segunda-feira, 19 de agosto de 2013

129: La maison de fer - John Hart


Titulo: La maison de fer
Titulo original: Iron house
Autor/a: John Hart
Editora: France loisirs
Paginas: 625
Género: Thriller
Sinopse original: He would go to Hell
At the Iron Mountain Home for Boys, there was nothing but time. Time to burn and time to kill, time for two young orphans to learn that life isn’t won without a fight. Julian survives only because his older brother, Michael, is fearless and fiercely protective. When tensions boil over and a boy is brutally killed, there is only one sacrifice left for Michael to make: He flees the orphanage and takes the blame with him. To keep her safe... For two decades, Michael has been an enforcer in New York’s world of organized crime, a prince of the streets so widely feared he rarely has to kill anymore. But the life he’s fought to build unravels when he meets Elena, a beautiful innocent who teaches him the meaning and power of love. He wants a fresh start with her, the chance to start a family like the one he and Julian never had. But someone else is holding the strings. And escape is not that easy. . . . Go to Hell, and come back burning.... The mob boss who gave Michael his blessing to begin anew is dying, and his son is intent on making Michael pay for his betrayal. Determined to protect the ones he loves, Michael spirits Elena—who knows nothing of his past crimes, or the peril he’s laid at her door— back to North Carolina, to the place he was born and the brother he lost so long ago. There, he will encounter a whole new level of danger, a thicket of deceit and violence that leads inexorably to the one place he’s been running from his whole life: Iron House.
Opinião: 1° livro que leio do autor e de certeza que não é o ultimo, simplesmente fantastico. A escrita é simples, e apesar de uma intriga bastante complexa com muita acção e reviravoltas a todo o instante, esta é facil de compreender. Historia original, e pouco previsível. Gostei que o autor tivesse deixado outros personagens terem o seu momento através de capítulos em que os seus pensamentos, e o que lhes acontecia ganhavam importância. O final têm informações interessantes, e apenas o leitor sabe o que acontece depois e o que verdadeiramente aconteceu. O vilão é mesmo um, existe uma cena de tortura bastante “pesada”. Existe romance neste livro. Alguns cenários são um pouco surrealistas, mas de acordo com a intriga. Interessante é o ponto de ligação da intriga, que eu não vou dizer, porque é uma das peças do puzzle mais importantes. Existem algumas “viagens” ao passado que ajudam a entender muita coisa. A intriga: 2 irmão foram abandonados para morrer num dia de inverno, mas são salvos e encaminhados para o orfanato mais próximo conhecido como a Casa de Ferro. Este lugar é sombrio, decadente, e cheio de violência e crueldade, e uma das peças centrais da intriga. O mais velho protege sempre o mais novo, e no dia em que iam ser adoptados, algo acontece, e o mais velho foge para proteger o mais novo, desaparecendo. Apenas se voltam a ver 20 anos mais tarde, e porque novamente o mais novo precisa de protecção. Ambos seguiram caminhos totalmente diferentes, mas nenhum se esqueceu do outro, nem do seu amor. A intriga decorre num curto espaço de tempo, na realidade é uma corrida. O autor conseguiu um livro enervante, em que apenas me apetecia continuar a ler, para compreender o que era realidade e ficção na propria intriga. Os personagens, e alguma da intriga:
Michael: o protagonista. Sempre protegeu o irmão mais novo, nem que para isso se sacrificasse. A fuga do orfanato leva-o para a rua, aonde aprender a sobreviver e a guiar-se pelos seus instintos mais sombrios. É adoptado na adolescência por um mafioso, que faz dele o seu segundo, um homem sem piedade, um dos assassinos mais eficazes e mortais. No submundo e na policia, é uma lenda, que muitos acreditam ser irreal. Entre ele o o mafioso estabelece-se uma ligação de pai e filho. Mas Michael descobre sem querer a mulher da sua vida. Esconde dela a realidade, e dos outros criminosos, até ao momento em que pede ao Velho (trata assim o mafioso) que o liberte dos seus compromissos. O problema este esta a morrer e o seu filho biológico descobre a Elena e decide vingar-se. E é então que tudo explode, de forma literal, e ela descobre a verdade sem saber como reagir e se perdoa a vida dupla dele. Para proteger a mulher que ama que esta gravida e o irmão, Michael esta disposto a tudo. Mas quando encontra o irmão, descobre o que não esperava, nem que uma série de mortes, iriam por a nu, algo muito importante.
Julian: irmão de Michael. Foi adoptado por um senador e a mulher. Sensível, anti-social, é um escritor de sucesso. Escreve e ilustra livros infantis, cujas historias são sombrias e por vezes tristes. Alguns consideram-no um génio outros um demónio. Evita a sociedade, o que o pai agradece, por vezes isolando-o dos outros. Julian sofre uma doença que o leva a estados em que se fecha num mundo aparte. Sonha com o regresso do irmão. Adora a mãe. E no presente esta a sofrer uma recaída, e quando corpos de antigos alunos da Casa de Ferro começam a aparecer no lago do pai, todos o apontam como culpado. É apaixonado pela Victorine, uma vizinha que vive numa casa isolado com a mãe a quem todos chamam feiticeira. Ela é conhecida como a selvagem, já que foi “educada” longe de todos.
Abigail: personagem importante. Mulher do senador, esconde muitos segredos, o único que lhe importa proteger Michael e Julian. É apaixonada pelo guarda-costas o Jessup, outra personagem interessante, mas é fiel ao marido, mesmo o casamento ser de fachada à muitos anos.
Jimmy: mafioso. Braço direito do Velho. Ajudou Michael a ser o assassino que é . Tem medo e inveja dele. Cruel e sádico ( e estou a ser simpática), vê na morte do velho a oportunidade de se vingar e ficar rico.
Existem outros personagens como o director do orfanato, uma velha despota que vive numa montanha, o senador, Stephan filho biologico do Velho que sempre se sentiu inferior e rejeitado e que acredita que é desta que elimina Michael e para isso tem um plano.
Nota: 5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário