segunda-feira, 19 de outubro de 2015

161: El puerto del perfume - Elizabeth Ming

Titulo: El puerto del perfume
Titulo original: A tale of the fragant harbour
Autor/a: Elizabeth Ming
Editora: Editiones B
Páginas: 497
Género: Landscape
Site autor/a: ------
Sinopse: Hong Kong, 1851. Con tan sólo diecisiete años, Sally embarca junto a su padre, el pintor Theodore Evans, en un viaje que los llevara desde Bristol hasta Hong Kong, reciente colonia británica. Theodore es un pintor a quien se encomiendan los retratos de los miembros de la Compañía Británica de las Indias Orientales destacados allí.
Mientras que él es un excéntrico amante de la aventura, Sally ansia ser introducida por fin en sociedad y encontrar así un esposo que le proporcione la existencia estable que nunca ha tenido. Sin embargo, a las puertas de una cultura milenaria y misteriosa, Sally iniciará la mayor aventura de su vida... 


Opinião: este livro foi uma desilusão. O inicio é bastante fraco, melhora na parte final, mas o final propriamente dito é uma frustração. A ideia de base é bastante boa, e a autora construiu personagens interessantes, sobretudo os secundários, o problema é que não os soube aproveitar, integrar mais na historia, muitos deles entravam num ponto da intriga para em seguida desaparecer. Não gostei muito da protagonista, achei que para alguém com as vivências que teve era muito “cega”, inocente, para o que a rodeava. Em relação a romance, praticamente não existe, é verdade que ela se apaixona duas vezes, mas uma relação não é credível e é completamente estúpida, e a que poderia se tornar numa grande historia, fica apenas no ar ( ele desaparece), para ser retomada de forma muito “aberta” na ultima página. Fiquei sem a resposta a muitas questões, esperei encontra-las no epilogo, mas não. Admito que este era poético, mas no fundo não acrescentou nada. Esta é a historia de Sally, filha de um pintor. A mãe faleceu quando ela era criança, o que aliado ao facto do pai se recusar falar dela, fez com que crescesse com a sensação desesperada de saber mais. Graças à profissão do pai, viveu em todo o lado e conheceu todo o tipo de pessoa. Mas apesar desta vida boémia e da liberdade que teve, sonha em casar, e seguir as regras. A ultima viagem do pai é para Hong Kong. Este livro relata a viagem, a introdução, ou tentativa, na sociedade da vila, a relação que vai estabelecer com os criados chinos, sobretudo uma que se vai tornar numa mãe para ela. Mas esta é uma viagem com consequências, o pai esconde segredos que vão terminar com a vida dele, e que vai levar a que uma série de acontecimentos façam crescer, e alterar para sempre a vida dela. Os romance são com o filho de um homem poderoso da vila que a vai recolher quando fica órfã. Homem com motivos escondidos. E o outro é com um capitão americano, interrompido quando este tem que fugir , e começam a circular todo o tipo de comentário.


Nota: 2/5

Sem comentários:

Enviar um comentário