quarta-feira, 8 de agosto de 2012


Titulo:  La proie de la magie
Titulo original:  Magic’s pawn
Autor/a :  Mercedes Lackey

Editora:  Milady
Paginas: 506

Genero:  Fantasia
Site autor/a: http://www.mercedeslackey.com/

Sinopse original:
Vanyel's disdain for swordsmanship earns him an unexpected exile--at the High Court of Valdemar under the guardianship of his stern and implacable Aunt Savil, one of the legendary Herald-Mages. A young man's painful discovery of his own immense talents and his true nature form the core of this richly detailed fantasy, the first in a new series set in the same world as "The Heroes of Valdemar." Lackey's talent for characterization lends depth to this coming-of-age adventure that will appeal to most fantasy readers.

Comentario:
1° livro da trilogia  “le dernier Héraut-mage”, e diga-se que a escrita quase nada tem a ver com a trilogia que li anteriormente, este é muito melhor.Vanyel é o herdeiro de um dominio, mas não é esse o seu sonho, o seu sonho é ser bardo. A relação com o pai é pessima, este menospreza-o, humilha-o e não faz nada quando o homem de armas dele o espanca. O motivo, Vanyel é diferente não so fisicamente dele (é parecido com a mãe), mas também tem conceitos e ideais diferentes e que o pai não aceita. A conselho do sacerdote, o pai de Vanyel decide exila-lo, afasta-lo de casa, de forma a que este perca não so a arrogancia (em parte é uma armadura de defesa) mas que se torne num “homem”. É enviado para a corte aonde vai morar com a tia Savil que é um dos magos mais importantes. Para vanyel vai ser um choque, existem pessoas mais inteligentes, bonitos do que ele, mas o pior é que descobre que como não tem o Dom não pode ser bardo. Mas é la que vai encontrar o amor em Tylender, aprendiz de mago de Savil, e que lhe vai mostrar o que é ser amado, o que é a confiança, o que é a felicidade. A relação deles é  complicada, ja que não é aceite pela sociedade e pelo pai de Vanyel, e por isso tem que se esconder. Mas existem complos contra a familia de Tylender, e quando este se vingar da morte do irmão, o caos vai estalar. Esta parte é a mais dolorosa do livro e triste. Mas o resultado vai ser a activação de todos os Dons em Vanyel. Mas para ele é tarde de mais. É então que ira começar a parte da cura. Adorei o livro, os personagens, não gostei do final do Tylender, apesar de compreender que seja uma fase importante da vida de Vanyel e para a sua evolução com a magia. A parte final do livro relativo à “cura” acho que ficava melhor como inicio de outro livro, por que saimos de um cenario muito forte, para outro que parece ter sido “acrescentado”. Nota para a irmã de Vanyel e para a mãe que gosta de se comportar como vivesse numa peça de teatro dramatica. Na parte final também aparecem personagens importantes e que de certa maneira estão interligados, aos acontecimentos da outra trilogia que li, apesar de esta trilogia se passar muitos seculos depois. Este livro é sobre a descoberta de quem se é, é sobre a aceitação daquilo que somos e sentimos.

Nota: 9/10

4 comentários:

  1. Olá Zana!!
    Teho este livro por ler, fico mesmo contente que tenhas lido. Sabes, comprei já por saber que o protagonista era gay - houve uma altura que comprei uma data de livros com o tema, já leste a fantasia de Fiona Patton? Também tenho o 1º de uma série dela por ler - ...enfim, sobre este liro, gostei dos teus comentários...não vou elr os outros para não ficar com ideias, mas li no forum que acaba bem no geral isso basta-me. :)

    ResponderEliminar
  2. gostei bastante da trilogia, em relação à Fiona Patton, ainda não li nada, parece ser interessante, pelo que li das sinopses, mas so posso ler quando ser traduzido numa das 3 linguas que leia :)

    ResponderEliminar
  3. :)
    Pois, que chatice ter de esperar...devias ter investido no inglês em vez d espanhol lololol

    ResponderEliminar
  4. eu até nem investi no espanhol, como sou de uma zona fronteiriça, o espanhol acabou por ser tão natural como o portugues, alias quando era miuda so via tv espanhola. mas vou ter que investir no ingles, um dia destes :)

    ResponderEliminar