quinta-feira, 30 de junho de 2016

53: Ombres mouvantes - Patrica Briggs


Titulo: Ombres mouvantes

Titulo Original: Shifting shadows

Autor/a: Patricia Briggs

Editora: Milady

Género: Fantasia Urbana

Páginas: 567



Sinopse: Un recueil de 9 nouvelles (dont 8 inédites) dans l’univers de Mercy Thompson !

Cœur d'argent ;
Un vœu dans les ténèbres ;
Gray ;
Loup d'aveugle (déjà publié dans le recueil Philtres et Potions) ;
L’Étoile de David ;
Des roses en hiver ;
Du sang sur les perles ;
Rédemption ;
Le Creux ;

et des scènes jamais publiées issues des romans Le Grimoire d'argent et La Faille de la nuit !
Comentário: este é um livro que reúne as seguintes novelas, mais cenas cortadas de livros:
Fairy gifts
Gray
Seeing eye
The star of David
In read, with pearls
Rédemption
Le creux
Cenas cortadas dos livros : Grimoire d’argent & La faille de la nuit
O problema com as novelas é que são curtas, sobretudo aquelas que estamos a gostar muito e acabam por saber a pouco. Gostei muito do livro apesar de uma ou outra novela mais fraquinha. O que destaco:
- ficar a saber um pouco mais de Bran, e da relação entre Samuel e Ariana
- a novela com a Moira e o Tom, duas personagens do mundo de Alfa e Omega, que eu achava com potencial, o que se demostrou, espero que a autora torne mais presentes ou escreva mesmo uma historia para ambos
- Warren e Kyle adorei ler sobre outra prespectiva, aqui é o Warren o narrador
- gostei muito da novela do Bem, de ver a sua evolução
E apesar de frustrante gostei da Le creux, que no fundo é o elo de ligação entre o 8° livro e o 9°.
Não posso falar mais sem fazer spoiler, mas este é um livro que recomendo para os fãs da autora e das séries Alfa & Omega e Mercy.

Nota Geral: 3.9/5
Escrita: 3.5
Cenário: 3.5
Originalidade: 4
Personagens: 4.5
Suspense: 3.5
Humor: 4
Romance: 3.5
Capa: 3.5
Aditivo: 5
Previsível: 3.5

52: La mémoire sous la glace - Dana Stabenow


Titulo: La mémoire sous la glace

Titulo Original : Though not dead

Autor/a: Dana Stabenow

Editora: Milady

Género: Thriller

Páginas: 571

Site: stabenow


Sinopse: Sam Dementieff, vétéran aléoute des redoutables Egorgeurs de Castner, pilier de la communauté du plus grand parc national d'Alaska, n'avait jamais évoqué ce pan de son passé. Mais à sa mort, sa nièce et détective privée Kate Shugak se voit confier cette mystérieuse mission. Fidèle à ses dernières volontés, Kate part à la recherche de cet aventurier disparu depuis presque un siècle, chercheur d'or et sans doute escroc.
Et découvrira que son village a été le théâtre de bien des tragédies, Mort noire et mines d'or en toile de fond... Mais enquêter sur l'histoire de ce territoire glacé et sans merci n'est pas sans danger, et quelqu'un est bien décidé à l'empêcher d'atteindre son but : agressions et morts violentes s'enchaînent. Qui serait prêt à tuer pour que le passé ne refasse pas surface ?

Comentário: livro 18 (?!) da série Kate Shugak. Comprei este livro porque fiquei intrigada com a sinopse, com o facto de ter como cenário o Alasca. Estive para desistir, o motivo, não estava a entender quase nada. O problema não foi a tradução, ou o meu francês, estava a sentir que faltava algo, páginas talvez, até que decidi investigar. Resultado: este livro foi publicado como sendo o primeiro, o que não é verdade, este livro é o 18. Pergunto eu: qual o interesse a começar o livro quase pelo fim?!faltam bases, intrigas, a evolução das personagens para se poder entrar na historia. É um mau livro? Não, a as intrigas paralelas e as personagens até são interessantes, mas sempre que achava que estava a perceber algo, sobretudo relacionado com as personagens, descobria outras coisas sobre as mesmas. Vou continuar a ler? Provavelmente não se a ordem não for respeitada. Este livro tem como protagonista Kate Shugak, pertencente a uma tribo do Alasca. Não tenho certeza, mas ou foi agente ou esteve de alguma forma relacionada com a procuradoria, uma coisa é certa mede 1.50m, mas é uma mulher que sabe se impor e sobretudo defender. Deduzi que abandonou o cargo por algo que lhe aconteceu e que a marcou. É a presidente da associação de habitantes nativos de um parque no Alasca. Adoptou um adolescente filho de companheiro de trabalho/companheiro de vida?!.  Vive acompanhada por uma loba, que diga-se é um animal independente e muito inteligente. Esta numa relação com um “branco” o Jim, antigo policia de Los Angeles, que se mudou para o Alasca. Trabalha como marchal/ policia florestal (?!). e pelo que deduzi foi uma autentico mulherengo até conseguir convencer a Kate a dar-lhe uma oportunidade. As intrigas: um membro da tribo de quem kate gostava muito morre o Old Sam. Descobre que é a sua principal herdeira. O mais interessante é o pedido que este lhe deixa numa carta: que encontre o pai. Este pedido vai levar Kate a descobrir um outro old Sam completamente desconhecido, e ao reaparecimento de um antigo escândalo o roubo de uma imagem sagrada para o seu povo. A outra intriga secundaria diz respeito ao Jim: o pai morre o que o obriga a voltar a casa e a enfrentar a mãe com quem tem uma relação péssima. Tal como a Kate herda uma pista, um pedido que o leva a descobrir uma verdade que nunca suspeitou sequer. Como podem ver não entendi e fiquei sem entender muitas coisas....

Nota Geral: 2.6/5
Escrita: 3
Cenário: 3
Originalidade: 3
Personagens: 3
Suspense: 3
Humor: 2
Romance: 2
Capa: 3
Aditivo: 2
Previsível: 2

51: Alma vikinga - Nieves Hidalgo


Titulo: Alma vikinga

Titulo Original: Alma vikinga

Autor/a: Nieves Hidalgo

Editora: Ediciones B

Género: Romance de época

Formato:E-book

Páginas: 336

Site: -----


Sinopse: Odín, dios de la guerra, lo había elegido. Educado en las armas, el vikingo y semidiós Ishkar, primogénito de la casa de Vadin, estaba destinado a realizar grandes conquistas. Sayka, hija de Zollak y cristiana, había tomado las armas en reemplazo de su hermano menor para defender a su pueblo de toda clase de invasores.

Enfrentados entre sí, la codicia, el odio, la venganza..., unidos a la ardiente fe del pueblo al que pretende someter, conseguirán que Ishkar dude de su condición de semidiós y de sus creencias.

Comentário: Este é um livro que já foi escrito a alguns anos e nota-se a nível de estilo, de escrita dos cenários.  Apesar deste dado, ou de ser bastante previsível, gostei e muito. É uma intriga simples que coloca frente a frente duas personagens fortes, dois inimigos pertencentes a mundos diferentes, com objectivos diferentes, mas uma luta que no fundo é a mesma: proteger, obter segurança para aqueles que amam. Sayka é católica, inglesa e a filha mais velha de um lord, fragilizado e doente. Para proteger a irmã, o pai e o irmão mais novo transforma-se em soldado. O perigo espreita constantemente seja de vizinhos sem escrúpulos, ou pior ainda, de vikings que atacam as costas. Esta disposta a tudo para defender as suas terras e gentes. Ishkar é um guerreiro viking. A sua nova missão conseguir acordos com os ingleses, a bem ou à força. É uma personagem complexa, um pouco contraditória entre a faceta guerreira e a sua forma de pensar. Entre este dois é a explosão. Existem momentos de humor, de drama e de muito romance. A intriga é previsível, com altos e baixos. É um livro de muita traição e conspiração sobretudo de quem menos de espera. Preferia que a autora tivesse selecionado apenas um vilão e não vários que cedendo o lugar uns aos outros. Conclusão: leitura agradável e simples.

Nota Geral: 3 /5
Escrita: 3
Cenário: 3.5
Originalidade: 2.5
Personagens: 3
Suspense: 3
Humor: 3
Romance: 3.5
Capa: 2.5
Aditivo: 4
Previsível: 2.5

quinta-feira, 16 de junho de 2016

50: La bête de l’ombre - Bec McMaster


Titulo: La bête de l’ombre

Titulo Original: Heart of iron

Autor/a: Bec McMaster

Editora: J’ai Lu

Género: Steampunk / Romance paranormal

Páginas: 440

Formato: E-book


Sinopse:A Whitechapel, où règnent en maîtres les membres de l’Echelon, qui pourrait soupçonner la charmante Lena Todd de quelconque traîtrise envers les siens ? Pourtant, en secret, elle a embrassé la cause humaniste, espérant délier les redoutables sang bleu qui gouvernent Londres. Mais alors qu’elle est en possession d’un billet confidentiel d’une extrême importance qu’on lui a récemment remis, elle se fait démasquer par Will Carver. Le loup-garou au terrible passé. Celui que chacun surnomme la Bête et que Lena désire au plus profond d’elle-même... Et si la menace ne venait pas que des sang bleu, Lena devrait-elle se métier de Will ?

Comentário: 2° livro da série London Steampunk. Esta série melhora de livro para livro. A protagonista é a Lena irmã de Honória. Se esta ultima é racional, Lena é a romântica da família, o que não quer dizer que não seja perspicaz. Pode-se dizer que é engenheira, adora mecânica, sobretudo construir brinquedos mecânicos para crianças. Antes da qua vida ter sofrido uma reviravolta, o seu sonho era o de uma qualquer miúda que cresceu na parte governada pelos Sangue Azuis. Ser apresentada em sociedade e conseguir um bom contrato como escrava de sangue (o equivalente a um casamento praticamente, alias tal como acontece na época de regência, aqui também existem bailes de apresentação de debutantes, regras de comportamento idênticas). Gosta de Will, um dos braços direitos de Blade, mas é ignorado por este. Magoada, decide pedir a Leo (um duque, Sangue Azul, e que tem uma ligação especial com a família de Lena), que a deixe ir morar com ele e que se transforme no seu protector de forma a ser integrada novamente na sociedade. Lena tem outro objectivo, conseguir informações. Chocada com as condições de vida dos humanos e depois do que sofreu decide entrar num movimento rebelde e clandestino os Humanistas. Will é um lobisomem, é conhecido como a Besta de Whitechapel. Tal como os Sangue Azul, o contagio é através de um vírus. Foi contaminado em criança. A mãe não sabendo o que fazer vende-o. Resultado passa anos dentro de uma jaula, a ser maltratado e mostrado como um monstro, é salvo por Blade. A péssima recordação da mãe faz com se mantenha afastado de mulheres, isso e não querer contaminar ninguém. Os lobisomens são considerados menos do que animais. Normalmente são executados, transformados em escravos, e obrigados a lutarem até à morte. Will tem a cabeça a prémio. Gosta de Lena, mas o medo faz com que se afaste. Mas agora os Sangues Azuis precisam dele. os Illuminate, são um grupo extremista que querem erradicar todos os seres que não forem humanos, e estão a avançar na Europa, a Inquisição e o receio de um ataque faz com que os Sangue Azul ponderem um tratado de paz com os países nórdicos, governados por clãs de lobisomens. em troca da liberdade querem que Will seja o elo de ligação durante a visita de vários representantes nórdicos, e convença estes a assinar um acordo de luta contra os illuminate em caso de ataque. Existem vários interesses em jogo, e o que não vai faltar são traições e conspirações. Mas o melhor é que vai permitir a Will aproximar-se de Lena com a desculpa que precisa de aulas de boas maneiras. Este romance é tudo menos fácil, gostei da forma como as dificuldades foram sendo ultrapassadas. Adorei algumas cenas e diálogos. Apareceram novos personagens, que dão mais profundidade à intriga. Gostei que antigos casais continuem bastante activos na nova intriga. Agora é esperar pelo 3° livro J

Nota Geral: 4.3/5
Escrita: 4
Cenário: 4
Originalidade: 5
Personagens: 5
Suspense: 4
Humor: 4
Romance: 4.5
Capa: 4
Aditivo: 5
Previsível: 4

49: Du sang et de glace - Bec McMaster


Titulo: Du sang et de glace

Titulo Original: Tarnished knight

Autor/a: Bec McMaster

Editora: J’ai Lu

Género: Steampunk / Romance paranormal

Páginas: 136

Formato: Ebook



Sinopse:  Sauvagement attaqué par un vampire, John Doolan ne doit sa survie qu’à son ami Blade, qui l’a transformé en sang bleu afin qu’il guérisse de ses blessures. Désormais vampire, il doit lutter contre sa soif perpétuelle. Or, ses pulsions deviennent plus difficiles à maîtriser lorsqu’il se trouve à proximité d’Esme, la gouvernante de Blade, la seule femme qu’il désire. Craignant de perdre toute emprise sur lui-même et de la blesser, John décide de prendre ses distances. Pourtant, lorsqu’un gang de mercenaires menace Whitechapel, il n’a d’autre choix que de s’allier avec Esme, quitte à succomber définitivement à ses instincts…

Comentário: 1.5° livro da série London Steampunk. Este livro é uma novela. Estou contente com a editora por ter decidido começar a publicar as novelas que aparecem entre os livros das séries que publicam, mesmo sendo em e-book. Os protagonistas são:
Rip, um dos tenentes e amigo de Blade. É um mecânico, ou seja, um humano com partes de si feitas em metal, o que neste mundo não é algo positivo. São considerados pelos Sangue Azul e humanos pertencentes às Casas, como seres inferiores. No ultimo livro a única forma de o salvar foi contamina-lo. Rip vive na angustia de atacar alguém que ama, sobretudo a Esme. Por isso toma a decisão de se afastar. Algo que ela não compreende e não perdoa.
Esme, é a governanta, cozinheira e antiga escrava de sangue de Blade. O conceito de escrava significa apenas que ela oferece o seu sangue, pode haver implicação sexual, mas no caso de Blade são apenas amigos e confidentes. É viúva e o único homem que consegui despertar o seu interesse é Rip, mas desde que foi atacado a distancia entre eles aumenta.
O romance é fofo. O grande problema mais uma vez é a falta de comunicação. Vai ser necessário que um novo gangue apareça e tente tirar o poder a Blade colocando em risco a família deste (incluiu aqui todos os amigos e pessoas que ele protege). Para Rip “acordar”. Gostei da intriga o vilão promete, é o chefe de um grupo que se dedica a raptar pessoas e a roubar o sangue para vender aos Sangue Azul.

Nota Geral: 4.1/5
Escrita: 4
Cenário: 3.5
Originalidade: 5
Personagens: 5
Suspense: 3
Humor: 4
Romance: 4
Capa: 4
Aditivo: 5
Previsível: 3.5

48: La fugitive de Whitechapel - Bec McMaster


Titulo: La fugitive de Whitechapel

Titulo Original: Kiss of Steel

Autor/a: Bec McMaster

Editora: J’ai Lu

Género: Steampunk / Romance paranormal

Páginas: 468



Sinopse: Sans le sou, en charge de ses petits frère et sœur, Honoria Todds ?installe à Whitechapel, où elle espère échapper au terrible lord Vickers. Mais dans cet obscur quartier de Londres, où peu de personnes se risquent, les bandits règnent en maîtres. Et trouver refuge en ce lieu pourrait tout aussi bien jeter Honoria entre les mains du légendaire et redoutable Blade. Ce sang bleu renégat est l?ennemi juré de Vickers. Quand Blade propose justement à Honoria un marché, cette dernière accepte, en échange de sa protection. Mais à ses yeux, est-elle un instrument de vengeance contre Vickers ou sa seule chance de rédemption ?

Comentário: 1° livro da série London Steampunk. Dizer que gostei é pouco, adorei. A autora mistura vários géneros desde o steampunk, ao romance paranormal passando pelo erótico. A autora conseguiu inovar no meio de tanta historia de vampiro e lobisomens. o mundo esta em mudança. Séculos atras um nobre foi contaminado com um estranho vírus, chamado de vírus da necessidade visto dar aqueles que foram contaminados uma estranha “fome” de sangue e a transformação do seu sangue de vermelho a azul. Mas nem tudo era negativo, o vírus tornava os contaminados mais fortes, com uma capacidade de regeneração que não levava à imortalidade, mas prolongava e muito a vida. Mas o vírus tem um custo com o passar dos anos os contaminados vão perdendo a cor, o corpo começa a entrar em putrefação e acabam terminando em monstros. Algo que é controlado, essas pessoas acabam degoladas uma das poucas formas de matar um Sangue Azul. Este vírus é um luxo, reservado a uma elite. A “contaminação” acontece numa cerimonia quando o herdeiro de uma das casas atinge os 15. Acidentes acontecem, e quando alguém é contaminado, ou é executado ou transformado em soldado. Londres encontra-se dividido em dois, de um lado a parte rica dominada por uma elite, que cobra taxas de sangue e reina, do outro lado a parte pobre, parte que consegue manter a independência graças a um Sangue Azul rebelde conhecido como o Diabo de Whitechapel, o Blade. Blade odeia a elite que “reina” em Londres, em particular o chefe de uma das casas, aquele que o contaminou, torturou e fez com que cometesse o impensável devido à “fome”. Controlado, temido, é um chefe capaz de tudo para proteger aqueles sob a sua protecção ou mesmo os habitantes de Whitechapel. Uma nova habitante vai chamar a sua atenção. Honória pertenceu à parte rica da cidade, cresceu no mundo dos Sangue Azul. Filha de um cientista que revolucionou o mundo. Pragmática, muito racional. Foge com os irmãos de um inimigo poderoso. Cria uma nova identidade, luta todos os dias pela sobrevivência. Mas quando o seu segredo corre o risco de ser descoberto, fica sem trabalho, e mais importante encara a verdade sobre o estado do irmão, a única ajuda que encontra é Blade, e a proposta de ser a sua escrava de sangue. Além de que o inimigo de ambos é o mesmo.O choque entre estes dois é épico. São os dois tão diferentes, e ao mesmo tempo tão iguais a começar pela “cabeça dura». O que faz esta historia não é apenas o romance, que é muito giro, o que faz este romance é o universo e sobretudo as personagens as principais e as secundarias. a intriga mesmo sendo previsível não deixa de ser intrigante e interessante.

Nota Geral: 4.3/5
Escrita: 4
Cenário: 4
Originalidade: 5
Personagens: 5
Suspense: 3.5
Humor: 4
Romance: 4.5
Capa: 4
Aditivo: 5
Previsível: 3.5

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Balanço de Maio



Com atraso, ainda falta actualizar comentários, devo fazer isso amanhã


Páginas 3318
livros 7
séries ( terminada: 0) 4
trilogias (terminada:1) 1
independentes 1
novos autores 4

quarta-feira, 1 de junho de 2016

45; 46; 47: Témoin en détresse ; Sous les masques ; Jeux de rôles - Roxanne St. Claire






Titulo: Témoin en détresse ; Sous les masques ; Jeux de rôles

Titulo Original: Edge of sight; Shiver of fear ; Face of danger

Autor/a: Roxanne St. Claire

Editora: J’ai Lu

Género: Romance / Suspense

Páginas: 409 ; 440 ; 472



Sinopse: Témoin d'un meurtre, nul doute que Samantha Fairchild sera la prochaine cible du tueur qu'elle a aperçu. En désespoir de cause, elle fait appel à la journaliste et détective Vivi Angelino, sans savoir que cette dernière va charger son frère, Zach, de la protéger. Ironie du sort : Sam a connu quelques nuits torrides avec cet ex-membre des forces spéciales. Une mission l'avait appelé ailleurs et il avait disparu du jour au lendemain.
Mais la jeune femme a mis le doigt sur une conspiration qui va les mener dans les bas-fonds de Boston. Pour doubler le tueur à gages qui les traque, ces deux-là vont devoir apprendre à se faire confiance.
Marc Rossi, redevenu agent du FBI, tente de retrouver une personnalité disparue. Pour cela, il doit d'abord rencontrer Devyn Sterling et lui soutirer des informations tout en dissimulant son identité. Le charme de la jeune femme risque de le faire vaciller dans son enquête... 






Détective privé, Vivi Angelino adore flirter avec le danger. Or sa nouvelle mission n'a rien d'un petit frisson juste pour le plaisir. Jouer le rôle d'une actrice de cinéma et devenir de ce fait l'appât d'un serial killer, voilà qui n'est pas une mince affaire. Mais il en faut plus pour effrayer Vivi, d'autant que mettre la main sur ce dangereux criminel serait plus que bénéfique pour la renommée des Gardiens Angelino, l'entreprise familiale. A condition toutefois qu'un agent du FBI ne vienne pas fourrer son nez là-dedans...


Comentário: 1°, 2° e 3° livro da trilogia (?) The guardian Angelinos. Decidi reunir o que penso apenas num comentário motivos: ando numa fase em que mesmo os livros que adoro tenho dificuldade em escrever algo, muito trabalho igual a muito cansaço e a principal o que não gostei num foi aquilo que não gostei nos restantes, e assim não me repito. Os livros não são maus, mas não gostei muito. A escrita é simples, a intriga não é nova, mas a autora não me soube cativar, ao contrario, achei por vezes incoerente, e forçado. As personagens poderiam ter sido melhor exploradas, a empatia no geral foi pouca. São livros previsíveis, isto não me incomodaria se houve uma melhor exploração dos personagens secundários, ou diálogos mais interessantes. Os romances: gostei muito do primeiro, do segundo nem por isso, e o terceiro estava à espera de mais. Faltou coerência na intriga, emoção, mais acção e não falo da parte lençol (bem desenvolvida). As historias.
1° livro: Sam é testemunha de um crime pela segunda vez. Na primeira enganou-se e condenou um inocente, ao descobrir o erro luta para libertar a pessoa condenada, o que trás consequências sobretudo a nível da policia que não a pode ver. Agora tem um criminoso à perna e a única ajuda é a de Vivi uma jornalista de investigação que aproveita a necessidade de Sam para ajudar o irmão, e actuar de casamenteira Zach, antigo soldado e amor de Sam. A historia deles foi breve e explosiva e que terminou não muito bem, visto ele não querer fazer promessas já que se preparava a ir para um cenário de guerra. Volta marcado psicologicamente e fisicamente falando. Vai actuar como guarda de corpos da Sam. A relação entre os dois vai ser posta à prova e a convivência faz com que dialoguem o maior problema deste casal.
2° livro: Marc primo de Vivi e Zach, e novo funcionário da empresa que Vivi criou para ajudar o irmão. Nova missão: um contrato com o FBI, tem que ir à Irlanda procurar a viúva da vitima do livro anterior e fazer com que deixe Belfast. Esta personagem é marcada por um casamento que foi um desastre e terminou com ele a prende-la. Devyn, adoptada por um casal da alta, que no fundo nunca lhe escondeu (sobretudo a mãe) que não é um deles, esta decidia a encontrar a mãe biológica para obter respostas e no fundo se sentir finalmente pertencente a algo. O casamento foi no fundo uma forma de tentar ter a família que nunca teve, e a morte do marido serve como impulso para se conhecer melhor e conhecer as suas raízes. Sem querer “cai” no meio de uma grande investigação, mas a culpa não é dela por ser filha de um criminoso e de uma cientista que tudo aponta esta a trabalhar com o inimigo.
4° livro: Vivi, antiga jornalista de investigação é um dos sócios da empresa de segurança privada os Anjos Guardiões. Esta personagem enerva, veste-se e por vezes comporta-se como uma ado, uma forma que encontrou para lidar com algo que lhe aconteceu, e que confesso não estava à espera depois da cena no avião…. Para dar mais visibilidade à empresa aceita ser a dupla de uma actriz famosa e que acabou de ganhar um Óscar, prémio que a colocou na mira do assassino do tapete vermelho. Colton é agente do FBI e o oposto de Vivi, ele é BCBG, muito certinho. Ainda não ultrapassou a morte da noiva. Para fugir à atracção com Vivi e o contacto com ela (é ele o elo de ligação do FBI com a empresa dela), aceita um posto em Los Angeles sem saber que acabaria por ter que a proteger, ou melhor a actriz que ela substitui.
Adooooooorei as capas.



Nota Geral: 2/5

Escrita:  3

Cenário: 2

Originalidade: 2

Personagens: 2

Suspense: 2

Humor: 2

Romance: 2

Capa: 4

Aditivo: 1.5

Previsível: 1.5