segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

1: Um fogo eterno - Barbara & Stephanie Keating


Titulo: Um fogo eterno
Titulo original: A durable fire
Autor/a: Barbara & Stephanie Keating
Editora: ASA
Páginas: 634
Género: Saga familiar
Desafio 2014 :   mount tbr reading 
Sinopse original: Hannah, Sarah e Camilla partilharam uma infância mágica e feliz no Quénia. Anos depois, as três jovens mulheres regressam às terras altas da África Oriental e àquele que é agora um país independente.

Hannah luta para preservar a sua memória na fazenda Langani, alvo de uma série de ataques violentos que ameaçam a sua segurança e casamento. Sarah está a estudar o comportamento dos elefantes numa zona perigosa devido à acção de caçadores furtivos, refugiando-se no trabalho para superar a morte do seu amor de infância. Camilla, um ícone mundial da moda, abandona a sua carreira em Londres e regressa ao Quénia por amor a um carismático caçador e guia de safáris. Mas um segredo paira sobre elas. Com a ajuda de um ambicioso jornalista indiano, elas vão desvendar a verdade por detrás da morte do noivo de Sarah e dos constantes ataques à fazenda e às suas vidas. As paixões e provações por que passam estas inesquecíveis heroínas, unidas uma vez mais pela amizade e pelo amor ao país das suas infâncias, fazem de Um Fogo Eterno um romance épico e magnífico
Opinião: 2° livro da trilogia “Langani”. O estilo continua descritivo, com cenas que se fossem cortadas ninguém notava. Este livro tem o mesmo problema que o anterior, a atitude dos personagens, sobretudo das protagonistas, que em algumas cenas mais parecem um grupo de miúdas mimadas, a quem foi dito não, o que enerva bastante. De forma bizarra até gostei do livro e da trilogia. Finais dos anos 60. neste livro acompanha-mos a resposta ao crime brutal do 1° livro:
- a Hannah a lutar por manter a fazenda e homenagear o irmão, a sua relação problemática com os pais;
- a Sarah no seu luto e na descoberta de um novo amor considerado por muitos um erro visto ela ser irlandesa e branca, e ele indiano de uma casta um pouco restrita, enquanto se torna numa grande fotografa de investigação.
- a Camilla na sua luta contra os seus medos, no “aproxima/afasta” com o Antony, e na relação com os pais após a descoberta do segredo familiar. Tudo isto enquanto procede no seu caminho de top model famosa.
E quando tudo parece começar a se encaminhar, o passado recente aparece em força. E segredos de um passado recente surgem para chocar e explicar os motivos de uma terrível vingança, que teve como consequência a morte de inocentes, e a destruição da vidas de muitos. O final é bastante dramático. A parte final deste livro é superior ao inicio, mais rápido e emocionante.
Nota: 3,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário