domingo, 13 de março de 2016

21: Chiens perdus & coeurs solitaires - Lucy Dillon


Titulo: Chiens perdus & coeurs solitaires

Titulo Original: Lost dogs and lonely hearts

Autor/a: Lucy Dillon

Editora: Archipoche

Género: Romance contemporâneo

Páginas: 498

Site: -----


Sinopse: En l’espace de quelques jours, Rachel Fielding, une Londonienne de 39 ans, découvre ses premiers cheveux blancs, perd son travail et son petit ami !
D’autres auraient sombré. Rachel n’en a pas le temps. Elle apprend dans la foulée que sa tante, en disparaissant, lui a fait un legs inattendu : la voilà propriétaire d’un refuge canin.
Plutôt que de le vendre, Rachel décide de s’installer à la campagne et de s’occuper des chiens perdus qu’avait recueillis sa tante.
En cherchant des familles d’adoption pour Bertie le basset, Lulu le caniche, ou Toffee le labrador, elle viendra – presque à son insu – en aide aux cœurs solitaires du voisinage… dont le sien !

Comentário: Leitura agradável, estilo simples. Gostei do livro, das intrigas, das personagens sobretudo do Bertie um dos cães. Apesar da componente canina ser importante existe muito mais. A autora conta 3 historias que se cruzam, não existe um casal, mas 3, o que se canhar foi um erro. Quando terminei a leitura pensei que teria preferido que este livro fosse o primeiro de uma trilogia. A autora quis tanto contar tudo ao mesmo tempo, qua acabou por contar de forma rápida, por vezes pouco desenvolvida, o que levou a uma certa frustração confesso. É um livro com algum humor, drama, romance, e muita esperança. A 1° intriga:
Rachel é uma citadina, a quem tudo corre pelo melhor ou corria. Foi traída, o que é um pouco estranho visto ela ser a outra; perdeu o emprego, e a casa (trabalhava para ele e vivia num apartamento dele). Tem uma relação distante com a mãe, motivo, sentir-se colocada de lado, por ser uma mulher independente, que trabalha, não tem filhos, o contrario da irmã. Herdou da tia, uma casa, um grande terreno e a paixão desta: um refugio para animais, e o seu animal de companhia. Obrigada a viver la enquanto trata dos aspectos legais e decide o que fazer, vai sem se aperceber envolvendo com todos os que de alguma forma estão ligados ao refugio, e ao cão a quem ela torna confidente de todos os seus maus. Faz amizades, e faz o impossível, arranja companheiro. O romance é engraçado. Os dois são o oposto. George é o veterinário, solteirão, um pouco rude, independente, o passatempo favorito rir do aspecto citadino da Rachel. No fundo cedem à atracção, sentem algo, mas não fazem o que fazer com isso, e com a forma independente de vida que ambos têm.
Zoe, cabeleireira, mãe de dois filhos e recém-divorciada. O marido é um cretino. E a isto junta-se um cachorrinho que ele ofereceu aos miúdos, e que ela tem que educar. Esta personagem é bastante insegura, autoestima baixa, e que tem o lamentável defeito de ceder às pressões. Vê uma luz ao fundo do túnel quando conhece o Bill, médico local e quebra-corações. Bill é mais do que aparência, e a atitude dele vai confirmar isso com o evoluir da relação entre ambos, que vai muito devagar, o que se entende com miúdos.
Natalie casada com Johnny. Trabalha numa empresa, é uma mulher de sucesso, ele professor. Amam-se e vivem dia a dia com um sonho e problema: filhos. Natalie não consegue engravidar. A intriga que mais gostei. A relação do casal apesar de todos os altos e baixos, sobretudo baixos, consegue manter-se. Apesar de todo o amor e cumplicidade, por vezes existem coisas que um teme dizer, fazer, aceitar. Gostei da forma como a autora introduziu o Bertie na vida deles, e como este decerta forma fez com que a relação se tornasse mais solida, da forma como se tornou um membro da família. De todas esta deve ser a intriga mais dramática e com mais emoção.
Todas as personagens se conhecem, e cruzam no refugio. Existe uma 4° intriga que merecia mais e não aquele desfecho rápido no final. A tia da Rachel é alguém que ela mal conhecia, a permanência na casa faz descobrir uma tia mais jovem, mulher fatal, e com um grande mistério na sua vida.

Nota Geral: 3 /5
Escrita:  3.5
Cenário:  4
Originalidade: 3.5
Personagens: 3.5
Suspense: 3
Humor: 3
Romance: 3
Capa: 2.5
Aditivo: 3
Previsível: 3

Sem comentários:

Enviar um comentário