domingo, 15 de maio de 2016

42: Hacia una tierra de fuego - Silvana Serrano


Titulo: Hacia una tierra de fuego

Titulo Original: Hacia una tierra de fuego

Autor/a: Silvana Serrano

Editora: Editorial Vestales

Género: Romance de época

Páginas: 416

Formato: Ebook

Site: ---


Sinopse: Puerto de Sanlúcar de Barrameda, España, septiembre de 1581. Caterina della Vecchia ha visto a sus padres quemarse en la hoguera de la Inquisición. Todavía recuerda, todavía se despierta por las noches azorada, en un grito, con la memoria viva de la pira que llamea en su retina. Junto a su hermano y a su primo han decidido embarcarse en la expedición que remontará el océano para poblar el estrecho de Magallanes. Solo esa tremenda distancia garantiza el olvido.
Álvaro Méndez de Quijada y Ulloa también anhela la distancia que garantiza el olvido. La muerte de su mujer y de quien consideraba su hermano lo han expulsado de la tierra que lo vio crecer. En la misma embarcación que Caterina, deberá sortear, junto a otros memorables destacados -el moro Benito García, Lucrecia Guzmán que huye de un prostíbulo, la familia Pontevedra- las vicisitudes de la travesía: naves que zozobran, puertos insólitos, muerte, amor. Y, al final, esa tierra incomparable y hostil, habitada por gigantes y fogatas.
Tarde comprendían que aquellas tierras remotas no les pertenecían. La naturaleza sabia había tratado de advertírselo; más de dos años empeñados en llegar al confín que los rechazaba, en el transcurso tantas vidas perdidas. La historia escrita con nombres que nadie, jamás, conocería. Y ellos, que avanzaban con el último gramo de fe. Sin embargo aquel fuego a lo lejos decía otra cosa: la vida se abría camino en los confines del mundo. Otra cultura, otra raza; hombres mujeres y niños danzando alrededor de una hoguera que pretendía alcanzar el cielo y dejar en él sus plegarias.


Comentário: a sinopse diz quase tudo. Inspirada em factos verídicos a autora criou um conjunto de personagens de ficção para homenagear, um grupo de colonos na busca de uma melhor vida, de um sonho, e que acabou da pior forma. Ambientada no séc. 16. Esta é historia de um grupo de pessoas, que por diferentes motivos aceita seguir numa frota tendo como destino o estreito de Magalhães, aceita seguir o sonho de um homem e ir colonizar um mundo totalmente desconhecido. O cenário é quase na sua totalidade a viagem, viagem que mesmo para a época se tornou lenta, os restantes são numa breve paragem em Cabo Verde, uma mais longa no Brasil, e depois na parte final a chegada ao “paraíso” prometido, que se transforma num inferno. Este livro é no fundo não uma, mas varias historias de sobrevivência. As personagens principais:
Caterina: esta no barco com o irmão e com o primo. Foge da Inquisição. Os pais morreram queimados vivos. Entre desespero e esperança, esta viagem vai transformar para sempre a sua vida. É a protagonista. Para fugir a uma proposta de casamento que não quer acaba por dizer uma mentira que envolve o capitão do navio em que viaja. Acaba casada com este. A historia de amor entre eles vai ter altos e baixos. A confiança entre eles é muitas vezes posta à prova, os medos, falta de comunicação por vezes também não ajuda.
Álvaro. Capitão de um dos navios, soldado. No fundo foge do seu passado. Viúvo, sente-se culpado da morte da esposa. O casamento foi de conveniência, mas nem isso diminui a culpa. Interessa-se por Catarina, e quando num momento de aflição tem que salvar a sua honra aceita com agrado. Personagem forte que representa de certa forma o cavalheirismo, o equilíbrio.
Fabrício: primo de Caterina. Obcecado por ela e pela sua rejeição, esta disposto a tudo para a dominar e fazer sua. E quando digo a tudo é mesmo a tudo, nem a morte escapa, apesar de mais tarde esta o vir assombrar.
Lucrécia. Foi vendida pela mãe aos 5 anos a um bordel. Viu na viagem uma oportunidade de escapar e ser outra pessoa. Faz amizade com Caterina. Vai descobrir, que o passado nos acompanha aonde quer que vaiamos, mas que o amor pode surgir quando já não se acredita.
Benito: muçulmano, antigo escravo, trabalha como marinheiro. Apaixona-se por Lucrécia, a quem aceita como ela é, e aquilo que foi, mas nem tudo vai ser fácil.
Valéria: viúva rica, antiga amante de Álvaro. Segue viagem levada por vários motivos, mas quando descobre o antigo amante esta disposta a que este volte para os seus braços.
Família Pontevedra: existem varias personagens interessantes e com peso, na intriga. Uma família que abandona tudo seguindo um sonho e encontra o que menos esperava. Acentuam e muito a componente humana e dramática de toda a viagem.
A parte inicial do livro é a mais fraca. A intriga é narrada de forma atermos a perspetivas de diferentes personagens. alguns aspectos poderiam ter sido mais explorados. Adoro a capa, mas alguém da editora deveria ter notado na roupa da mulher, tudo menos do séc. 16…



Nota Geral: 3.5/5
Escrita: 3.5
Cenário: 4
Originalidade: 4
Personagens: 3
Suspense: 3
Humor: 2.5
Romance: 3.5
Capa: 5
Aditivo: 3
Previsível: 3

Sem comentários:

Enviar um comentário