sexta-feira, 9 de agosto de 2013

123: Un intérêt particulier pour les morts - Ann Granger


Titulo: Un intérêt particulier pour les morts
Titulo original: A rare interest in corpses
Autor/a: Ann Granger
Editora: 10/18
Paginas: 379
Género: Policial / Romance de época
Sinopse original: Lizzie Martin arrives in London in 1864 to be companion to her Aunt Parry. But on her way to the house, her cab is held up by a sad sight. The building of the new St Pancras station necessitates the demolition of the houses in the area, and in one of them a body has been discovered. Seeing the wagon with the sheeted corpse pass by is only the first shock awaiting Lizzie. Her predecessor as companion, she learns, disappeared in mysterious circumstances. Aunt Parry believes Miss Hexham eloped with an unsuitable man, so no one has investigated. But soon investigations are underway, led by a childhood acquaintance of Lizzie's, Ben Ross, now a police inspector based at Scotland Yard.
Opinião: 1° livro da série : « Lizzie Martin ». Apesar de estar à espera de mais policial e de um ambiente mais « negro », gostei deste livro. A escrita é simples, mas muito descritiva na minha opinião, o que fazia com que o ritmo diminui-se. Por outro lado tenho que admitir que os pormenores tornou mais real a época vitoriana. Não achei previsível o assassino, mas achei o final um pouco rápido para o meu gosto. Adorei a protagonista, frontal, que sabe o que quer mesmo que para isso choque os mais puritanos, um pouco feminista. A intriga não é nada do outro mundo, mas conseguiu cativar-me. Lizzie Martin é filha de um médico que trabalhou numa zona mineira. Por isso já viu de tudo, e sabe desde criança que tudo tem um custo. Com a morte do pai descobre que não têm nada, com 29 anos, sem marido e sem estudos precisa de ajuda . Envia cartas a conhecidos a pedir ajuda. Recebe a resposta da esposa do padrinho convidando-a para ser sua dama de companhia. Começa a aventura para Lizzie. Achei piada ao ambiente da casa : a « tia »Mrs Parry é uma mulher obcecada pela comida, que adora estar no centro das atenções quando tem visitas, mas uma mulher ambiciosa e de negócios ; Franck o sobrinho e herdeiro da tia, um bom vivant, trabalha para o governo e esconde até ao ultimo minuto da tia que foi enviado para a Rússia ; dr. Tibbett, antigo sacerdote, agora director de escola, quer seduzir Mrs Parry, mais velho, hipócrita, discursa sobre costumes e boa moral, mas no tempo livre frequenta bordeis, segundo ele, quando foi apanhado pela policia, apenas como estudo e para tentar salvar almas ; a isto junta-se um grupo de empregados típicos, e uma amiga da tia mulher ambiciosa e que adora um bom rumor, e mandar no filho que apenas pensa em fosseis. Nesta casa existe um mistério : a antiga dama de companhia, que se acreditava ter fugido com um homem parece morta. Quem é o culpado, e qual o motivo, e se estará em perigo, são perguntas que Lizzie se coloca. Este crime é investigado pelo inspector Benjamim Ross. Ben é filho de um antigo mineiro e foi ajudado pelo pai da Lizzie. Durante anos sonhou com ela, e fez de tudo para ser alguém de forma a poder declarar-se. Para ele é um choque encontrar de novo Lizzie. Ao mesmo tempo ela é um incentivo, porque ele acredita, que pode estar em perigo. Achei fofo o casal, e o romance apesar de leve tem uma certa piada. Espero que continuem a publicar os restantes 3 livros (sim a série só tem 4 livros), porque promete. Adoro a capa.
Nota: 3,75/5

2 comentários:

  1. A capa é fenomenal. Amei mesmo. Só me dás a conhecer novos autores para aumentar ainda mais a minha wishlist:P
    Ah, a tua encomenda chegou hoje! É lindo lindo o livro:D Amanhã vou pôr fotos lá no blog. Beijos e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi a capa que me chamou a atenção para o livro :) Ainda bem que a encomenda ja chegou, estou feliz por gostares. bjs

      Eliminar