sexta-feira, 6 de setembro de 2013

141: L'impératrice des sept collines


Titulo: L'impératrice des sept collines
Titulo original: Empress of seven hills
Autor/a: Kate Quinn
Editora: Presses de la cité
Paginas: 535
Género: Romance historico

Sinopse original: Powerful, prosperous, and expanding ever farther into the untamed world, the Roman Empire has reached its zenith under the rule of the beloved Emperor Trajan. But neither Trajan nor his reign can last forever... Brash and headstrong, Vix is a celebrated ex-gladiator returned to Rome to make his fortune. The sinuous, elusive Sabina is a senator's daughter who craves adventure. Sometimes lovers, sometimes enemies, Vix and Sabina are united by their devotion to Trajan. But others are already maneuvering in the shadows. Trajan's ambitious Empress has her own plans for Sabina. And the aristocratic Hadrian-the Empress's ruthless protégé and Vix's mortal enemy-has ambitions he confesses to no one, ambitions rooted in a secret prophecy. When Trajan falls, the hardened soldier, the enigmatic empress, the adventurous girl, and the scheming politician will all be caught in a deadly whirlwind of desire and death that may seal their fates, and that of the entire Roman Empire...
Opinião: 3° livro da série:”the empress of Rome “. cronologicamente acontece apos o 1° livro, no 2° livro os acontecimentos são anteriores ao 1°. Espero que publiquem também o 2°, algo que a editora francesa não fez. Tinha muitas espectativas para este livro, gostei bastante mas fiquei um pouco desiludida, a verdade é que não gostei muito da personalidade dos protagonistas, e apesar de até nem espantar aquele final estava à espera de outra coisa. Em relação ao final, por algo que a autora escreve nas notas históricas, fiquei com a sensação que a série iria continuar, o que é bom. A intriga é contada pelos principais intervenientes. Muita acção e algumas descrições. O trabalho de pesquisa nota-se, a autora conseguiu transmitir o ambiente de guerra, das legiões, e de todo o ambiente da época. É um livro cheio de conspirações, traições. Existe algum humor. Existe romance, mas estava à espera de mais. Esta parte ficou “salva” por um casal secundário. O livro é dividido em 3 partes:
Roma: a chegada do protagonista, o reencontro com a protagonista. É no fundo a apresentação dos personagens e das bases de toda a intriga. É nesta parte que ficam definidos os ódios, amores, amigos e inimigos.
Dácia: a guerra, a afirmação do protagonista, mas também do seu maior inimigo. Tudo ganha mais clareza. É também nesta parte que as mascaras caiem, sobretudo no amor.
Parthes: mais guerra, mas agora por vezes a gloria parece estar longe. O tempo passou, a vida de todas prosseguiu ou não. É a preparação para o golpe final e a execução do mesmo. Existem cenas bastante fortes nesta parte. Alguns personagens surpreenderam-me pela positiva, outros pela negativa. Em relação ao final não gostei muito, mas até é o ideal se refletir a tudo o que se passou.
A intriga é contada pelos seguintes personagens:
Vix: filho dos protagonistas do 1° livro. É filho de um gladiador e de uma antiga escrava judia. Na infância também foi escravo e obrigado a lutar. Decide ir para Roma para viver emoções. Este personagem anda parte do livro um pouco perdido. Foge do compromisso, mas apaixona-se pela filha de um senador amigos dos pais, Sabina. Torna-se soldado, mas o seu sonho é ser centurião. Um sonho que vai ter os seus custos, mas do que aqueles que esperava. Vai adoptar o filho de uma antiga amante e casar com Mirah, uma judia de Roma sobrinha de uma amigo. O seu maior inimigo é Hadrian.
Sabine: filha de um senador. Ambiciosa, fria, muito inteligente, mimada. Pessoalmente achei uma cabra, deveria ter gostado dela , mas não. Joga com os sentimentos do Vix (ok ele como é parvo também deixa). Casa-se com Hadrian, porque este tinha os mesmos sonhos de viagens e conhecer o mundo. Mas nem tudo corre como ela quer. O que diga-se adorei :)
Plotine: personagem mais interessante e maquiavélica. Imperatriz de Roma. Faz tudo para ser admirada pela sua moral, elegância, sabedoria. O casamento dela foi por conveniência e não é feliz. Adopta Hadrian, e faz dele a sua obsessão mórbida. Quer que ele seja o próximo imperador, e faz de tudo para que isso aconteço, mesmo tudo, algo que o imperador não quer. Vai escolher Sabine como esposa, porque acha que a pode manipular, mas descobre que isso não é possível, apesar de continuar a tentar. Personagem complexa, um pouco louca, loucura que vai evoluindo ao mesmo tempo que a obsessão, chegando mesmo a considerar-se a deusa Juno.
Titus: adoro o personagem. Pertence à classe alta de Roma. Foi um dos pretendentes de Sabine. Amigo de Vix, mas também de Hadrian. A importância desta personagem é enorme, e vai crescendo à medida que toda a historia prossegue. Adora fazer citações, sonha com uma vida sossegada, algo que nunca ira ter. Salva a parte romântica.
Hadrian: enteado dos imperadores de Roma, adorado por um odiado por outro. Quando era criança um astrologo disse-lhe que iria ser imperador. Apesar de sonhar com viagens, arquitectura, arte, decide transformar-se num grande homem politico, mesmo pouco acreditando. O casamento com Sabine começou por amizade, mas o tempo e as escolhas fazem com que se transforme. Odeia Vix, e vai fazer de tudo para o humilhar e destruir.
Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário