sábado, 26 de janeiro de 2013

Livro n.° 17


Titulo:  En la tierra del fuego
Titulo original:  Im land der fewerblume
Autor/a: Carla Federico
Editora:  Planeta Madrid
Paginas: 765
Genero: Romance historico / viagem

Sinopse: 1852. En el puerto de Hamburgo se encuentran por primera vez Elisa, una joven ansiosa de aventuras, y Cornelius, un hombre reflexivo y perseguido por su pasado. Allí están también sus familias, que han osado emprender una nueva vida al sur del continente americano. Al llegar a su destino, después de una travesía repleta de contratiempos y peligros, los recibe Konrad Weber, un alemán que ha hecho fortuna y que les ofrece un trabajo prometedor en sus tierras. Sin embargo, Cornelius decide no aceptarlo y marcharse en busca de una vida mejor, no sin antes prometer a Elisa que volverá para casarse con ella. Tras unos meses, los sueños han mostrado su verdadero rostro y todos los que se quedaron en los dominios de Konrad se han convertido en sus esclavos.La Tierradel Fuego no resulta ser el paraíso que esperaban, y de nuevo tendrán que empezar de cero, trabajar de sol a sol, lidiar con los mapuches iracundos y echarle un pulso a la naturaleza. La única esperanza para Elisa es que Cornelius no haya olvidado su promesa y pronto puedan reunirse para emprender una nueva vida juntos. Sin embargo, se verá obligada a reprimir su amor una y otra vez, y eso la irá convirtiendo año tras año en una mujer decidida que no dejará pasar su última oportunidad.
El lago Llanquihue, en Chile, es el escenario de esta emotiva novela que narra la mayor emigración europea hacia América. Una historia sobre la fuerza irresistible del amor en un marco exótico y virgen maravillosamente documentado y narrado.

 

Opinião: 1° livro de uma trilogia que foca a emigração alemã no Chile no sec.°19. Esta é uma historia sobre um amor quase impossivel, sobre a miseria e a luta por um sonho. Ao longo de 28 anos acompanhamos uma série de familias cujos destinos se vão entrelaçar para o pior e para o melhor. Este livro começa com um prologo que no fundo é o principio do epilogo final, e que nos dà uma ideia de algumas consequência resultantes de decisões tomadas. A autora volta então para 1852, para o local de partida, o porto alemão aonde os protagonistas se vão cruzar pela 1° vez. A intriga esta dividida em 4°:

1°: “ a viagem”. Nela acompanhamos o encontro dos protagonistas e das vàrias familias cujos destinos se cruzam, familias de todo o tipo e escalão social, impulsionadas por sonhos de escapar à miséria, de terem outra vida de serem outra coisa. Vão ser formadas amizades, odios, o amor vai se afirmar. A convivência no barco nem sempre é facil, mas 2 dramas vão marcar todos e definir papeis. O mais importante vão descobrir que os sonhos saem por vezes caros, e qua a viagem pode ter que ser paga com a morte.

2°: “o lago encantado”. Eu daria outro titulo: escravidão, revolta e esperança. Apos a chegada traumatica, vão aceitar a ajuda de um compatriota que promete ajuda-los. Desesperados aceitam, somente para se aperceberem mais tarde que estão presos e sem saida. Mas quando uma saida se apresenta, decidem mais uma vez arriscar e partir em busca de uma vida melhor.

3°: “flor de fogo”. A esta daria o nome de vingança e egoismo. Egoismo, porque mais uma vez alguem vai separar os protagonistas não pelos melhores motivos. E o homem do qual escaparam anteriormente vai se vingar, atraves dos indios, fartos de serem maltratados e enganados por colonos.

4°: “morte, miséria, e pão”. Esta parte é a do confronto, da confissão, e do perdão, mesmo nem todos o conseguindo. É o fechar de um ciclo e o começo de outro que terà continuação no proximo livro.

Algumas das familias:

- Von Graberg: Richard e Annelie, a filha dele Elisa. Ele é um covarde e quer um filho, no fundo não suporta ter perdido a riqueza. Annelie é a sua 2° esposa, casou para fugir à miséria. A relação desta com a enteada não é das melhores, mas devido a um drama, vão se respeitar um pouco e ser cordiais. Com o tempo surge algo mais. Elisa é uma jovem que não perdo-a ao pai o 2° casamento logo apos a morte da mãe. Trabalhadora, apaixona-se por Cornelius, mas a vida e as pessoas vão estar contiuamente a separa-los.

- Steiner: Jakob e Christine (ele é reservado, ela é uma mulher de fortes opiniões, vai criar uma inimizade com uma personagem, mas no fundo não passam uma sem a outra), filhos: Fritz (o sério e o responsavel, vai abdicar dos seus sonhos durante muito tempo), Lukas (o reservado é apaixonado pela Elisa), Poldi (o rebelde e mimado, comecei por gostar deste personagem mas com o tempo...), Christl ( a futil e a amargurada com algo que lhe acontece), Katherl (acontece algo na chegada que a ira marcar), Magdalena (a beata)

- Suckow: Zacharias (é padre, recolhe o sobrinho, não suporta ter sido enviado para o Chile, vai se virar para a bebida e manipular o Cornelius) e Cornelius (por ser filho bastardo não pode seguir o sonho de ser sacerdote, sente-se culpado pela morte de um amigo. Apaixona-se pela Elisa, mas o mundo parece estar contra, não perdo-a ao tio a mentira que o fez perder de novo Elisa. Vai se manter por perto de Elisa, mas apenas vai complicar as coisas e acabar por separa-los ainda mais.

- Mielhahn: Lambert (violento e cruel) e Emma (submissa parece uma fantasma); filhos: Viktor e Greta (maltratados psicologicamente e fisicamente, uma definição para ela: mal encarnado, manipuladora, vai influênciar o irmão, esta louca e tem uma fixação pelo Cornelius, que piora quando fica adulta)

- Glöckner: Barbara (vai viver uma paixão proibida e escandalosa com outro personagem) e Tadeu (reservado e trabalhador); filhos: Andreas (calado como o pai adora musica) e Resa (vive sobre a sombra da beleza da mãe)

- Julianne Eiderstt: gosto muito desta personagem. Tem uma especie de “guerra” , que dura anos, com a Christine, mas no fundo adoram-se. Pertencia à nobreza, escandalisa todos porque admite ter abandonado marido e filhos. O sonho era ser médica, algo interdito às mulheres. É ela quem trata de doenças e feridas de todas as familias. Vai construir uma escola e ser professora. É uma especie de “velho do restelo”, franca ao ponto de ser cruel e rude.

-konrad (compatriota que os engana, cruel, ambicioso,vai se vingar deles de forma cruel e com consequências futuras); filhos: moritz, gotthard (são semi-copias do pai, mas um deles vai acabar por abandona-lo)

Gostei e muito deste livro, a escrita é leve, não existe uma personagem que se destaque mas vàrias. As descrições não são pesadas. Apesar de muito sofrimento e miséria, existem cenas de alegria, de amor.

Nota: 9.5/10

 

Sem comentários:

Enviar um comentário