quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

233: Irmãs de sangue - Barbara & Stephanie keating



Titulo :Irmãs de sangue
Titulo original : Blood sisters
Autor/a : Barbara & Stephanie Keating
Editora : ASA
Páginas : 672
Género : Saga familiar
Site autor/a : http://www.barbara-and-stephanie-keating.com/

Sinopse : Irmãs de Sangue passa-se no Quénia. Durante a infância, três raparigas de meios sociais muito diferentes tornam-se irmãs de sangue: a irlandesa Sara Mackay, a africânder Hanna van der Beer e a britânica Camilla Broughton Smith. Elas juram que nada nem ninguém quebrará o elo que as une mas o que o futuro lhes reserva vai pô-las à prova.  Mas as consequências da rebelião Mau-Mau e as tensões e as convulsões do Quénia recém-independente dilaceram os seus sonhos de infância. Separadas pela distância e pelas obrigações familiares as três jovens são atiradas para um mundo de interesses em conflito.  Camilla Broughton Smith torna-se numa modelo de sucesso na animada Londres da década de 1960. Sarah Mackay é enviada para a universidade na sua Irlanda natal, uma experiência estranha que apenas fortalece a sua determinação em voltar para África. A família de Hannah Van der Beer esforça-se para manter a fazenda que os seus antepassados africânderes estabeleceram na viragem do século. Os seus laços serão constantemente postos à prova. A sua amizade vira pano de fundo para interesses amorosos concorrentes e promessas quebradas. A agitação política dá origem à violência e a morte torna-se parte integrante das suas vidas.
Irmãs de Sangue é uma história de transição difícil, dos ideais inocentes da infância para as exigências da realidade, por entre acontecimentos catastróficos no continente africano."

Opinião : Ultimo livro lido em 2013. Este livro é o 1° da trilogia Langani. As autoras são duas, mas não se nota isso a nível da escrita a continuidade do estilo foi conseguida. A escrita não é complicada, é um pouco descritiva por vezes, mas este aspecto é necessário de forma a conseguirmos entender as cenas, ou descobrir melhor a grandeza das paisagens africanas, por exemplo. É a historia de 3 amigas, diferentes em aspecto, personalidade e classe social, que vão ficar amigas e fazer um juramento de sangue, de forma a manterem esta mesma amizade para sempre. Tem em comum o facto de serem inseguras em relação a elas próprias, mas invejarem um pouco a outra, e de terem uma mesma paixão o Quénia em especial a fazenda de uma delas a Langani. A intriga é ambientada nos anos 60, no antes e depois da independência do Quénia, com todos os problemas, e situações complicadas que existiram entre os nativos e antigos colonizadores. Este pode parecer um livro sobre racismo, mas acaba por ser algo mais profundo : a vingança. Ao longo das paginas acompanhamos a evolução das protagonistas, os amores, desamores, dificuldades, sonhos, dramas, esperanças. Cada uma tem direito a ter « voz » na intriga, o que nos leva a viajar para a Irlanda e a Inglaterra, e a entender melhor atitudes e medos. O mundo delas é alterado de diferentes formas. E o local que amam vai ao longo do livro sofrer estranhos ataques, e o aumento da violência leva a uma morte violenta com grande impacto na intriga e no seguimento da vida das personagens. Em relação a este ultimo ponto, fiquei chocada, não estava nada à espera… a morte daquele personagem deixou-me um pouco perdida, e muito triste, porque estava a começar a formar um casal interessante com outra. As protagonistas :
Sarah : irlandesa, filha de um médico. Bastante insegura e com falta de confiança. Vai estudar zoologia, depois do curso pretende voltar ao Quénia pais que aprendeu a amar e a considerar seu. O outro motivo para voltar é a paixão que tem pelo irmão de uma das amigas, e que infelizmente esta apaixonado pela outra amiga. Não se considera bonita. Tímida e sofre em silêncio.
Hannah : africânder, filha de agricultores. Os seus pais possuem langani. Adora a fazenda, mas sabe que por ser mulher, é o irmão que é considerado herdeiro. Esta personagem vai sofrer um bocado. O passado do pai faz com que este tenha que abandonar o pais sem nada na independência. Sente-se colocada de lado e desprezada. Vai ter o seu momento de libertação. Volta a Langani, e passa a ajudar o irmão. É bastante impulsiva, e depois claro arrepende-se, mas a asneira já foi feita. Tem a felicidade mesmo debaixo do nariz, mas vai levar o seu tempo a « ver ».
Camilla: inglesa, filha de um diplomata e de uma lady. Esta personagem é talvez a mais complexa. A relação com os pais é péssima, sobretudo com a mãe, com quem não tem quase nada em comum. A família dela é cheia de segredos. Mimada, na 1° parte do livro é detestável, e usa as pessoas sem se importar com os sentimentos.sonha em ser actriz, mas vai-se tornar uma modelo famosa. Vai se apaixonar, mas não é correspondida.


Nota : 4.5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário