domingo, 16 de junho de 2013

Livro n.° 95


Titulo: La guerre de la sorcière
Titulo original: Wit'ch war
Autor/a: James Clemens
Editora: Milady
Paginas: 795
Género: Fantasia

Sinopse original: In her hands, the young wit’ch Elena holds the awesome energies of blood magick, and the destiny of Alasea. For the fate of that fabulous kingdom hinges on her recovery of the Blood Diary. Only by mastering the secrets recorded in its pages can Elena defeat the evil magicks of the Dark Lord. But the Diary lies hidden in A’loa Glen–the fabled city that belongs to Shorkan, chief lieutenant of the Dark Lord, and his fearsome army.
With the help of her allies, including the ocean-dwelling Sy-wen and her great dragon, Elena prepares a desperate invasion of A’loa Glen. At her side stands the one-armed warrior Er’ril, who knows how to unlock the wards that surround the Blood Diary. But unknown to Elena, Er’ril is the brother of the dreaded Shorkan. Will he continue to act as her protector, or will he choose to betray her?
Opinião: 3° livro da série : " The banned and the banished". O livro continua com o mesmo esquema, um relato inicial de alguém, seguida da declaração de responsabilidade, em seguida a historia é dividida em vários livros, cada um deles com a sua intriga paralela que se une na parte final. A escrita e a intriga evolui de livro para livro, as personagens e intriga tornam-se mais complexas e interessantes. O ritmo é constante, as acções sucedem-se de uma forma alucinante. A aventura, intriga, conspirações e batalhas são uma constante. Pela primeira vez temos um pouco de romance, entre dois personagens secundários, e o inicio entre os protagonistas. O que eu não gostei muito, a Elena continua teimosa demais para o meu gosto em relação a alguns assuntos, claro a evolução dada a alguns personagens que eu gosto dada pelo autor, e excesso de informação em algumas cenas. Spoilers. A intriga esta centrada em diferentes personagens, parte deles vão-se reunir no final na batalha pela ilha de Val'loa :

- parte do grupo de Elena separou-se no final do 2° livro. Mycelle é enviada para se juntar a 3 membros, o motivo é simples, com seu poder verificar se alguém ficou contaminado. Mas a sua chegada à cidade portuária, vai ser notada. Conseguem escapar mas com custos. Mycelle perde o poder, mas volta a poder ser sil'ura (metamorfo). Outro ponto, fica a saber que a fortaleza do norte já não existe, e o senhor Negro esta prestes a apoderar-se da floresta Negra. O herdeiro dessa fortaleza pede ajuda, segundo uma profecia, 3 dos membros que acompanham Mycelle tem que lutar e impedir o avanço do inimigo. Como antiga guerreira Dro, aceita, da mesma forma que os restantes, por diferentes motivos. Saliento nesta parte a revelação do Legião (o traidor do grupo), já era previsível, detestei a escolha, mas em parte entendi. Aparece outra personagem importante, uma curandeira cega que vai ajudar Elena.
- O grupo que fica com Elena. Encontrar o diário Sangrento é vital, mas para isso é necessário reconquistar Val'loa, e para isso é preciso encontrar aliados. Na viagem para a ilha vão ser atacados por gobelins marinhos comandados pelo Rockingham. O mais importante nesta parte : a revelação sobre quem é Rockingham, a transformação de Elena, o desaparecimento de Er'ril. O poder torna-se cada vez mais atraente para Elena, e este esta a transformar-se. Numa tentativa de ajudar na batalha, cria uma arma forjada no seu sangue e na sua magia, que vai ter um custo, vai perder alguns anos da sua vida e envelhecer. Gostei desta parte, porque era bizarro ver a Elena (uma pré-adolescente) comportar-se como adulta. Transformação que vai fazer com que Er'ril comece a olhar para ela de forma diferente , o que lhe agrada, porque ela sempre teve um fraquinho pelo guerreiro. Interesse que vai ser interrompido com o desaparecimento dele durante uma batalha, todos acreditam que esta morto.
- o grupo do Kast e da Sy-wen. Estes dois tem que convencer os povos respectivos a fazerem as pazes e a trabalharem em conjunto com Elena. Algo dificil, o povo de Kast os dren'rai (conhecidos como sanguinário, povo de piratas), odeia os mer'ai que consideram os seus antigos escravagistas. Os mer'ai por sua vez consideram-no um povo inferior. E depois existe a maldição que os liga, e que os dren'ai não perdoam. Vamos descobrir a verdade sobre as origens de ambos e é algo surpreendente. E entra a parte do romance. Kast gosta de Sy-wen, mas depois de se ter transformado em meio-homem meio-dagrão, fica sem saber até que ponto os seus sentimentos são devidos à maldição que os liga, e se fosse um homem normal, Sy-wen lhe ligaria. Ela tem os mesmo sentimentos. Adorei a historia entre este dois, a a forma lenta como se vão conhecendo, aproximando, apaixonando-se. E depois de um 1° contacto, decidem viver o que os une.
- a parte final. Reunião de parte dos personagens para a grande batalha. Nenhuma guerra é sem consequéncias, e esta vai trazer bastantes, mas nem tudo vai ser negativo.
Nota: 8,5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário