domingo, 11 de agosto de 2013

124: Sans forme - Gail Carringer


Titulo: Sans forme
Titulo original: Changeless
Autor/a: Gail Carriger
Editora: Orbit França
Paginas: 319
Género: Steampunk

Sinopse original: Alexia Maccon, the Lady Woolsey, awakens in the wee hours of the mid-afternoon to find her husband, who should be decently asleep like any normal werewolf, yelling at the top of his lungs. Then he disappears; leaving her to deal with a regiment of supernatural soldiers encamped on her doorstep, a plethora of exorcised ghosts, and an angry Queen Victoria. But Alexia is armed with her trusty parasol, the latest fashions, and an arsenal of biting civility. So even when her investigations take her to Scotland, the backwater of ugly waistcoats, she is prepared: upending werewolf pack dynamics as only the soulless can. She might even find time to track down her wayward husband, if she feels like it.
Opinião: 2° livro da série : «  the Parasol Protectorate ». Ainda estou em choque com o final, e agradeço o conselho que me foi dado para ler este livro apenas quando tivesse na minha posse o 3°. Estilo divertido, simples, um mundo original e um grupo de personagens caricatos e magnificos. Adoro a série, a autora consegue transpor na perfeição em palavras aqui que é o setampunk, a mistura entre época vitoriana e tecnologia de ultima ponta movida a vapor. Mesmo as descrições dos aparelhos são interessantes e não uma grande seca. Adorei rever os personagens, mas estou curiosa num ponto, todo o mundo parece ter conhecido o pai da Alexia, mas quando ela pergunta algo, não dizem nada, e fazem estranhas expressões. Tenho as minhas desconfianças, mas acho que vou ter um choque neste ponto. A intriga tem como base uma estranha « humanização » dos seres sobrenaturais, e que afecta em especial o antigo clã do Conall, marido de Alexia. O mais importante a reter deste livro :
- como casal, e tirando o final, acho os personagens em sintonia e com muita química. Acho piada que se tratem por marido e mulher, e que se divirtam com os rumores de que o casamento deles é por interesse, já que são ambos tão diferentes. A nova sombrinha dela é um espetáculo, parece algo tirado de um filme de James Bond.
- a chegada dos membros do clã do Conall.
- a descoberta do motivo pelo qual o Conall abandonou o seu antigo clã.
- parte da intriga é na Escócia, o que nos permite saber mais sobre esse clã, mas também sobre o passado do Conall.
- a descoberta de algo que coloca em perigo a vida de Alexia. Ok ela já era ameaçada, mas agora muito mais.
Neste livro temos algumas traições, novas personagens, como a Madame Lefoux, chapeleira e inventora, (amiga ou inimiga apenas no final é que se sabe) veste-se como um homem ; o Channing o Gama do clã, todos os membros do clã de Kingair. E claro temos direito a mais humor com a Ivy, que continua com um gosto horrivel para chapeus, e que neste livro sofre de amor. A Ivy é uma mistura de diva, louca, inocente, idiota, e que cujos dialogos e cenas são hilariantes e impossiveis.
Nota: 4/5



Sem comentários:

Enviar um comentário