro
Titulo original:  Days of gold
Autor/a: Jude Deveraux
Editora:  Quinta essência
Paginas: 401
Genero: Romance de época / EUA
Site autor/a: http://judedeveraux.com/

Sinopse:
Escócia, 1766. Angus McTern tem tudo o que pode desejar na vida. Embora o avô tivesse perdido as terras e o castelo da família num jogo de cartas quando Angus era pequeno, ele continua a encarar seriamente os seus deveres na qualidade de laird. Por conseguinte, quando a herdeira legítima do castelo — a bonita Edilean Talbot — aparece, a calma existência de Angus fica abalada para sempre… No início, Angus trata Edilean com frieza. Ressente-se da educação privilegiada da jovem e sente-se enraivecido pela forma como todo o seu clã parece adorá-la. Contudo, quando a herança de Edilean é roubada e ela precisa desesperadamente da sua ajuda, Angus põe o orgulho de lado. Porém, nem tudo é o que parece, e devido a uma terrível confusão Angus é acusado de se apoderar da herança da jovem. A partir desse momento, a única forma de escapar à perseguição consiste em subir a bordo de um navio na companhia de Edilean. Durante a travessia, o amor começa a nascer entre eles. Contudo, a felicidade é de curta duração pois não é a liberdade aquilo que os espera na América, mas o ganancioso noivo de Edilean, que faz tudo para obrigar Edilean a regressar à Escócia com ele. Porém, o destino volta a reunir Angus e Edilean…

Comentario:
3° livro da série:” Edilean”. Este livro é um regresso às origens, a autora retrocede no tempo, para explicar como é que a vila foi fundada, e mas importante, por quem. São nos apresentados outras familias. Gostei e não gostei... o meu problema foi a protagonista em grande parte do livro, achei estupida, mimada, snob, enervante, e ele acho que por contagio também teve os seus “momentos”. A unica coisa que que gostei da protagonista foi a forma como recebeu o protagonista apos 4 anos de separação, fartei-me de rir. Este livro esta dividido em 2 partes: a 1° vai desde o momento em que eles se conhecem, escapam, e depois de zangas começam a entender-se até ao dia seguinte em que ele foge; a 2° parte dà um salto de 4 anos, e no fundo é o fechar do ciclo, com as pazes, o final do vilão e o regresso, nem que seja temporario à Escocia. A intriga:

Angus McTern é na teoria o Laird dos Mctern, porque na pratica a propriedade foi perdida pelo avò dele ao jogo para um inglês. Adoro os membros do seu Clã e faz de tudo para que este sobreviva. Edilean é sobrinha do tal lord inglês. Orfã, aos 18 vai herdar uma fortuna em barras de ouro, e é por esse motivo que o tio a vai buscar ao colegio, e a leva para a Escocia. À chegada tem 2 futuros maridos à escolha, o tio tem um plano para lhe roubar a fortuna. Mas ela esta “apaixonada” por um “gentleman”, que a ajuda a elaborar um plano de fuga. O encontro entre ela e o Angus é tudo menos pacifico, sem se darem conta, terminam os 2 juntos, a fingir que são um casal, a caminho da América. Ela porque descobre que o amado so queria o dinheiro e tinha um plano para a deixar na miséria, ele porque como a ajudou a fugir, é procurado por rapto e pode ser enforcado. Apesar do interesse mutuo, ambos estão separado pelos costumes, cultura, rango na sociedade. E depois à a realidade quando chega à América e dão de caras com a irmã do “amado” dela. E quando tudo indica que ficaram juntos, para o bem dos 2, principalmente dele, Angus foge. Apos 4 anos , e muitas dierenças, ambos continuam apaixonados, mas mesmo uma vez a situação se complica, e para animar a festa, o “amado” dela esta na América, e alguns membros da familia e do Clã. Gostei de alguns personagens secundarios, devo dizer que tive mais empatia por um casal secundario: a Prudence e o Shamus, são eles que vão iniciar o ramo dos Frazier. Um casal que me surpreendeu, mas que achei fofo e gostei, e finalmente entendi a corpulência dos Frazier, e a lingua afiada da Ariel, que tirando o aspecto é igual à Prudence. Existem alguns casais, mas com historias muito rapidas. Pessoalmente não sei até que ponto este livro era necessario, a autora poderia ter ressumido tudo num capitulo, e, ter feito uma ou outra referência num dos livros da série. Preferia que tivesse escrito a historia de outros casais.

Nota: 7.5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário