sexta-feira, 9 de maio de 2014

76: Fangirl - Rainbow Rowell


Titulo: Fangirl
Titulo original: Fangirl
Autor/a: Rainbow Rowell
Editora: Milady
Páginas: 506
Género: Romance / YA
Desafio 2014 : new author

Sinopse original: In Rainbow Rowell's Fangirl, Cath is a Simon Snow fan. Okay, the whole world is a Simon Snow fan, but for Cath, being a fan is her life--and she's really good at it. She and her twin sister, Wren, ensconced themselves in the Simon Snow series when they were just kids; it's what got them through their mother leaving. Reading. Rereading. Hanging out in Simon Snow forums, writing Simon Snow fan fiction, dressing up like the characters for every movie premiere. Cath's sister has mostly grown away from fandom, but Cath can't let go. She doesn't want to. Now that they're going to college, Wren has told Cath she doesn't want to be roommates. Cath is on her own, completely outside of her comfort zone. She's got a surly roommate with a charming, always-around boyfriend, a fiction-writing professor who thinks fan fiction is the end of the civilized world, a handsome classmate who only wants to talk about words . . . And she can't stop worrying about her dad, who's loving and fragile and has never really been alone. For Cath, the question is: Can she do this? Can she make it without Wren holding her hand? Is she ready to start living her own life? Writing her own stories? And does she even want to move on if it means leaving Simon Snow behind?
Opinião: Adorei este livro. No inicio existem algumas cenas que se podem tornar um pouco longas e quebrar o ritmo e gostava de ter lido mais sobre o romance entre os protagonistas. Este é um livro sobre a passagem à idade adulta sobre enfrentar os seus medos e começar uma nova vida. Esta é a historia de Cath, e da sua nova batalha a universidade. Ansiosa um pouco anti-social o seu mundo dá uma volta quando entra para a universidade:
- a irmã gémea Wren, decide não compartilhar o quarto com ela e começar uma vida independente o que se traduz por muitas festas e um copito a mais. Apesar da semelhança são muito diferente. Wren é a dominante um pouco fria enquanto que Cath é um pouco anti-social tímida e que prefere viver um pouco na fantasia através da fan fiction que escreve sobre a série Simon Snow ( o equivalente do Harry Potter). Fan fiction que escrevia com a ajuda da irmã outra fanática da série e que tem muito sucesso na internet. Esta decisão da irmã vai levar Cath a questionar-se se é capaz de “sobreviver” sozinha.
- o pai, publicitário, fica no seu mundo ignorando o resto, o que as preocupa sobretudo a Cath que não deixa de ser um pouco a “mãe”
- a mãe que saiu de casa quando era pequena decide dar o ar da sua graça e enquanto que ela nem a quer ver “pintada” a irmã esta disposta a ouvi-la o que abre ainda mais o “fosso” entre as duas. Esta parte poderia ter sido melhor explorada.
- Regan a colega de quarto. Adorei esta personagem parece fria e que parece detestar Cath. Gostei de ver a relação das duas a evoluir, e a transformar-se em amizade.
- Nick o colega de classe com quem partilha os trabalhos de escrita de ficção que é giro, mas apenas vê textos e mais textos.
- e depois existe o Lévin. Estudante de agricultura, mais velho, aparentemente é o namorado da Regan. Até nem é bonito, um pouco magro e esta a perder cabelo, mas por quem Cath se sente cada vez mais atraída. Lévin é o típico bom rapaz tirando a estupidez da festa, sempre a sorrir, e a tentar ajudar o outro. Adorei o romance os encontros e desencontros entre ambos, mas gostaria que a autora tivesse avançado um pouco mais na relação.
E depois existe o Simon Snow e o Baz. A autora intercala a historia de Cath com excertos da série verídica e da versão da Cath. É uma leitura rápida, agradável , leve com romance um pouco de drama e com algum humor. No final deste livro temos direito ao fechar de um ciclo e a abertura de outro um novo aonde tudo é possível para os personagens.
Nota: 4/5

1 comentário: