domingo, 25 de agosto de 2013

132: La saga de los longevos - Eva Garcia Saenz


Titulo: La saga de los longevos – La vieja familia
Titulo original: La saga de los longevos – La vieja familia
Autor/a: Eva Garcia Sàenz
Editora: La esfera de los libros
Paginas: 583
Género: Romance contemprâneo / Paranormal / Ficção cientifica
Sinopse original: ¿Qué harías si tu jefe, un experto arqueólogo, te confesara que nació hace 10.300 años?
“La saga de los longevos” es un adictivo cóctel de arqueología y flashbacks históricos —prehistoria, celtas, escitas, la rebelión de Boudicca, la batalla de Kinsale, los felices años 20—, investigación del antienvejecimiento al hilo de las últimas teorías científicas —antioxidantes, telómeros, resveratrol—, y una potente historia de amor escrita desde dos puntos de vista: la voz fresca de Adriana, una arqueóloga de 32 años, y el tono pausado de Iago, un enigmático hombre que aparenta 35 pese a haber nacido en la Prehistoria. Corre el año 2012. Iago del Castillo, un carismático longevo de 10.300 años al frente del Museo de Arqueología de Cantabria, se ve arrastrado, en contra de su voluntad, a dirigir una investigación genética: sus hermanos Nagorno —un conflictivo escita de casi 3.000 años— y Lyra —una huidiza celta de 2.500 años—, cansados de enterrar durante siglos a sus familias efímeras, están obsesionados con identificar su rara mutación y tener hijos longevos. Adriana, una joven y resuelta prehistoriadora, regresa a su Santander natal, contratada por el museo, dispuesta a aclarar el extraño suicidio de su madre, la psicóloga de cabecera de la alta sociedad cántabra, ocurrido quince años atrás. Iago y Adriana chocan desde el primer momento, aunque entre ellos surge una intensa atracción que ambos intentan ignorar. Pero poco imaginará Adriana que la muerte de su madre tuvo mucho que ver con lo que le ocurrió a “la vieja familia” en el pasado y obligó a Iago a entrar en la investigación del gen longevo. Cuando descubran la cruda realidad y reaccionen, las consecuencias de sus actos les dejarán marcados para siempre."
Opinião: Curiosidade este livro foi um fenomeno de auto edição em forma de ebook, antes de ter sido publicado por uma editora “normal”. Este livro é original e diferente de outros livros do género. É um romance actual, mas ao mesmo tempo paranormal e com um toque de ficção cientifica. A documentação que a autora efectuou é impressionante, fazendo com que tudo pareça possivel e seja real. São abordadas vàrias disciplina: arqueologia, genética, grafologia, historia. O estilo desta autora é simples, e a escrita bastante poética, os textos e diàlogos tem muita qualidade. A historia é contada a duas vozes, pelo casal Adriana e Iago. Adorei a descrição que faz do xadrez, tornou o jogo muito mais interessante e sensual na minha opinião. Mas o que torna este livro diferente? A tematica e a origem dos personagens. A base da intriga é sobre a longevidade. Héctor (nome real Lür), Iago (nome real Urko), Jairo (nome real Nagorno), e Kyra (nome real Lyra), são longevos, como o nome indica pessoas muito velhas. São a familia mais velha do mundo, o pratiarca Héctor nasceu no paleolitico. Mas não são imortais, uma alteração genética fez com que começassem a envelhecer muito, muito devagar a partir dos 30 anos, mas podem morrer de doença, acidente, morte violenta, como qualquer um. Ao longo de flashbacks, vamos conhecendo as suas historias, momentos marcantes, e condicionaram a sua forma de estar e de viver as coisas, e como sobreviveram incognitos. Todos são diferentes:
Héctor, é o mais velho é o pai de todos. Ao longo dos milénios tentou descobrir o motivo de continuar a viver. Nem todos os seus filhos nasceram com o gene. Aqueles que nasceram tentou proteger, nem sempre conseguiu. Tenta unir todos, mas isso é impossível. Aparenta estar na casa dos 40. Não concorda com a busca que esta a fazer Jairo e Kyra.
Iago: filho mais velho, é o mais inteligente de todos. O acumular de informação esta a provocar-lhe momentos de amnésia cada vez mais frequentes. É o protagonista. A relação com o meio-irmão não é das melhores. Também não concorda com a busca. Aparenta 35.
Jairo, administra a fortuna da família. Nasceu numa tribo violenta, despreza os efémeros (gente normal), mulherengo, muita rivalidade com Iago. É estéril e por isso apoia Kyra. Aparenta 30.
Kyra, é a mais “nova”, cientista. Esteve muito tempo sem saber aquilo que era. A perda trágica do marido e filhos, fez com que ficasse obsessiva em descobrir o gene responsável de forma a ter filhos apenas longevos. Aparenta estar proxima dos 30.
Na actualidade vivem em Santander e passam por irmãos. Trabalham num museu, mas o objectivo é falsificar peças que lhes pertenceram e que agora pertencem a outros museus. Ao mesmo tempo Héctor e Iago tentam com jogo duplo impedir a investigação de Kyra e Jairo. O romance, sim porque este existe e é muito giro. Adriana é arqueologa, e quando a esposa de um primo lhe diz que existe uma vaga no novo museo de Santander, não hesita. Abandona o emprego que não avançava, uma relação sem futuro, mas o mais importante, tem um motivo para voltar e investigar a morte da mãe. Esta suicidou-se, mas Adriana nunca acreditou. A relação com o pai é quase inexistente, muito pragamatica e organizada. A atracção entre ela e o Iago é imediata. Ambos tem medo ao compromisso por diferentes motivos. Jairo tenta separa-los, mas o pior é quando ela começa a desconfiar e a investigar. É interessante a evolução da sua forma de pensar em relação à verdade. Interessante também a forma como a intriga sobre a mãe vai ganhar relevo. Em conclusão adorei, espero sinceramente que o surgimento daquele personagem no epilogo signifique um 2° livro, segundo a autora talvez...
Nota: 4,5/5



2 comentários:

  1. Parece muito interessante!! :D
    Tenho de pesquisar se há em português! ;)
    Beijinhos! *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. apenas existe em espanhol, no facebook da autora existe a informação que irà ser publicado em inglês no mês de outubro.bjs

      Eliminar