sábado, 1 de junho de 2013

Livro n.° 90


Titulo: Las raices del Olivo
Titulo original: The roots of the olive tree
Autor/a: Courtney Miller Santo
Editora: Editiones B
Paginas: 362
Género: Romance Contemporâneo

Sinopse original: Set in a house on an olive grove in northern California, The Roots of the Olive Tree is a beautiful, touching story that brings to life five generations of women--including an unforgettable 112 year-old matriarch determined to break all Guinness longevity records--the secrets and lies that divide them and the love that ultimately ties them together.

Opinião:
«  Anna Davison Keller queria ser a pessoa mais velha do mundo ». é com esta frase que a autora nos introduz na historia de 5 gerações de mulheres que compartem a mesma casa, uma quinta rodeada de oliveiras. Com este livro a autora quis homenagear as mulheres da sua família, e teve como inspiração uma foto que junta 5 gerações de mulheres da sua família, um bem que ela estima mais do que tudo. Este é um livro sobre o envelhecimento, da forma como encaramos a morte, e de como encaramos o envelhecimento do nosso corpo enquanto o nosso espírito continua activo e jovem, a procura da imortalidade. A intriga esta dividia em 5 partes, uma por cada mulher da família Keller. 5 mulheres que a idade, a experiência separa e ao mesmo tempo junta. 5 personalidades que tem que apreender a conviver, com a rotina de cada uma, com a forma como se dizem ou não dizem as coisas,com os silêncios e com os segredos. A rotina vai ser quebrada quando 3 acontecimentos se dão quase em simultâneo : um cientista que estuda os genes do envelhecimento se interessa pela família, a possível saída da prisão da Deborah (bisneta da Anna), e a chegada de Erin a tataraneta de Anna e que se encontra gravida da 6 geração. Existem vários segredos, mas Anna esta disposta a guardar o maior de todos. Ao longo do livro vamos também conhecer a historia da família de Anna e dos olivais que possuem. As personagens :
Anna : 112 anos, a mais velha é a matriarca da família. A sua vida é feita de rotinas, e esta disposta a ser a mulher mais velha do mundo. Na parte desta personagem ficamos a saber como a família emigrou da Austrália para os EUA, das dificuldades. São feitos vários flash back. É uma personagem calma que sabe o que quer, um pouco complexa. Existe um segredo ligado às suas origens. É a personagem que liga todas as restantes.
Beths : 95 anos. Tem o segredo mais interessante de todos. Vive entre a casa e o lar em que se encontra o marido Frank, que vive num mundo de confusão e esquecimento. Possui uma ligação muito forte com a neta deborah, a relação com a filha e mãe desta ultima é mais fria.
Calli : 65 anos. Quer amar e ser amada. Interessa-se pelo cientista. Não fala com a filha desde que esta foi presa. A relação entre as duas é de choque. Bastante insegura. Adora a sua loja um local de venda de produtos locais, em que o azeite e as oliveiras estão em destaque. Esta decidida a aproveitar o facto da bisavó ter muita idade para ganhar mais dinheiro.
Deborah : 42 anos. Obsessiva, temperamental, egoísta. Quando tudo não corre como idealiza tem ataques de fúria. Foi presa por matar o marido. Sai em condicional graças à filha, mas não se consegue adaptar à sociedade nem controlar a fúria. Próxima de Beths, odeia a mãe, e não consegue estabelecer uma relação com a filha Erin.
Erin : 25 anos. Cantora lírica. Tinha um contrato de trabalho em Itália, mas um dia surge na quinta gravida, e sem dar qualquer informação sobre o facto. Outra personagem com segredos. Ajuda a mãe a sair da prisão, mas não se consegue relacionar com ela.
O final deste livro é cheio de emoção e de surpresas. O inicio é um pouco lento e descritivo.
Nota: 8/10

Sem comentários:

Enviar um comentário