quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Livro n.° 23


Titulo: Les sentinelles du jour
Titulo original: Day watch
Autor/a: Serguei Loukianenko
Editora: Albin Michel
Paginas: 453
Género: Fantasia Urbana
Sinopse:
In this logical follow-up to Night Watch, the shaky thousand-year truce between Light and Dark is threatened by the theft of a unique artifact. Watching each other warily, leaders on both sides scheme to find advantage in a cold war disguised as peace even as the impartial Inquisitors struggle to maintain the precarious balance. Day Watch exposes a shadowy planet where humans, vampires, werewolves, and witches interface, often unaware that they are mere puppets in a larger conflict. For many years, Kazakhstan-born, Moscow-based writer Sergei Lukyanenko has been a top-selling author in Russia and Europe
Opinião:
2° livro da série: “sentinelas”. Neste livro notei uma evolução do género: de fantasia urbana para quase ficção cientifica; e a nível de vampiros, já não são os “clássicos” vampiros, apesar deste existirem, o que os distingue, é que são emoções aquilo que absorvem, e a capacidade a serem magos. O autor continua com o mesmo estilo: 3 historias, 2 quase independentes que quase se poderiam considerar novelas, e uma 3 que reúne elementos das anteriores em forma de conclusão. Parte deste livro para mim continua a ser muito filosófico, e continua o eterno debate sobre o que é Mal e Bem, qual o limite, e o contexto que leva a esse limite. Este livro esta mais focalizado nos sentinelas do Dia, apesar de personagens como Anton, Guesser, e outros do 1° continuarem a aparecer e a ser peças importantes. Este livro fez-me lembrar um pouco “Romeu e Julieta”, já que no fundo é sobre amores impossíveis, ou quase, não fosse existir a tal luta para definir o Mal e o Bem.
1° historia: a intriga foca-se em Alissa Sombra e Outra, antiga amante de Zébulon, feiticeira, e que quase morre num controlo. Sem Força Vital quase nenhuma o que a impossibilita de ter poderes. Aceita ir de férias para uma colónia de férias, de forma a absorver energia de crianças. E apaixona-se, sem se aperceber por um Sombra, e que é um grão de areia numa conspiração. Um amor impossível e que só tem uma forma para terminar.
2° historia: a intriga-se foca-se sobre um misterioso Outro que aparece em Moscovo, ao mesmo tempo que é roubado na Suíça um objeto poderoso na sede da Inquisição. Esta personagem comporta-se como alguém com amnésia, quase como se tivesse nascido à pouco tempo e tivesse de aprender tudo de novo. Existem 2 coisas importantes nesta intriga: a decisão que terá que tomar Anton, e que pode indirectamnte ajudar os Sombras, mas que de forma egoísta lhe pode dar a oportunidade de amar a Sevtlana, e o significado de Espelho, algo raro, criado pela penumbra e que não é um Sombra nem um claro, mas que tem um propósito bem definido. Detestei algo que acontece aqui.
3° historia: o julgamento final, e esta frase é para ler de forma literal. Gostei do final, já que no fundo o amor vence.
Book Trailer:



Nota: 8,75/10

Sem comentários:

Enviar um comentário