segunda-feira, 15 de setembro de 2014

168: La faiseuse d'anges - Camilla Läckberg



Titulo: La faiseuse d'anges
Titulo original: änglamakerskan
Autor/a: Camilla Läckberg
Editora: Actes sud
Páginas: 437
Género: Policial
Site autor/a: http://www.camillalackberg.com/
Desafio 2014 :-------
Sinopse: Pâques 1974. Sur l’île de Valö, aux abords de Fjällbacka, une famille disparaît sans laisser de trace. La table est soigneusement dressée pour le repas de fête, mais tout le monde s’est volatilisé. Seule la petite Ebba, âgée d’un an, erre, en pleurs, dans la maison abandonnée. L’énigme de cette disparition ne sera jamais résolue.
Trente ans plus tard, Ebba revient sur l’île et s’installe dans la maison familiale avec son mari. Accablés par le deuil et la culpabilité après le décès de leur fils, ils nourrissent l’espoir de pouvoir y reconstruire leur vie, loin du lieu du drame. Mais à peine se sont-ils installés qu’ils sont victimes d’une ten tative d’incendie criminel. Et lorsqu’ils commencent à ôter le plan - cher de la salle à manger, ils découvrent du sang coagulé. C’est le début d’une série d’événements troublants qui semblent vouloir leur rappeler qu’on n’enterre pas le passé.
De son côté, Erica s’était depuis longtemps intéressée à l’affaire de la mystérieuse disparition sur l’île. Apprenant le retour de la seule survivante, elle se replonge aussitôt dans le dossier. Elle n’imaginait pas que l’affaire était si complexe. Elle n’imaginait pas que tout avait commencé il y a plus d’un siècle avec une faiseuse d’anges. Elle n’imaginait pas que les secrets familiaux allaient mettre en péril l’une des personnes les plus importantes de sa vie.
Opinião: 8° livro da série Erica e Patrik Falck. No final deste livro existe uma nota da autora, por pura coincidência , esta obra foi publicada pouco antes do atentado à bomba em Utopia, e um dos temas aqui desenvolvidos é a subida da extrema direita na Suécia, com direito a tentativa de atentado. Nesta nota a autora transmite a sua revolta e dor pelo que aconteceu. Pode-se dizer que o mundo é pequeno... Este é um livro diria pessoal, existem vários reflexões da protagonista sobre a família, o casamento e a conciliação disto tudo com o seu trabalho de escritora, que dá a impressão serem um desabafo da própria autora. Gostei bastante deste livro. A autora coloca em destaque outros protagonistas: o Gösta, sobre uma decisão que tomou e que marcou a sua vida; o Martin, diga-se que detestei o que a autora fez; e a Anna que cada vez detesto mais. Existe um mistério em Fjällbacka, uma família desapareceu misteriosamente durante o sábado de pascoa. A mesa estava posta, com sinais de terem começado a comer. O único que os policias encontraram foi o membro mais novo, uma bebé a Ebba a chorar. Passaram anos, e a pergunta sobre o que aconteceu continua na mente de todos os habitantes. Mistério que vai estar novamente na ordem do dia quando Ebba regressa à casa familiar com o marido para restaurarem a casa, uma antiga escola. Mas esta é uma desculpa, no fundo ambos fugiram às memorias e a dor da morte trágica do filho, e que abriu um fosso entre os dois. Mas esta restauração vai surpreender todos, quando Ebba e o marido encontram no soalho uma enorme mancha de sangue. Começa a investigação, para saber o que aconteceu. Esta investigação vai levar a novos interrogatórios a 4 antigos alunos todos diferentes, e parecem esconder algo, que se separaram e vivem em mundos diferentes, mas que algo liga: um chefe de um partido da extrema direita, um judeu marcado pelo passado dos pais e que vive para a obsessão de construir um museu de homenagem aos judeus, um homem de negócios sem escrúpulos capaz de vender a mãe; um aristocrata sem dinheiro, e o antigo líder deles, que sempre viveu no limite em busca de emoções radicais e que agora esta numa cadeira de rodas. A autora volta a misturar presente com o passado, com uma historia que remonta ao inicio do sec20 sobre uma mulher que foi executada por matar bebés. Esta intriga vai focalizar-se na sua descendência, sobretudo na filha que viveu marcada pelo escândalo, e por uma paixão não correspondida, que se tornou numa obsessão. Este é um livro cuja intriga é um pouco previsível, mas que prende da primeira pagina à ultima.
Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário