quinta-feira, 27 de junho de 2013

Livro n.° 101


Titulo: Le jardin secret
Titulo original: The secret garden
Autor/a: Frances Hodgson Burnett
Editora: Flammarion
Paginas: 458
Género: Conto
Site autor/a: ---------------

Sinopse original: What secrets lie behind the doors at Misselthwaite Manor? Recently arrived at her uncle's estate, orphaned Mary Lennox is spoiled, sickly, and certain she won't enjoy living there. Then she discovers the arched doorway into an overgrown garden, shut up since the death of her aunt ten years earlier. Mary soon begins transforming it into a thing of beauty--unaware that she is changing too.But Misselthwaite hides another secret, as mary discovers one night. High in a dark room, away from the rest of the house, lies her young cousin, Colin, who believes he is an incurable invalid, destined to die young. His tantrums are so frightful, no one can reason with him. If only, Mary hopes, she can get Colin to love the secret garden as much as she does, its magic will work wonders on
Opinião:
Este livro é um clássico, é daqueles livros que todos temos de ler em algum momento da nossa vida, seja qual for a idade. É um livro sobre a necessidade de se ser criança, de sonhar, de ser amado.
 A natureza é algo fundamental neste livro, para mim é mais uma personagem. Adorei as descrições bucólicas dos jardins e dos campos. Apesar de não existir fantasia, este é um livro mágico. O ambiente é gótico. Existe um paralelismo entre as estações do ano e a própria intriga, à medida que o inverno termina e começa a primavera, todo o ambiente da casa se começa a modificar, e de cinzento, triste, negro e sombrio, começam a aparecer as primeiras cores, um pouco de esperança e de alegria.
Esta é a historia de Mary uma criança de 10 anos, nasceu e viveu na Índia até ao dia em que os pais morrem de cólera, e os empregados morrem ou fogem deixando-a sozinha, sendo mais tarde encontrada por um soldado que pensava que ela não existia. Mary foi ignorada pelos pais, ele porque trabalhava muito, ela porque a filha não correspondia às suas exigências. Tornou-se uma pequena ditadora, má, egoísta, uma forma de dar nas vistas, e porque ninguém a ensinou a ser outra coisa. Enviada para Inglaterra, para um país e cultura que não conhece.
O choque é grande. A nova casa é sombria, quase não vê ninguém, existem partes da casa que não pode visitar, e ouve choros, que todos negam ouvir. E depois existe o jardim secreto, um jardim fechado, e ligado a um mistério. Posso estabelecer outro paralelo entre Mary e o jardim, ela própria o afirma, quando diz que roubou um jardim, porque tal como ela estava abandonado. Mary vai crescer com a ajuda de Ben o rabugento jardineiro, Martha a empregada de quarto, e o mais importante Dickon, um menino que com a ajuda do seu corvo e da sua raposa ensina Mary a ser independente, a brincar e a cuidar do seu jardim.
Achei ternurento a forma como Mary reage quando lhe é oferecida uma corda de saltar, e começa a entender o que é alguém gostar dela. E tudo se transforma quando encontra escondida a entrada do jardim e a chave que abre a porta. Com Dickon tenta salvar as flores e ao mesmo tempo salva-se a ela e a Colin. Colin é o primo que todos dizem que vai morrer, hipocondríaco, que vive fechado, outro pequeno ditador, mas que a magia da amizade e do jardim secreto vai fazer com que seja o que deveria ter sido sempre uma criança. Detestei esta capa, mas adorei as ilustrações do interior.
 

Book Trailer: é do filme na realidade...
 
Nota: 5/5

3 comentários:

  1. Eu só vi o filme que adorava em pequena. A amizade entre os 3 era muito bonita e fartava-me de rir com os ataques de pânico que o Colin tinha:p
    Tenho mesmo de ler o livro:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o filme sofreu algumas alterações em relação ao livro. eu vi o filme de pequena também, e quando descobri que existia o livro (admito a ignorância) tive que ler, acho sempre que o filme é sempre pior do que o livro, com raras excepções.
      bjs

      Eliminar
    2. Sim, os livros são normalmente melhores. Tenho de ler este:) Beijos

      Eliminar