quinta-feira, 28 de agosto de 2014

159: Dreadnought - Cherie Priest



Titulo: Dreadnought
Titulo original: Drea
Autor/a: Cherie Priest
Editora: Panini (eclipse)
Páginas: 471
Género: Steampunk
Site autor/a:http://www.cheriepriest.com/
Desafio 2014 : mount tbr reading ; new author
Sinopse original: Nurse Mercy Lynch is elbows deep in bloody laundry at a war hospital in Richmond, Virginia, when Clara Barton comes bearing bad news: Mercy’s husband has died in a POW camp. On top of that, a telegram from the west coast declares that her estranged father is gravely injured, and he wishes to see her. Mercy sets out toward the Mississippi River. Once there, she’ll catch a train over the Rockies and—if the telegram can be believed—be greeted in Washington Territory by the sheriff, who will take her to see her father in Seattle.

Reaching the Mississippi is a harrowing adventure by dirigible and rail through war-torn border states. When Mercy finally arrives in St. Louis, the only Tacoma-bound train is pulled by a terrifying Union-operated steam engine called the Dreadnought. Reluctantly, Mercy buys a ticket and climbs aboard.

What ought to be a quiet trip turns deadly when the train is beset by bushwhackers, then vigorously attacked by a band of Rebel soldiers. The train is moving away from battle lines into the vast, unincorporated west, so Mercy can’t imagine why they’re so interested. Perhaps the mysterious cargo secreted in the second and last train cars has something to do with it?

Mercy is just a frustrated nurse who wants to see her father before he dies. But she’ll have to survive both Union intrigue and Confederate opposition if she wants to make it off the Dreadnought alive
Opinião: 2° livro da série The clockwork century. Estava à espera de encontrar a protagonista do 1° livro. Enganei-me, esta aparece apenas na parte final. A autora optou por colocar outros protagonista em foco de forma a dar uma imagem mais completa sobre o que se passava, sobre a guerra civil entre a Confederação (sul) e a União (norte), e para explicar melhor a situação geopolítica. Desta vez a protagonista é Mercy,a filha de um dos esquecidos o Jeremy, um dos habitantes enclausurados da cidade de Seattle. Mercy é enfermeira, originaria de uma zona fronteiriça acaba por casar com um nortenho. Após 8 meses de casamento este é convocado para lutar com a União. Não deixa de ser irónico, ela cuida de soldados que dispararam contra o marido e vice-versa. Após 2 anos de uma troca de correspondência recebe a visita de um veterano da União e de um membro da cruz vermelha, o marido morreu num campo de prisioneiros. Esta não é a única noticia que recebe, o pai do qual não tinha noticias desde menina esta a morrer e quer vê-la. Sem nada que a prenda, decide ir visita-lo, mas esta não é uma viagem qualquer, tem que atravessar um pais em guerra e entrar em zona inimiga para uma sulista. De dirigível, barco, carroça, a pé, e comboio, esta é uma viagem longa que a coloca a par de diferentes realidades, que a leva para a frente de batalha, fazer conhecer a realidade dos Rebeldes, soldados que desertaram e que atacam comboios. A melhor parte é quando ela entra no comboio para a ultima parte da viagem. Esta não é uma locomotiva qualquer, é o Dreadnought, locomotiva de guerra, equipada com armamento e blindada, aceitou levar passageiros, supostamente além deles apenas leva o corpo de soldados que morreram em combate, mas isto revela-se uma mentira. A ultima carruagem esconde um segredo. Algo que espiões transmitiram ao Sul, e estes como resposta enviaram o Shenandoah, com menos armas, mas um comboio muito mais rápido graças à introdução do petrolio. Começa uma corrida entre os dois, e como é uma guerra, não é pacifica, e a isto vai juntar-se mais tarde centenas de zombies famintos. Gostei dos passageiros deste comboio: da Mercy que serve um pouco como elo de ligação entre todos, um Texas ranger, que esconde a situação disposto a tudo para chegar ao destino, dois enviados do Império mexicano que investigam o estranho desaparecimento de soldados, uma senhora de idade que vai receber uma herança que é snob e a sobrinha e dama de companhia de aspecto tranquilo, e “apagado”, mas que de sonsa nada, e que é infalível com uma pistola na mão, um cientista louco, soldados que receberam ordens e que no fundo estão fartos de uma guerra que não entendem. Em termos de acção este é o livro mais movimentado até ao momento, e o meu favorito.
Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário