segunda-feira, 14 de março de 2016

25: Le club de la petite librairie - Deborah Meyler


Titulo: Le club de la petite librairie

Titulo Original: The bookstore

Autor/a: Deborah Meyler

Editora: City poche

Género: Romance contemporâneo

Páginas: 452

Site: -----


Sinopse: Jeune femme brillante, Esme obtient une bourse à l’université de Columbia à New York. Dans cette ville où tout semble éphémère, elle tombe amoureuse de Mitchell. Tout va bien, jusqu’à ce qu’elle soit enceinte : là, Mitchell annonce qu’il la quitte. Déterminée à reprendre sa vie en main, Esme trouve un travail dans une petite librairie de quartier, tenue par George, son propriétaire excentrique et le taciturne Luke dont le rêve est de devenir guitariste. Au milieu des livres, la jeune femme trouve un réconfort bienvenu. Tout comme auprès des clients de la librairie qui deviennent des amis et des soutiens. Et puis, un jour, Mitchell revient. Esme a-t-elle envie de lui accorder une seconde chance ? Le bonheur est-il à ce prix ?

Comentário: o titulo engana, a sinopse também, não estava à espera disto. Gostei, não gostei… para ser honesta estava à espera de mais. Este livro tinha tudo para ser daqueles livros que marcam. O inicio do livro é “brutal”, não estava à espera que começasse por abordar de uma forma tão direta um tema que ainda é tabu: a masturbação feminina. Não me chocou, pensei que ia ser um livro sobre a mulher na sociedade, sobre a aceitação daquilo que queremos, sobre as dificuldades de ser mulher, sobretudo quando a protagonista descobre que esta grávida e sozinha. As escolhas, o que fazer ou não fazer. Esme é britânica, e encontra-se em Nova Iorque a tirar um doutoramento graças a uma bolsa. Conhece Mitchell, um professor universitário de 33 anos, bem na vida, bom aspecto e um grande estupor, egoísta e manipulador. A relação é recente quando descobre que esta grávida e ele lhe da com os pés, a forma como o faz… A intriga é narrada pela Esme, o que nos permite conhecer os seus estados de alma, angustias, medos. É estrangeira, esta sozinha, não é rica, o que fazer abortar, continuar com a gravidez? O que me incomodou, para uma personagem tão inteligente, não compreendi esta obsessão por Mitchell, para mim não é amor, como é que alguém consegue perdoar e perdoar, depois de tanta humilhação? A personagem mais bem conseguida é sem duvida Mitchell é uma das personagens mais odiosas que tive o desprazer de ler. Esme vai-se apoiar na vizinha e amiga Stella, fotógrafa, cineasta, lésbica e com um gosto pelo hard a nível de roupas, e que deu a meu ver o melhor conselho que alguém pode dar quando se pensa em fazer ou não um aborto. Aonde é que entra a livraria nisto? E bem, nem eu entendi bem, poderia ser um café, uma loja de flores, a autora não soube desenvolver esta parte, nem os inúmeros personagens secundários que pertence a esse mundo. Esme é uma cliente da livraria, e mais tarde vai trabalhar nela. Existem alguns personagens que poderiam ter sido mais desenvolvidos, como o Luke, musico, misterioso, comporta-se de forma estranha com a Esme e trabalha na livraria, ou o George o dono, ou outro dos clientes habituais ou “amigos” como o sem abrigo que George ajuda. Este “mundo” perdeu-se um pouco no meio de tanta lamentação e duvida da Esme. O final é o ideal, mas ao mesmo tempo insatisfatório. O que retiro deste livro são as citações fantásticas que encontrei, que compensou cenas lentas e sem grande interesse em grande parte do livro.

« Le monde ne s’arrête pas de tourner pendant qu’on réfléchit. »
« Il y a des moments où on a vraiment la sensation d'exister, d'être en vie, où on prend conscience que vivre, c'est douloureux non pas parce que c'est terrible, mais parce que c'est magnifique. »
« Mais toutes les photographies sont tristes parce qu'elles montrent quelque chose qui n'est plus, fait remarquer Stella. Elles attirent notre attention sur le fait que le temps passe, que rien ne dure [...] Chaque battement de paupières est une élégie. »
« Je parle de choix. Je parle de choix dans le sens le plus profond du terme. Arrête-toi. Tais-toi. Puis, decide.”

Nota Geral: 2.5/5
Escrita: 3.5
Cenário: 3
Originalidade: 3
Personagens: 2
Suspense: 2.5
Humor: 2
Romance: 2
Capa: 3
Aditivo: 2.5
Previsível: 2

Sem comentários:

Enviar um comentário