quinta-feira, 1 de maio de 2014

73: Dragons d'un crépuscule d'automne - Margaret Weiss / Tracy Hickman

Titulo: Dragons d'un crépuscule d'automne
Titulo original: Dragons of autumn twilight
Autor/a: Margaret Weiss / Tracy Hickman
Editora: Milady
Páginas: 565
Género: Fantasia



Site autor/a: http://www.trhickman.com/my-works/by-authorship/with-margaret-weis/
Desafio 2014 : mount tbr reading ; new author
Sinopse original: Life-long friends, they went their separate ways. Now they are together again, though each other holds secrets from the the others in his heart. They speak of a world shadowed with rumors of war. They speak of tales with strange monsters, creatures of myth, creatures of legend. They do not speak of their secrets. Not then. Not until a chanced encounter with a beautiful, sorrowful woman, who bears a magical crystal staff draws the companions deeper into the shadow forever changing their lives and shaping the fate of the world. No one expected them to heroes. Least of all themselves
Opinião: 1° livro da trilogia Chroniques de dragonlance, e de uma série inspirada em jogos. Este é um livro da fantasia clássica. Escrita simples, algumas descrições, muitos diálogos, bastante acção. O que eu não gostei: a sensação de ter caído de paraquedas na intriga, detesto quando tenho a sensação que o livro vai a meio e que perdi algo; excesso de personagens, protagonistas são 8 e o numero vai aumentar, e perdi a conta a personagens secundários, hà de tudo: elfos, elfos negros, vários tipos de anões, guerreiros, dragões, gobelins, hologobelins (não entendi a diferença entre estes 2), centauros, deuses, feiticeiros, espectros, unicórnios, fantasmas que mais parecem zombies, seres que são mistura entre homens e dragões, guerreiros, humanos, kenders, etc. Por vezes menos é melhor, evita-se coisas desnecessárias, e a intriga fica mais interessante. Esta é a historia de um grupo de se reúne passado 5 anos, e quase sem querer o grupo aumenta e são “obrigados” numa viagem para descobrir algo que pode salvar o mundo ao qual pertencem. Todos pertencem a uma raça diferente, todos vão tentar saber mais sobre um bastão que emite uma luz azul, e que foi oferecido a um bárbaro. Bastão que seres estranhos querem a todo o custo, nem que isso implique uma guerra. Esses seres são uma mistura entre dragões e humanos, seguem as ordem de senhores do dragão, sacerdotes com poderes mágicos que veneram a Rainha da escuridão, uma deusa antiga e esquecida por muitos, que esta disposta a reaparecer. O final deixa muitas possibilidades. Já li melhor, mas é um livro que entretém bastante. Alguns personagens:
Tanis: metade elfo, metade humano. Dividido entre o amor de uma humana e de uma elfo. Não sabe qual é o seu lugar no mundo, e procura respostas. É o líder.
Sturn: guerreiro, pertencia a um povo conhecido pelos dons para a guerra. Depois do Cataclismo (acontecimento que alterou tudo), caíram em desgraça. Este é um cavaleiro à moda antiga, com valores antiquados. Procura sem para batalhas para enfrentar de forma a lavar a honra.
Lunedor: filha de um chefe bárbaro, vai-se apaixonar por um pastor. Este amor tem consequências graves, mas que a encaminham para o seu destino, sacrificar-se e receber o don da cura de uma deusa antiga.
Rivebise: pastor por quem Lunedor se apaixona. Amor impossível para o pai dela, e para o provar envia-o através dos reinos à procura da existência de uma prova dos deuses antigos. Volta com a prova, o que provoca a desgraça dos dois. Vão se juntar ao grupo de Tanis, e procurar saber o significado do bastão que lhe foi entregue por uma deusa, e que é cobiçado por seres estranhos. Ama Lunedor, mas tem dificuldade em deixar de lado o facto de que ela é filha de um chefe.
Rastlin: feiticeiro. Tem uma sede por poder enorme a tal ponto que o seu corpo sofre alterações, fica de cor dourada e os olhos ficam semelhantes a relógios de areia. Olhos que lhe permitem ver a morte de quem se cruza com o seu olhar. Tem um irmão gémeo. Sinceramente não confio muito nesta personagem.
Caramon: irmão gémeo de Rastlin, guerreiro, bastante próximo dele a quem protege todo o tempo. Bastante diferente, enquanto que o irmão é frágil ele é mais forte e despreocupado.
Flint: anão, teimoso, é o mais velho do grupo
Tasslehoff: é um kender, ser pequeno, aspecto inocente, e cleptomaníaco. Acho fofo este personagem, e é mais inteligente do que faz acreditar.
Tika: trabalha num bar, gosta do Caramon, e junta-se ao grupo na parte final
Verminaard: senhor dos dragões e o vilão
Amber/Pyros: dragão que se pode transformar em humano, trabalha para a rainha da escuridão
Fitzban: feiticeiro, este não é o nome verdadeiro dele. Esconde muito debaixo de uma ar de velhote distraido e trapalhão.

Nota: 3/5

2 comentários:

  1. Ois,

    Li recentemente esta trilogia e gostei em especial o feiticeiro Restlin para mim a mais valia destes livros e um mistério constante.

    Continua que são livros que se lêem muito bem e tens ainda muitas aventuras pela frente :D

    Pena não continuarem a publicar por cá mais trilogias, sinal que não teve muita aceitação :(


    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui publicaram tudo. ja terminei o segundo e gostei mais, jà consigo lidar com tanta personagem. eu adoro o Tass, o restlin, não sei o que pensar dele, ora tenho pena, ora fico muito , mas muito desconfiada, espero que na trilogia dos gémeos tenha mais informação é a seguinte que vou ler
      bjs

      Eliminar