quinta-feira, 19 de setembro de 2013

152: Moi, l'amour et autres catastrophes - Karen Templeton


Titulo: Moi, l'amour et autres catastrophes
Titulo original: Loose screws
Autor/a: Karen Templeton
Editora: Harlequin
Páginas: 482
Género: Chic-Lit
 
Sinopse original:  




Thirty-year-old Ginger Petrocelli didn't expect to be sitting in her tiny one-room apartment guzzling a hundred-dollar bottle of champagne. But that's what happens when you get stood up at the altar. And as if life weren't sucky enough, she's being questioned by a police detective as to the whereabouts of her M.I.A. fiance. Did we mention that the police detective also happens to be Ginger's first love? Lost job, missing fiance... She is forced to make the best out of a bad situation, (move in with her crazy mother and grandmother) and Ginger's summer is anything but ordinary.

Opinião: Este é um livro, e cito a protagonista, encontrar primeiro a alma e depois logo se vê a alma gémea. Existe romance, mas a meu ver é pouco, e é aqui que o livro falha. Precisava mais de acção e de romance. A escrita é simples e a leitura é rápida. Contado na 1° pessoa, este é o relato da Ginger. Tinha tudo para ter uma vida quase perfeita, mas o seu mundo começa a destruir-se quando é abandonada no altar pelo noivo. Tudo à sua volta começa a cair como um castelo de cartas. E como um desastre nunca vêm só... Os desastres da sua vida:
- abandonada pelo noivo, fecha-se em casa e apanha uma bebedeira sendo surpreendida no pior momento pelo Nick, o homem com quem perdeu a virgindade num encontro escaldante numa arrecadação, e por quem continua a fantasiar.
- o chefe é assassinado e perde o emprego
- a pessoa a quem sub alugou o apartamento esta de volta e precisa dele.
Apoia-se nas amigas: a Shelby a dona de casa, esposa, mãe, amiga perfeita, romântica e Tierri a amiga cínica, sarcástica e que depois de dois casamentos falhados quer castrar os homens. Sempre que uma precisa juntam-se no que chamam as Reuniões das Cabras aonde é só permitido comida ultra calórica. O texto e os diálogos focam-se bastante sobre a necessidade de ultrapassar os piores momentos e de se redescobrir novamente. É um livro sobre relações humanas. Além das amigas existe o lado familiar. Ginger é de uma família no mínimo explosiva, pai católico (já morreu) e italiano, mãe judia. A relação com a mãe é péssima, ambas são teimosas, a relação é um pouco distante. A mãe é feminista, hippie, anarquista, e defensora das causas perdidas. E vai lançar mais umas bombas à vida da Ginger. O aspecto positivo é que finalmente se começam a entender e a perceber que afinal são bastante parecidas. Mas existem mais personagens interessantes: a avô dela italiana típica e que passa a vida a cozinhar e a fazer todo o mundo comer, os antigos vizinhos um casal gay, em que um deles ainda não saiu do armário, um cão um pouco snobe, um galo que vai ser salvo (esta parte é de loucos), o Greg o noivo que foge e mais tarde se arrepende (esconde os seus motivos), a família rica e arrogante dele (tirando o irmão mais novo que é a ovelha negra), e o Nick. O Nick é policia, é cunhado de uma prima da Ginger. Tiveram um encontro escaldante, mas ele depois não telefona (tinha prometido ). O interesse entre eles é evidente para as respectivas famílias. A Ginger têm medo de se apaixonar de novo. E quando finalmente começam a ser um pouco mais do que amigos: nova bomba. E chega o momento de escolhas. Apenas conhecemos a escolha da Ginger no final do epilogo e achei isso perfeito.
Nota: 3,5/5

6 comentários:

  1. Parece um livro engraçado, daqueles chico-lits que se lêem num instante e entretêm durante um bom bocado! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens razão é um chick-lit que entretêm durante um bocado :)

      Eliminar
    2. Sim, chick-lit! ;)
      (Esta escrita "inteligente"... -.-)

      Eliminar
  2. O título atraíu-me e pela tua opinião parece uma boa leitura ligeira ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é engraçado, é pena que não houvesse um pouco mais de romance, e sim é uma leitura bastante ligeira

      Eliminar