quarta-feira, 30 de março de 2016

30: Le prisme noir - Brent Weeks


Titulo: Le prisme noir

Titulo Original: The black prism

Autor/a: Brent Weeks

Editora:  Milady

Género: Fantasia

Páginas: 715



Sinopse: Gavin Guile est le Prisme, l’homme le plus puissant du monde.

Empereur et magicien, il est le gardien d’une paix bien fragile. Et d’un terrible secret.

Les Prismes ne vivent jamais vieux, et Gavin sait exactement combien de temps il lui reste : cinq ans... et cinq missions impossibles à accomplir.

Plus la lumière est vive, plus l’ombre est profonde.

Comentário: 1° livro da série The lightbringer. Sou fã do autor, as espectativas eram altas, e apesar de ter gostado do livro, teria gostado de uma escrita menos “pesada”, menos confusão e seca, sobretudo na parte das explicações sobre a luz, as cores, etc. estas explicações eram necessárias, mas a forma como foi feita não foi das melhores. Gostei mais da escrita da parte final do livro, menos confusa. Tirando isto, esta série promete. O cenário é original, apesar de recorrer às bases da fantasia. A base da intriga é uma autentica tragédia grega: dois irmãos que se amam, mas que a cobiça do pai, a preferência deste por um e o amor dos dois pela mesma mulher, leva à pior guerra que o mundo viu. Apenas um irmão ganhou, ou perdeu se formos a analisar tudo o que aconteceu depois. Passaram 16 anos. Nada é como antes, a paz no fundo nunca existiu. Conspirações, traições, muitas mentiras, e verdades que afinal são mentiras, e uma nova guerra que se aproxima. Este é um mundo definido pela magia, e pelo espectro da luz. Cada cor define uma emoção, um poder, a hierarquia social e politica. Apenas um consegue combinar todas as cores o Prisma. Este aparece apenas quando o sucessor morre, o que acontece em poucos anos, a magia tem um preço e este é o desgaste do corpo, e mesmo da mente, podendo levar à loucura. Os personagens:
Gavin: por amor a uma mulher lutou contra o irmão. Também lutou pelo poder. Ele é um prisma, e por estranho que pareça, o irmão também era, algo que nunca deveria ter acontecido. Apesar de representar o poder absoluto, esta sozinho, não confia em ninguém. Esconde um segredo, para o manter abdicou se si mesmo, e do amor por essa mulher. Esta na fase final da sua vida, e esta decidido a cumprir determinadas coisas. Mas uma guerra aproxima-se. Personagem interessante, e que vai evoluir de uma forma que não estava à espera. Herói, carrasco, difícil de escolher por vezes.
Dazen: irmão de Gavin. Perdeu a guerra, a vida, e sobretudo o reconhecimento do pai. É difícil por diferentes motivos separar Gavin de Dazen e falar em separado.
Kip: filho bastardo de Gabin algo que ele desconhecia até a sua vila ter sido atacada e eliminada da face da terra. Adolescente com muitas inseguranças, devido sobretudo ao aspecto. Possui poderes que nem ele imagina. Entre ele e Gavin estabelece-se uma relação de proximidade, que vai ter os seus altos e baixos. Este vai ser uma personagem central.
Karris: a mulher que provocou uma guerra sem o querer. Perdeu bastante, a família, o amor. Agora é um membro da Guarda Negra que protegem o Prisma e todos os magos. Esta ao serviço do Branco, uma anciã, que governa na sombra e que esconde muito.
Punho-de-ferro: membro da guarda, guarda-costas do Prisma e de Kip, tem muito a esconder.
Liv: tutora de Kip, por quem este tem uma paixoneta. É vitima de chantagem, tem como missão espionar o Prisma, que ela odeia e culpa da morte da mãe.
Corvan: antigo general de Dazen e amigo, pai de Liv.
Rask: proclamado rei de Tyrea. Quer se vingar de Gavin, e recuperar o que acredita ser seu.


Nota Geral: 3.5/5
Escrita: 3
Cenário: 3.5
Originalidade: 3.5
Personagens: 4
Suspense: 4
Humor: 3
Romance: 2.5
Capa: 4
Aditivo: 4
Previsível: 4

Sem comentários:

Enviar um comentário