terça-feira, 20 de agosto de 2013

130: Misericorde - Jussi Adler Olsen


Titulo: Misericorde
Titulo original: Kkvinden i buret
Autor/a: Jussi Adler Olsen
Editora: France Loisirs
Paginas: 568
Género: Policial
Sinopse em inglês: At first the prisoner scratches at the walls until her fingers bleed. But there is no escaping the room. With no way of measuring time, her days, weeks, months go unrecorded. She vows not to go mad. She will not give her captors the satisfaction. She will die first. Copenhagen detective Carl Mørck has been taken off homicide to run a newly created department for unsolved crimes. His first case concerns Merete Lynggaard, who vanished five years ago. Everyone says she's dead. Everyone says it's a waste of time. He thinks they're right. The voice in the dark is distorted, harsh and without mercy. It says the prisoner's torture will only end when she answers one simple question. It is one she has asked herself a million times: WHY is this happening?
Opinião: 1° livro da série “Departamento D”, que em francês foi traduzido como “Departamento V”. Este livro segue um pouco os classicos do género policial, ambiente, estilo. A intriga não é inovadora, e é previsível. Mas dei por mim a ler até ao fim (3h da manhã, e levantei-me às 6h...), adorei. O estilo do autor é bastante directo, o ritmo do texto é rápido. O mundo e os personagens são um pouco delirantes. A maior surpresa foi o humor negro, sarcástico e por vezes seco do autor, dei por mim a rir e muito, quando estava à espera de algo muito mais “negro” e “pesado”. Existem 2 historias paralelas, uma no presente que conta o desenrolar da investigação, e outra que começa uns dias antes de um rapto e que tem como protagonista a vitima, esta parte é angustiante, sufocante. Alguns personagens e alguma intriga:
Carl Morck: policia, não se encontra numa boa fase. Numa emboscada perdeu um colega e o seu parceiro ficou em estado grave, e culpa-se por isso. Após uma paragem, regressa ao trabalho, e nada mais vai ser igual. Esta personagem é sarcástica, gosta de fazer as coisas à sua maneira, o que faz com que os restantes policias não o aguentem muito. Por isso aproveitam uma lei, e criam um departamento especial dedicado a casos sem resolver. É enviado para a cave, mas quando descobre a verdade sobre o departamento, faz algumas exigências, obras, um carro, uma TV plana, alcatifa, e alguém que limpe e seja motorista. O que ele quer é passar o tempo sem fazer nada. Mas o empregado que lhe enviam vai fazer modificações, o que o leva a investigar um caso de uma deputada muito popular, e que se acredita estar morta. Este personagem tem um lado um pouco desleixado, e de “deixar andar”. Vive com o enteado, que não quis viver com a mãe, e alugou umas divisões a um homem, que nunca mais termina o curso, adora cozinhar, cantar opera, e bonecos da plaimovil. Esta separado da mulher, mas não divorciado, porque esta não quer, ela aproveita-se dele, e ele nada. Vai se interessar pela nova psicóloga, de repente sente-se deprimido e com urgência em marcar consultas....
Assad: refugiado sírio, personagem misteriosa, e a mais interessante. Fala muito mal a língua. Chateou tanto o sub comissario para ter um emprego, que este para se vingar do Carl lho enviou como homem de limpeza e motorista. Ele e o Carl são perfeitos como par, e provocam situações hilariantes. Além da decoração, do incenso e do chã (que o Carl odeia), Assad vai dar o “empurram” que falta. Interessado pelos casos começa a ler os relatorios e a fazer questões. E de limpezas começa a trabalhar como se fosse um policia, além de ajuda-lo nos casos, fica responsavel de ir contando tudo ao colega que se encontra no hospital, e de “dar graxa” às secretarias dos andares superiores quando precisam de algo. O Assad tem uma tecnica, se pensares que uma mulher é bonita ela sente o que estas a pensar e é mais simpatica.
Merete: deputada, tem um futuro promissor. É a vitima e protagonista da outra historia paralela. Acompanhamos os dias anteriores e os 5 anos seguintes em que se encontra em cativeiro. Esta personagem é quase uma “santa”, e quando desaparece, todos acreditam que foi o irmão que a empurrou de um barco. Irmão do qual poucos conheciam a existência e que tem uma deficiência. Esta parte é impressionante.
Apesar do motivo e culpado ser previsivel, não deixa de ser interessante a forma como todo o plano foi elaborado e como foi realizado. Já encomendei os dois seguintes que se encontram traduzidos em francês.
 
Book trailer:
 
Nota: 5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário