sábado, 22 de dezembro de 2012

Titulo:  El grito de la tierra
Titulo original:  Der ruf des kiwis
Autor/a: Sarah Lark
Editora:  Editiones B
Paginas: 729
Genero: Romance de época –curiosidade os alemães classificam como Landscape Novels
Site autor/a: http://www.sarahlark.es/

Sinopse original: Nueva Zelanda, 1907. La infancia de Gloria termina abruptamente cuando es enviada junto con su prima Lilian a un colegio en Gran Bretaña.

Si bien Lilian encaja en las costumbres que impone el viejo mundo, Gloria quiere volver a toda costa a la tierra que la vionacer, para lo cual ideará un atrevido plan.
El profundo sentimiento que la empuja a regresar marcará su destino y convertirá finalmente a Gloria en una mujer más fuerte.

 Comentario: Ultimo livro da trilogia, pessoalmente o que menos gostei, sobretudo porque não concordei com o seguimento dado a uma das personagens, havia outras possibilidades. Este livro vai  ser relatada num periodo de 10/11 anos e que envolvem o antes, durante 1° guerra mundial. Os protagonistas são a Gloria e o Jack – o casal dramatico, e a Liliam e o Ben – o casal comico. Todos são filhos de personagens das anteriores intrigas.

Gloria: filha de Kuna e herdeira da fazenda, não é bela nem talentosa como os pais, algo que estão sempre a lhe dizer. A sua aparência herdou-a dos genes maoris. Adora andar a cavalo, trabalhar com as ovelhas, da rotina de uma fazenda. Quando tem 12 é enviada para Inglaterra, para uma escola que da preferência às artes. Não quer, mas os pais ordenam e a avo não consegue fazer nada. A relação com os egoistas dos pais não existe. O unico consolo é o Jack, e a Liliam que é enviada com ela. A vida em Inglaterra é tudo menos idilica o que a faz fechar-se e perder confiança nela. Sintomas agravados quando os pais a levam para os USA, para integra-la ao espectaculo e fugir à guerra. Isolada vai fazer uma asneira, na tentativa de fugir e regressar a casa. É aqui que eu achei exagerada a opcção da autora. Sempre considerei a Gloria uma solitaria, medrosa, mas inteligente, e haviam outras opcções, nem o facto de ter deixado de receber noticias do Jack, se sentir por isso ofendida, ou abandonada também pela avo. podia ser bastante inocente, mas depois do que aconteceu e da conversa que teve com a "amiga" dele....

Jack: alguns anos mais velho que Gloria. Desde que esta nasceu que a protegeu. Tentou evitar a viagem desta, mas não conseguiu. Personagem bastante sofrido, ja que se vai apaixonar e casar e perder de forma dramatica a esposa. Numa tentativa de esquecer resolve alistar-se e ir para a guerra. Nunca desistiu de contactar Gloria, mas sem resposta sem saber que o pai dela tinha proibido a entrega das suas cartas.

Estes dois personagens vão voltar à fazenda quase ao mesmo tempo, ambos destruidos por diferentes razões. A vida quotidiana, a rotina e toda a bagagem emocional, faz com que não vivam, se “arrastem” para desespero da Gwen. Achei interessante a forma como a autora proporcionou a “cura” dos personagens e o transformar do carinho no amor.

Lilian: prima da Gloria, mais nova, mais bonita e completamente diferente. Vai adorar ir para Inglaterra. Sonhadora, romantica, exagerada, fala pelos cotovelos, e sabe muito bem o que quer da vida. Sobretudo quando se apaixona e decide que o romance com o Ben é uma versão de romeu e Julieta, mas que desta vez terà um final feliz.

Ben: filho dos rivais em negocios do pai de Liliam. Pragmatico, apesar de ser bastante trapalhão, intelectual, e escreve poemas que so a Lilian gosta. Tem uma pessima relação com a mãe que quer que se dedique ao negocio familiar: as minas.

A historia destes dois é hilariante. Ele nem viu o que lhe aconteceu quando conheceu a Lily, que apesar de parecer futil é muito inteligente é ambiciosa. E ideias não lhe faltam.

Estes personagens serviram para equilibrar os horrores da guerra, e a escolha da Gloria. Gostei de rever personagens, e das pequenas intrigas paralelas. O que gostei menos as ja estava à espera, foi do desaparecimento de alguns personagens. Dos 3 livros este é o mais fraco, senti a autora um pouco perdida inicialmente, não sei se a intriga com a professora e o reverendo era mesmo necessaria. E depois à a escolha que fez para a Gloria que nem consigo comentar em condições. Ponto positivo para as cartas do Jack gostei bastante. Outro ponto negativo a “cegueira” da Gwen, não estava à espera de certas opções e comentarios e a velhice, e o facto de estar habituda a controlar não justificavam.

 Book trailer:
 

Nota: 8/10

2 comentários:

  1. Estou lendo o primeiro volume da Trilogia, e gostando muito, apesar de achar os personagens muito trágicos. Nenhum é feliz...Isso causa muito angústia e tristeza.
    Adorei saber que no terceiro livro existe um pouco de humor.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada :)
      cada livro tem a sua dose de tragédia, e o ultimo é o pior, por isso acho que a personagem da Lilian serviu para equilibrar. apesar dos dramas todos os livros terminam com finais felizes :)

      Eliminar