sábado, 25 de agosto de 2012


Titulo:  La dague d’argent
Titulo original:  Silver’s edge
Autor/a : Anne Kelleher
Editora:  Harlequin
Paginas: 472
Genero: Fantasia
Site autor/a: http://www.fantasyliterature.com/kelleheranne.html

Sinopse original: THROUGH THE SHADOWLANDS: Where the touch of silver was Protection, Power and Peril...

UNWILLINGLY ENTWINED...There is more danger than usual in the Otherworld of the Sidhe and the mortal world of the Shadowlands. An unlikely group of conspirators--both mortal and Sidhe--plot to overthrow both thrones. They'd stolen the silver caul that protected the borders between the realms--and set into motion a perilous war....

A BLACKSMITH'S DAUGHTER, A SIDHE LADY, A MORTAL QUEENThree women stand against the encroaching evil. All they have is a girl's love for her father, a lady's for her queen--and a queen's for her country. Nessa, Delphinea and Cecily are each driven by a personal destiny, yet share a fierce sense of love, justice and determination to protect what is theirs. Will the spirit and strength of these women be enough to turn back the tide of the goblin hordes waiting to overrun the kingdoms? Perhaps. But the battle must still be fought....

Comentario: 1° livro de uma trilogia. O mundo é inspirado na Escocia medieval e nas suas lendas. Existem vàrias historias paralelas, 2 protagonistas, que se vão cruzar. Este livro também tem bastantes personagens secundarias. Gostei da intriga, e o melhor, é que ainda não tenho certeza de quem é malvado, ja mudei de ideias algumas vezes em relação a alguns personagens. Esta historia é envolvente, queremos ler mais. E a autora consegue surpreender em quase todos os capitulos com novas informações, revoltas, teorias da conspiração, atitudes de personagens. Este é um excelente livro de fantasia. Brynhiver é um reinado que esta a passar por uma revolta, o rei ficou maluco com a morte do filho, e a rainha que é uma princesa de um imperio que quer anexar o reino, aproveitor para colocar nos lugares chave, pessoas da sua confiança. Uma revolta isntala-se liderada pelo Duque de Darg, herdeiro legitimo ao trono. Mas esta guerra não vai ser a unica preocupação, à milhares de anos foi forjada uma teia de prata magica que permitiu a separação dos mundos: humanos, faërie, e mais importante, isolou os gobelins, permitindo aos outros viverem em paz. Mas a noite de Samhain aproxima-se. Nesta noite toas as portas de todos os mundos se abre, e em milhares de anos, é a 1° vez que a data coincide nos 3 mundos. E o rei gobelin quer vingança, finalmente sente que a liberdade esta proxima, ja que a rainha Faërie esta gravida e os seus poderes diminuidos. O que não sabe é que também no mundo Faërie existe uma conspiração para matar a rainha, para se poder reconstruir a teia, ja que esta actualmente esta a matar as pessoas de faëria lentamente. Algumas das personagens principais:

Nessa: filha de um ferreiro. A mãe escolheu seguir um elfo, por isso foi criada pelo pai de bébé. Para ela é um heroi. É criticada pelas pessoas da vila, é que foi criada como um rapaz. Uma noite o pai recebe a visita de um humano e de um elfo. Desaparece no dia seguinte, e no mesmo dia aparece um corpo de um gobelim. Decide ir ao Outro mundo procurar o pai que acredita estar viva. Acaba por conhecer Artimour por quem se vai apaixonar, romance que vai ser do mais complicado. Mas nada vai ser facil, vai ter que voltar ao seu mundo para ajudar contra a invasão. Quando volta este esta em guerra, muitas pessoas morreram. E vai fazer uma asneira ao aceitar criar uma faca de prata sem saber o motivo, e quando o sabe não se vai perdoar.

Artimour: meio-irmão da rainha de Faërie, é também meio humano, e por isso ignorado e colocado de parte. É o comandante do exercito real até ao dia em que o sobrinho de raça pura, fica com o cargo. Ao conhecer Nessa fica com pessima ideia dos humanos, é que o encontro entre os dois.... digamos que ela não estava no seu melhor. Mas apesar das circunstancias fica interessado pela atitude dela, coragem e honradez. Vai fazer de tudo para ignorar os sentimentos e afastar Nessa. Vai ser atacado à traição, o que o vai levar ao mundo dos humanos.

Cecily: esposa do Duque de Darg, com quem se casou por conveniência. Vai se apaixonar pelo 1° guerreiro do marido Kia. Bastante apagada, com um passado cheio de dor, vai se modificar quando algo vai acontecer, e então irà lutar pelo trono, ja que ela estava na linha.

Molly: feiticeira humana, tem algumas informações e serà vital para salvar Artimour e não so.

Duque de Dag: muito mais velho do que a esposa, sabe que esta gosta de Kia. Os ciumes cegam-no, e por isso não vé os movimentos do sobrinho que o quer morto, e além do trono, quer Cecily.

Cadwyr: sobrinho de Dag, quer Cecily e o trono, e para isso vai ao ponto de se associar com elfos e participar numa traição.

Albane: rainha faërie, esta é daquelas personagens que ainda não sei se gosto ou desgosto, pelo momento esta a se tornar odiosa. Acredita nas velhas tradições.

Timias: conselheiro da rainha mais velho. Esteve envolvido na criação da teia. É o pai de Albane. Obcecado pelas velhas tradições, snob. Comecei por achar simpatico e agora detesto.

Delphinea: enviada pela mãe à corte Faëria, apercebe-se que algo esta a acontecer. Ninguem acredita quando diz que os animais estão a morrer e que a culpa é da teia. Vai estar dividida pelas facções que lutam pelo poder. O unico amigo vai ser Petri, um ser que os elfos utilizam como escravos. Tem estranhas visões que envolvem Finuviel.

Finuviel: sobrinho de Albane vai fazer um acordo com Cadwyre. Esta persoagem é importante.

Gueniviére: meia irmã de Albane, é considerada por muitos como uma aberração. Não deveria ter nascido, ja que não era normal gemeos, quanto mais trigemios.  Ela, Albane e Artimour foram gerados por “magia” quando da criação da Teia. Esconde muitos segredos, um deles deixou-me de boca aberta. Mãe de Finuviel, é a parte centra de toda a conspiração para eliminar a irmã. Se é a vilã, nem ideia, ja mudei tanto de sentimentos em relação a esta personagem. Das personagens mais complexas.

Merle: a rainha estrangeira, no fundo faz tudo porque se apaixonou pelo marido Haoel, e mesmo este estando maluco, não deixa de ama-lo. Fiquei com pela desta personagem. Outro motivo para a guerra, é que não quer ser humilhada ao voltar para o reino dos pais, pelas irmãs por ja não ser rainha e estar casado com um maluco.

Haoel: rei de Brynhiver, com o desgosto da morte do filho bébé fica maluco, comporta-se como uma criança.

Nota: 9.5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário