sexta-feira, 23 de setembro de 2016

80: Ton tour viendra - Gregg Hurwitz


Titulo: Ton tour viendra

Titulo Original: You’re next

Autor/a: Gregg Hurwitz

Editora: France Loisirs

Género: Suspense

Páginas: 491



Sinopse: Mike a quatre ans quand il se retrouve seul, abandonné dans un parc. Son père lui a promis de revenir, il n’a pas tenu sa promesse... Le petit garçon ne connaît ni son nom de famille ni son adresse. Il est perdu, sans passé. Il sera élevé dans un foyer où il connaîtra la violence et la délinquance avant de rentrer dans le droit chemin.
Trente ans plus tard, Mike vit enfin la vie dont il a toujours rêvé : marié, père d’une adorable fillette de huit ans, il a monté son entreprise de construction, et son dernier contrat – un lotissement « vert » – lui promet un avenir radieux.
Mais soudain, sur le chantier, surgissent deux individus qui semblent tout savoir, eux, de ce qu’il ignore de son lointain passé.  « Ton tour viendra », lui disent-ils, menaçant également sa femme et sa fille. Et quand il se plaint à la police, celle-ci ne s’intéresse qu’à ses erreurs de jeunesse... Attaqué de toute part, Mike n’a plus le choix : il doit percer le secret de ses origines s’il veut sortir de ce traquenard mortel. Mais jusqu’où devra-t-il aller pour empêcher ces hommes de l’ombre de détruire sa famille ?

Comentário: Livro interessante, mas com alguns excessos, e um final inesperado, em parte, porque a resposta acaba por ser no fundo surreal, apesar de toda a logica, por mais estranho que isto pareça…Mike é o protagonista, e a única certeza que tem sobre o seu passado e a sua verdadeira identidade é que o seu nome é Mike, e que o pai que o abandonou se chamava John. Mike foi abandonado num parque quando tinha 4 anos, recorda apenas o pai dizendo que a culpa não era dele, do sangue na camisa, e de uma ou outra lembrança da casa, do cheiro, das sensações que lhe transmitia a mãe. Cresceu numa casa que recolhia crianças abandonadas. Podia ter terminado mal, mas a destruição de um carro e a conversa que teve com o dono na esquadra acabaram por desejar ter algo diferente. E quando estava a conseguir, teve que escolher entre o sonho e a lealdade com o único amigo que possuía. Do seu passado de adolescente guardou apenas essa amizade agora distante, e um novo apelido. Passaram 30 anos desde o abandono. Casado, pai de família, empresário da construção de sucesso. O ideal americano. O problema. Começa a ser seguido, a família ameaçada, a policia pouco faz. E um dia chega a casa e para salvar a filha foge deixando a esposa entre a vida e a morte. Começa a parte interessante. O que é que levou a estarem com um alvo desenhado nas costas? Mike começa a questionar o passado do qual não se lembra, as memorias que possui. E o que vai descobrir é surpreendente. Começa a questionar o abandono, e a perguntar-se se foi abandonado ou salvo, e se será capaz de fazer o mesmo à filha. o livro possui um bom ritmo, apesar de a fuga de Mike ter sido por vezes longa. Gostei de ver o amigo dele de volta. Nem tudo é branco ou preto, e Shep veio lembrar o lado mais sombrio de Mike. Adorei a personagem de Shep. Personagens secundarias interessantes.

Nota Geral: 3/5
Escrita:3.5
Cenário: 3.5
Originalidade: 3
Personagens: 3
Suspense: 3
Humor: 2.5
Romance: 2.5
Capa: 3
Aditivo: 3
Previsível: 3

Sem comentários:

Enviar um comentário